Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cavalera na SPFW: franjas e florais em versão máscula. Foto: FFW

As últimas estações mostraram que o homem está cada vez mais no centro da moda. As semanas de moda refletem cada vez mais a ascensão desse homem da moda. Desde 2012, o segmento menswear tem sua própria semana de moda antes da London Fashion Week, dominada pelo segmento feminino. A Pitti Uomo, de Florença, feira mais conceituada do mundo em matéria de moda para homem, ganha cada vez mais destaque. O destaque na mídia mostra o comportamento no mercado - o mercado de moda masculina de luxo mundial cresce o dobro da feminina, impulsionado, principalmente, pelos chineses.
 
Alguns homens que aparecem na mídia refletem esse gosto masculino por moda. Do músico britânico Alex Turner  ao produtor e músico Pharrell Williams, do ator e cantor Jared Leto ao rapper Kanye West, o homem atualmente tem cada vez mais referências para apurar seu estilo sem medo de ficar parecendo menos... homem. 
 
Detalhe de desfile da Colcci. Foto: FFW
 
 
E no Brasil? Bem, o homem de todas as classes sociais também está tomando cuidado cada vez mais com o que veste. A Tendere já disse até em seu último Seminário de Tendências que 2015 será o ano do homem na moda do Brasil, quando ele terá maior conscientização da moda e as empresas tenderão a atender seus desejos.
 
O mercado de moda masculina está muito maior no país, e o e-commerce é um dos responsáveis por deixar os homens comprar mais à vontade, sem a lenga-lenga das lojas tradicionais com as quais os homens não têm muita paciência. E não é só o vestuário - as empresas de beleza e cosméticos apostam nesse mercado, que cresceu mais de 160% entre 2006 e 2011. O Brasil deve, ainda, se tornar o maior mercado de beleza masculina até o ano que vem.
 
Há o crescimento do setor no Brasil mas, segundo João Pimenta, tem mais procura do que oferta. O designer, que viu consolidar sua imagem na SPFW edição após edição, fez suas vendas dobrarem em 2013 - esse dado foi apontado por uma matéria do site da revista Veja. Na SPFW, ele foi um dos destaques, ao lado da Alexandre Herchcovitch Men, que voltou a usar kilts nos meninos, coisa que não fazia há um tempo.
 
Os tecidos com brilho entraram na Alexandre Herchcovitch MEN. Foto: FFW
 
 
Tecidos mais "femininos", com muitas estampas, inclusive florais, e com brilho, como mostrados na semana de moda paulistana - em João Pimenta, Alexandre Herchcovitch, Cavalera, Colcci e até na Têca, que antes não mostrava menswear - , indicam um homem que quer se vestir de forma mais elaborada.
 
Ainda segundo a matéria da Veja, Jeziel Moraes, designer de moda masculina da Colcci, disse que o homem ainda vê alguns obstáculos para se vestir mais e melhor. Como a decisão da roupa geralmente fica nas mãos de uma mulher (mãe, namorada, esposa) que refletem nele um ideal de masculinidade, fica difícil sair do básico de sempre sem fugir desse ideal.
 
Quem trabalha com moda masculina torce para esse homem cada vez mais vaidoso e consciente de sua elegância.

Vivian Berto

Exibições: 266

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço