Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|economia.publico.clix.pt|

Oito empresas portuguesas de vestuário e confecção iniciam segunda-feira uma missão empresarial a São Paulo com o objectivo de aprofundar as relações comerciais com o mercado brasileiro, considerado muito apetecívelpara roupa de homem e de criança.

“O mercado brasileiro é um objectivo antigo com potencialidades fantásticas sobretudo em roupa de homem e de criança”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV).

Alexandre Pinheiro explicou que “a missão empresarial é para estudar a forma de exportar os produtos, mas também serve para encontrar parceiros, podendo fazer a ponte entre o Brasil e a Europa”. “Temos a ganhar não só o mercado com 100 milhões de potenciais consumidores como parcerias que se podem fazer, estudando a melhor forma como as empresas se devem organizar para melhor penetrarem no Brasil”, acrescentou o presidente da ANIVEC/APIV.

O responsável reconheceu que “as questões burocráticas e alfandegárias são as maiores barreiras à exportação para o Brasil”, mas está confiante que as negociações em curso na Associação Europeia do Sector Têxtil e Vestuário (Euratex) permitirão alcançar “acordos bilaterais” para o “livre comércio e reciprocidade para a indústria da moda”.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANIVEC/APIV explicou que “o Brasil é um objectivo antigo”, tendo, em 2008, sido dado o primeiro passo para aprofundar as relações com um acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT), que representa cerca de 30.000 empresas brasileiras.

Segundo o responsável, o acordo permite que ambas as associações utilizem as suas sedes, no Porto e em São Paulo, como escritórios e estabeleçam pontos de colaboração no âmbito do negócio da moda.

Acorfato, Ana Salazar, Anos 30, Arcos & Faria, Cruz & Areal, Grasil - Confecções, Hall & CA, Henrique & Oliveira e Troficolor Têxteis representam a indústria de vestuário e confecção portuguesa na missão de quatro dias ao Brasil.

O plano de internacionalização da ANIVEC/APIV, que representa cerca de 700 empresas portuguesas, aposta também em Angola, sendo a próxima missão empresarial a Luanda, com partida a 22 de Novembro.

Exibições: 189

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço