Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vídeo: Argentina barra cerca de 500 mil pares de calçados gaúchos

 

 

Quinhentos mil pares de sapatos fabricados no Rio Grande do Sul que deveriam estar em vitrines argentinas não saíram dos estoques. Os fabricantes dizem que já acumulam mais de R$ 15 milhões de prejuízo, por causa da política protecionista do governo de Cristina Kirchner.


Cinquenta mil pares de botas e sapatilhas infantis que já deveriam estar nas lojas argentinas estão paradas numa fábrica gaúcha. Para entrar no país vizinho, a carga de calçados precisa de uma licença de importação do governo argentino. O prazo máximo para liberar o documento estabelecido pela Organização Mundial do Comércio é de 60 dias. Mas segundo os empresários, está levando mais de 100.

Cerca de 500 mil pares de sapatos produzidos no Rio Grande do Sul esperam pela liberação das chamadas licenças não automáticas para entrar no país vizinho. A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados já estima o prejuízo em mais de R$ 15 milhões. Mas esse não é o único produto afetado pelas restrições argentinas.

Máquinas agrícolas e têxteis também fazem parte da lista de 600 produtos estrangeiros que necessitam de aprovação prévia para entrar no país. O objetivo da medida adotada pelo governo argentino é proteger a indústria e os empregos locais. Para uma economista, as barreiras abalam a confiança nas relações comerciais entre os dois países e fragilizam o Mercosul.

 

Veja o vídeo:

http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000411360

 

 

FONTE: JORNAL DA BAND

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço