Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Mergulhar num mundo à margem: um mundo outro tecido com os fios mesmos de uma luxúria sensorial, como se de uma tela de pano antiga se retirassem cuidadosa e meticulosamente o ouro, a prata, as joias e se fiassem tramas as mais complexas e reluzentes.

Não o passado reconstituído na antiguidade, mas seu esplendor restaurado, como em uma improvável pintura redescoberta em que se encontrassem as personagens de A Época da Inocência, filme de Martin Scorsese, num sombrio e misterioso cenário de David Lynch.

O trabalho de Rodrigo Rosner se deixa refletir na espacialidade teatral que o acolhe em seu ateliê na cidade de São Paulo com a estranha e incomum exatidão barroca de uma sala de espelhos. As marcas de sua assinatura como criador de moda: a minúcia, os impressionantes refinamento e preciosismo materiais, a sofisticação conceitual espalham-se pelo ambiente e infiltram-se nos objetos mais mínimos.

Livros de moda e arte, mobiliário de época, espelhos, cortinas. Tudo é cênico e tudo remete às mensagens embutidas nas roupas de Rosner. Roupas de sonho. Roupas para o sonho. Roupas de sonhar. Joias têxteis que envolvem o corpo como peles e plumas. Roupas que flutuam e fazem flutuar. Ourivesaria têxtil e alada: Ave negra, majestosa, inexistente.

Os sentidos visuais que emanam do ateliê de Rosner ecoam à perfeição aqueles encontrados em suas coleções e não deixam dúvida quanto à singularidade de sua linguagem. Estamos diante de um criador de moda. Daí a presença de elementos pretéritos no trabalho e processos de Rosner. Ele é um dos mais legítimos herdeiros dos lendários couturiers brasileiros: Denner, Clodovil, Guilherme Guimarães.

Obviamente seu trabalho flerta com elementos alienígenas ao universo destes grandes nomes da moda de nosso país. Há um constante sentimento de ameaça, de perigo, de dissolução e mesmo de perversão no trabalho deste paulistano de sangue húngaro. O sentimento de profunda teatralidade que se desprende de seus suntuosos e inusuais vestidos de festa o aproxima de Alexander McQueen.


A ousadia de exibir bonecas na vitrine de seu ateliê em Higienópolis é sua forma de expor a radicalidade de sua assinatura, ainda que seu trabalho se concentre na produção luxuosa de vestidos de festa e de noivas sob medida. E o maior dos luxos é o destemor diante da criação, algo que Rodrigo Rosner tem em si como a poesia e o mistério de pérolas em conchas: tesouro e desejo.

http://finissimo.com.br/2013/02/09/tesouro-e-desejo-um-texto-para-r...

Exibições: 188

Responder esta

Respostas a este tópico

Marco, você combinou radicalidade e sensibilidade neste seu texto. Conhecendo o Rodrigo, apoio e assino em baixo.

Parabéns!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço