Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|portugaltextil.com|

As vendas a retalho na Zona Euro atingiram o seu maior crescimento dos últimos 30 meses em Dezembro. Apesar da turbulência financeira que assola a Europa devido às dívidas soberanas dos países do Sul da Europa e da Irlanda, o eixo franco-alemão demonstrou o seu bom momento económico, com os consumidores a abriram as carteiras.

dummy
Zona Euro com retalho forte

As vendas a retalho no conjunto dos países que fazem parte da moeda única atingiram o seu máximo dos últimos 30 meses durante o mês de Dezembro.
Este crescimento ficou a dever-se ao forte aumento do consumo verificado na Alemanha e na França. Países como Portugal, Itália, Grécia e Espanha continuaram a apresentar valores condizentes com o crescimento, o desemprego e os problemas financeiros pelos quais estão a passar.

Outro dos indicadores que a força da economia francesa e alemã se está a restabelecer em pleno é o indicador de confiança dos gestores de compras, editado pela Markit, e que revela que as empresas estão a reforçar rapidamente os seus stocks para responder à procura de mercado. O valor de Dezembro último foi mesmo o nono mais elevado de sempre em sete anos de vida deste indicador e representou a maior expansão na confiança destes agentes económicos desde Maio de 2008.
Apesar destes valores positivos, os indicadores por país continuam a revelar uma clara diferença entre os países do Norte, com expectativas fortemente positivas, e os do Sul, com expectativas moderadas a negativas.

Em termos de vendas a retalho, a França e a Alemanha puxaram claramente o crescimento dentro da Zona Euro, estando a Alemanha a apresentar valores muito acima das expectativas e a romper todas as tendências de alta anteriormente verificadas e a França a manter crescimentos sustentados nos incentivos governamentais ao consumo, especialmente à compra de automóveis.

O “maior devedor europeu”, a Itália, viu as suas vendas a retalho caírem novamente e existem já receios que o país possa entrar nos países de alto risco em termos de cumprimento das suas obrigações financeiras.

Num relatório emitido pela agência de Notação Financeira e de Rating Moody’s, apesar da recuperação económica vivida no eixo franco-alemão, dos planos de austeridade e dos cortes orçamentais levados a cabo um pouco por toda a Zona Euro e das dificuldades de alguns países periféricos de cumprirem com os seus compromissos, comporta ainda muitos riscos para a economia da moeda única.

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço