Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|zerohora.clicrbs.com.br/zerohora|

Limpar e cuidar corretamente de um tapete oriental prorroga a necessidade de restauração da tradicional peça

Até o desgaste do tempo tem como ser minimizado, cuidando-se bem de um tapete oriental, ao prevenir que o desgaste da lã ocorra de maneira irregular. Tal como o jogo de pneus do carro, o tapete precisa ser movido de tempos em tempos (veja nas dicas). Também é preciso evitar estragos nas franjas, puxando o tapete por elas ou aspirando de forma inadequada. Agora, quando ocorrem furos, manchas e ruptura do cordão lateral, entram em cena os "doutores" dos tapetes, os especialistas em restauração.

A restauradora Cristina Lungui ressalta que um tapete oriental pode durar mais de cem anos, quando bem conservado, tornando-se um investimento, pois quanto mais velho for, mais valorizado será. Além da idade, a conservação da peça – que precisa apresentar um desgaste homogêneo, sinal de cuidado – irá definir o seu valor. Cristina acrescenta que a restauração precisa seguir a mesma técnica milenar utilizada na confecção e não reduz em nada o valor econômico do tapete.

– É importante lembrar, no entanto, que manter os tapetes sempre limpos e com os acabamentos de sustentação em boas condições, como franjas e cordão, é a melhor forma de garantir uma vida longa às peças e, assim, conservar o patrimônio – diz.

DICAS DE MANUTENÇÃO
Veja o que você mesmo pode fazer para o seu tapete durar mais
> Aspire o tapete persa em média a cada 10 dias, sempre no sentido da inclinação da lã, para remover resíduos e aumentar o brilho.
> Não varra nem escove ou aspire as franjas. Somente devemos arrumá-las com um pente de dentes largos, para evitar o seu desgaste prematuro.
> Evite a colocação de vasos de plantas em cima de tapetes, pois a umidade apodrece sua estrutura.
> A cada seis meses, coloque o tapete persa em um local ventilado e seco com o verso virado para cima, por três ou quatro horas, para eliminar umidade e fungos.
> Encaminhe seu tapete persa para lavagem e manutenção em uma oficina especializada, que dê garantia de não manchá-lo. Esta lavagem deve ser feita, em média, a cada dois anos, pois isso evitará o desgaste do tapete causado pela poeira que se acumula na trama.
> O tapete persa deve ser girado a 180 graus a cada dois ou três meses, para evitar desgaste de uso e luminosidade em apenas um lado.
> Não use panos molhados com soluções químicas, pois isso pode causar manchas irreversíveis em algumas peças.
> Verifique se o local onde o tapete fica está livre de pragas (traças, cupins).
> Se algum líquido cair no tapete, como chá, café, vinho, a primeira providência é retirar o excesso com papel toalha. Em seguida, encaminhe o tapete para oficina especializada.
> Nos dias de chuva, coloque proteção sobre os tapetes.
> Faça manutenção preventiva de franja e cordão lateral, pois estes servem de sustentação da estrutura do tapete,
assim você evitará gastos maiores em restauros no corpo do tapete.
> Em caso de acidente com urina, encaminhe imediatamente seu tapete para oficina especializada, pois o resíduo ácido provocará uma mancha amarelada que não sai.
> Se tiver que guardar um tapete persa por mais de seis meses, ele deve ser lavado previamente e enrolado com um tecido, colocando junto alguns saquinhos de tecido com naftalina. A cada seis meses deve ser aberto por um dia, na sombra. Depois aspire, escove e enrole novamente o tapete nos tecidos.
Fontes: restauradora Cristina Lungui e Nilo Mazetto, da Oficina de Tapetes Persas.

Exibições: 592

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço