Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Favorecida pela alta do dólar verificada em 2015, a Zero Grau, que ocorreu de 16 a 18 de novembro, em Gramado/RS, chamou a atenção pela quantidade de importadores na feira.

Ao contrário de outras edições, quando a valorização da moeda brasileira afastou os compradores internacionais, agora o sapato verde-amarelo chama ainda mais a atenção dos mercados mundiais.

Movimentação Zero Grau 2015 - Foto: Dinarci Borges / FlashTOP
O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu, na ocasião, o Projeto Comprador VIP, que nesta edição trouxe compradores de importantes cadeias de calçados dos Emirados Árabes e Alemanha, e o Projeto Imagem, que trouxe ao Brasil jornalistas de mídias setoriais de Itália e da Espanha.

No ano passado, conforme dados elaborados pela Abicalçados, os Emirados Árabes importaram 1,84 milhão de pares verde-amarelos por US$ 20 milhões, número 20% superior ao registro de 2013. Levando em consideração que as exportações totais caíram 0,2% no período, o resultado é muito importante. 

A cadeia de lojas dos Emirados Árabes selecionada para o Projeto Comprador VIP foi a Apparel, que conta com 110 lojas, 60 delas no país e as demais nos países vizinhos. Esta foi a primeira vez que a compradora Deepti Chandani veio ao Brasil e mostrou-se impressionada com a quantidade de empresas e com a qualidade dos produtos apresentados.

"A feira foi muito importante para o projeto que estamos desenvolvendo para Abudabi, pois tive a oportunidade de encontrar tudo o que buscava num único local", salientou.

Em relação às coleções apresentadas, Deepti ficou impressionada com o colorido e estampas dos produtos. "Mesmo nos calçados mais clássicos, que é o perfil que busco, observei uma grande variedade de opções, além dos tradicionais preto e marrom", comentou.

Zero Grau 2015 - Estandes - Foto: Dinarci Borges / FlashTOP
Além da compradora árabe, o programa trouxe representantes das alemãs Modepark, Schuh Neumann e Schuh Schaefer. Em 2014 a Alemanha importou 1,2 milhão de pares por US$ 17,2 milhões, número 1,2% superior ao registro do ano anterior.

"A Alemanha é um mercado bastante desafiador para o calçado brasileiro. O público é bastante exigente e até pouco tempo tinha uma visão muito conservadora quanto a modelos e cores. Hoje percebemos uma abertura e um interesse de compradores do país na indústria calçadista brasileira", explica Roberta Ramos, gestora do programa Brazilian Footwear. 

Também foi a primeira vez no Brasil da compradora Stefanie Maaß, da rede de lojas Modepark Röther, que possui 35 lojas na Alemanha e 10 em países vizinhos. Ela considerou a feira bem movimentada e com uma excelente variedade de marcas e produtos.

Embora não tenha realizado negócios durante a mostra gaúcha, deve solicitar amostras posteriormente. "Foi uma viagem excelente para encontrar novas marcas e novas opções para fazer negócios", enfatizou.
 
Imagem
Para o Projeto Imagem, que tem o objetivo de divulgar o calçado brasileiro nos principais mercados da moda mundial, o Brazilian Footwear trouxe Maite Ruiz-Atela, da revista espanhola Global Fashion, e Lorenzo Raggi, da italiana Fotoshoe.

Spot Fashion Zero Grau 2015 - Foto: Dinarci Borges / FlashTOP
Segundo a jornalista espanhola Maite, a Zero Grau surpreende pela organização. "A feira está muito bem estruturada, não há confusão na entrada nem na saída, e a movimentação está boa", pontua. Ela, que já visitou outras feiras calçadistas em São Paulo, veio para o Sul do País pela primeira vez e alega que as belezas da região gaúcha chamam a atenção.

Além disso, salienta que a proposta de aliar turismo e negócios, que funciona muito bem na Europa, parece estar ganhando cada vez mais espaço no Brasil. “Em Madri, os lojistas podem comprar na feira e se inspirar com as vitrines, aqui, é possível negociar e desfrutar de momentos de descanso na cidade”, exemplifica.

Sobre o mercado internacional, Maite afirma que o calçado brasileiro possui ainda uma presença tímida na Europa. Segundo ela, em Portugal é possível encontrar mais referências fashion do produto tupiniquim. “O produto brasileiro tem potencial, e vejo que diversos compradores internacionais marcaram presença na feira, o que é muito bom”, destaca.

PRÓXIMA EDIÇÃO - A 5ª Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios já tem data confirmada para o próximo ano. Será nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2016, também no Serra Park, em Gramado/RS.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Abicalçados

Exibições: 65

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço