Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Acervo pessoal


Você sabe quais são as vantagens de confeccionar uma peça piloto? Os principais objetivos da peça piloto na indústria do vestuário são executar os modelos das coleções criados pelos designers; verificar a viabilidade de execução do produto na produção; demonstrar aos clientes a qualidade dos produtos a serem fabricados.

Peça piloto ou protótipo tem a mesma função, que é servir de amostra tanto para a modelagem saber se os moldes estão dentro dos padrões como para a produção visualizar a peça a ser produzida, como também para o setor de vendas mostrar a peça antes da produção em série.

A pilotagem é desenvolvida por costureiras polivalentes, chamada pilotistas, onde as mesmas discutem com o designer e o modelista as dificuldades que encontram ao costurar a peça. É através da peça piloto que a pilotista aponta os possíveis defeitos na modelagem que possam comprometer a execução do modelo. Depois de diagnosticado o problema, o defeito é corrigido e novamente costura-se outra peça piloto.

Sendo assim, é imprescindível o acompanhamento do designer e do modelista no processo de pilotagem, pois promove o bom andamento da criação e a construção de novos produtos.

Sabendo que existe matérias-primas que necessitam de um processo de lavagem, quando desenvolver os moldes para essas peças é necessário observar as características que ocorrem de interferência na dimensão da peça, e na elaboração da modelagem já acrescentar o que provavelmente irá encolher na lavanderia para que depois da lavagem obtenha os resultados esperados.

Referências:
ARAUJO, Mario de. Tecnologia do Vestuário.
TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção.

Por Francys Saleh
Designer e Docente no curso de design de moda na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Exibições: 976

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço