Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

#FacetoFace: Sylvain Justum responde dúvidas de estilo do leitores

Editor de moda da GQ Brasil falou sobre sua carreira, perspectivas da moda brasileira e questionamentos pontuais sobre como se vestir

Sylvain Justum, editor de moda da GQ Brasil (Foto: Renan Dissenha)


 

Editor de moda da GQ, Sylvain Justum participou de um #FacetoFace na nossa página no Facebook na tarde desta quarta-feira (30). O bate-papo durou quase uma hora, com participantes tirando dúvidas sobre estilo e conhecendo um pouco melhor o trabalho do novo homem por trás da moda da revista. Separamos as melhores perguntas, confira:

O machismo tem influência na moda masculina no Brasil?
Sylvain Justum: Ainda tem, infelizmente, mas já diminuiu bastante. Há uma década, usar rosa era coisa de gay, hoje é comum. Idem para o slim ou skinny. Leva tempo, mas a nova geração já está crescendo com outra cabeça.

Como você começou no mercado da moda e qual foi seu maior desafio para entrar nesse mercado que, no momento, está passando por tantas transformações?
SJ: Comecei pela moda feminina, na Vogue, há 18 anos. Não existia ainda um mercado de moda masculina propriamente dito no Brasil. Depois, há 8 anos, montei o blog/site Hypercool, que foi um dos pioneiros em moda masculina no Brasil. Alguns degraus depois, com muita paciência, a vida se encarregou de me direcionar para a GQ Brasil.

O maior desafio eu diria que é achar o tom certo para falar de moda para o homem brasileiro, que carrega anos de preconceito nas costas, mas está se libertando, ainda bem. A linguagem de internet, que adotei no Hypercool, ajudou bastante. Acho que, comparado há alguns anos, o momento é ótimo!

O vestuário masculino é restrito. Desde festas elegantes a encontros casuais, nada é muito diferente de uma camiseta e calça. Existem peças/acessórios que podem trazer alguma novidade para o guarda-roupas dos homens?
SJ: Os detalhes, na moda masculina, podem fazer a diferença, sim. Lenços de bolso (no paletó), meias coloridas, abotoaduras, camisas bem cortadas, com colarinhos menores, gravatas mais estreitas, cores inusitadas combinadas entre si... Existe, sim, um mundo de possibilidades bem além da camiseta e calça. Criar camadas também é uma ótima arma de estilo.

Quais acessórios masculinos que estão na moda que qualquer homem pode usar sem comprometer sua imagem?
SJ: A primeira coisa a fazer é encontrar o acessório que combine com o seu estilo. Não queira usar algo só porque está na moda, é roubada. Pensando assim, o risco de comprometer a sua imagem é quase zero. Gosta de mocassim, mesmo que o sapato da vez seja o monk strap? Vai nessa. Usa cinto marrom e a moda é o vermelho? Se não combinar, desista. Seja fiel a você e não às tendências. Para não errar: invista nos clássicos.

Camiseta de manga longa com camiseta de manga curta por cima é bacana?
SJ: Bem, é um look bem jovem, tudo depende da imagem que quer passar e da situação na qual será usado. Mas errado não está não. Acho que se quer passar uma imagem com mais informação de moda, existem outras opções melhores.

Afinal de contas, camisa listrada com calça social risca de giz pode ou não pode? E, se pode, em quais condições de cores?
SJ: Poder, pode, mas não é indicado. A possibilidade de acerto é pequena, já que as listras da calça são bem mais finas e espaçadas do que as da camisa. Uma acaba matando a outra. Melhor combinar a peças lisas e dar destaque para a parte de cima ou de baixo.

Qual é a alternativa para proteger o rosto e a cabeça no frio usando roupas sociais?  Você tem algumas dicas de looks para pessoas acima do peso?
SJ: O gorro de lã, bem ao estilo marinheiro, está em alta, justamente com roupas sociais. Essa mistura de universos é bem atual. Experimente!

Sobre as dicas para quem está acima do peso, eu sempre indico roupas escuras e looks monocromáticos. Usar preto e marinho, por exemplo, é elegante e ajuda visualmente. Outro erro a não cometer é usar roupas slim apenas porque te disseram que está na moda.

Em quais situações eu posso substituir o sapato social tradicional por um sapatênis mais confortável sem perder a elegância?
SJ: Por favor, esqueça essa palavra que o mercado criou. Não existe sapatênis. Ou é sapato, ou é tênis. Se quiser usar um tênis no lugar do sapato, prefira modelos baixos, sem molas e cores extravagantes. Fuja dos modelos de academia. Tênis ao estilo Converse All Star funcionam bem com alfaiataria em ambientes mais informais. Se o seu ambiente de trabalho permitir, dá até para tirar onda no escritório!

http://gq.globo.com/Estilo/News/noticia/2014/07/facetoface-sylvain-...

Exibições: 133

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço