Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vogue francesa causa polémica por pintar modelo de preto

Fonte:|aeiou.expresso.pt|

Se o objectivo era chocar, a Vogue conseguiu.
Pintou de maquilhagem preta uma modelo branca de forma a assemelhar-se à cor de pele negra.
Choveram críticas
O número de Outubro da Vogue francesa veio acender a polémica. A revista pintou de preto uma modelo de pele branca causando uma onda de controvérsia. Numa sessão fotográfica coordenada pela directora Carine Roitfeld, e assinada pelo fotógrafo americano Steven Klein, os braços, pernas e face da modelo holandesa Lara Stone aparecem pintados de maquilhagem escura, semelhante ao tom de pele da raça negra. Nas últimas páginas desta polémica produção de moda, a pele da modelo aparece pintada de branco e parece estar a rachar.

As fotografias apareceram na Internet e causaram uma onda de choque entre bloggers. A revista foi acusada de mau gosto e discriminação racial, afirmando que se o objectivo era ter um look de uma modelo negra, então seria melhor contratarem uma. A revista de moda Jezebel publicou todas as fotos no seu site e escreveu: "O que Klein e Roitfeld deviam saber é que pintar d epreto pessoas brancas para entretenimento d e outras pessoas brancas é ofensivo muito além do contexto cultural".

Roitfeld, no entanto, não se deixou abalar. Ela que é apontada como sucessora de Anna Wintour à frente dos destinos da Vogue americana, a bíblia da moda, não comentou o sucedido nem respondeu às críticas. Recentemente, a revista voltou a dar que falar e ser alvo de críticas por publicar fotografias de modelos supostamente grávidas a fumar cigarros e modelos vestidas de pele a beijarem-se e a deitar sangue da boca.

Exibições: 325

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço