Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Greice Verrone
Designer de Moda


A Moda Conceitual surgiu na década de 60 com inspiração na Arte Conceitual, que considerava a idéia, a história e o conceito como os aspectos mais importantes por trás de uma obra artística. A moda também usou dessa estratégia para a elaboração (de algumas) de suas criações. A moda conceitual é utilizada pelos estilistas para comunicar e expressar suas idéias, conceitos e criatividade, é para pensar e refletir, ela não está pronta para ser consumida, mas sim para inspirar, criar tendências.

Fonte: www.ocafe.com.br


Porém, a moda é feita para vender, e aí entra a moda comercial, que é com o que a maioria dos estilistas e empresários se preocupam. Como o próprio nome já diz, ela é feita para o comércio, para vender e gerar lucro, então os profissionais de moda devem “usar” os desfiles conceituais dos grandes estilistas para criar suas coleções comerciais.

Fonte: site:www.andrelima.com.br



Nas imagens acima, cujas peças são do estilista brasileiro André Lima, fica explícita a diferença entre a moda conceitual e a comercial. É clara a referência do conceito usado pelo estilista; o ombro marcado, o decote, que na primeira imagem está bem mais teatral, já na segunda, entraria normalmente numa vitrine de loja.

Foto: Desfile de Alexander McQueen


Uma frase dos principais seguidores da moda conceitual, o inglês Alexander McQueen (falecido em 2010): “Meus desfiles eram provocantes por uma razão: a necessidade de se fazer notar. Eu não preciso mais fazer isso, mas ainda acredito que tenho os meus 20 minutos para chamar a atenção das pessoas. Você pode não gostar do que faço, mas ao menos o que faço leva você a pensar.” Por Greice Verrone
Designer de Moda

Exibições: 818

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço