Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

 Megan Fredette, uma escritora sediada em Chicago, recorreu à rede social Twitter esta semana para comunicar que a Zara tem à venda uma saia bordada com imagens de “Pepe the Frog”, uma ilustração de um sapo que começou por ser inócua mas que acabou por ser associada a posições antissemitas.

Na opinião de Fredette, quem desenhou a peça da coleção de primavera da marca espanhola só pode estar na ignorância sobre as conotações ofensivas de “Pepe the Frog”. Pepe não foi inicialmente criado como símbolo de ódio, Matt Furie criou-o como personagem de uma banda desenhada, já em 2005.

Porém, nos anos que se seguiram e especialmente durante a corrida presidencial de 2016, Pepe foi usado por grupos de ódio para perpetuar ideologias racistas e xenófobas. A Liga Antidifamação, organização não-governamental judaica internacional com sede nos EUA, considerou oficialmente Pepe como símbolo de ódio em setembro passado. «À medida que o meme proliferou em plataformas online como o 4chan, 8chan e Reddit, que têm muitos utilizadores que se divertem a criar memes e imagens racistas, um subconjunto de memes de “Pepe The Frog” acabou por centrar-se em temas racistas», pode ler-se no website da liga. A Liga Antidifamação esclarece que «é importante analisar o uso do meme no contexto.

O simples facto de se publicar uma imagem de Pepe não significa que alguém é racista ou xenófobo», continua. Todavia, revendo as controvérsias passadas da Zara, os consumidores consideram que a empresa precisa de se esforçar mais por evitar todas as imagens com potencial de gerar má publicidade. Recorde-se que a Zara já esteve envolvida em acusações do género em 2014, quando lançou um pijama de criança com aquilo que os consumidores defenderam parecer uma estrela de David. Face à atual polémica, a Zara decidiu retirar a saia do seu portal de comércio eletrónico.

http://www.portugaltextil.com/breves-348/6/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 391

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço