Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP


Moda, por sua própria natureza, é um pavão, um brilhante extrovertido que gosta de se exibir. Em algum lugar entre as coleções de Nova York e Paris uma nova palavra penetrou no léxico da moda: "Normcore". Definido como um anti-estilo - sem graça - foi veiculada em todos os lugares, da primeira fila para as redes sociais dos críticos de moda. A noção de se vestir de uma forma absolutamente convencional, anódino, atingiu um acorde coletivo. Mas o que é normcore, e de onde ele vem?

Crédito de imagem: Jason Lloyd-Evans


A revista New York publicou um artigo definindo este movimento: Normcore são roupas dos que são tão anônimos que, como diz o artigo, se olharmos quem veste, facilmente o confundiríamos com um "turista americano de meia-idade". Pense: calça jeans sem marca, sportswear claro, meias brancas robustas e básico, muito básico.

Alguns fashionistas expoentes de excentricidade, como Anna Della Russo ou o blogueiro Bryanboy, rejeitam este movimento e dizem que moda e anonimato não combinam. Falam até que o termo tenha sido mal interpretado e desviado pela imprensa de moda.

Na verdade há um esgotamento com a tentativa de parecer diferente. As pessoas estão realmente cansadas desta busca pela individualidade. As empresas de fast fashion aumentaram a sua capacidade varejista para acompanhar as tendências da rua e vestir uma juventude que necessita ser diferente a cada momento. A normal vem em contrapartida, é slow fashion, atemporal e minimalista.

Karl Lagerfeld transformou a passarela Chanel em um supermercado super-lux onde a mulher Chanel fazia um ato normal – compras no supermercado – isto já seria uma pista desta tendência que esta cada vez mais ganhando força no meio da moda.

Normcore lembra o início dos anos 90, quando uma mistura de preguiçoso e skater cool feito de camisetas brancas, sandálias baixas, camisas simples e saias de corte jeans invadiram a alta-moda.

Entre os ícones deste novo estilo estão o editor da revista New York , Jerry Seinfeld, e Steve Jobs, ambos vestidos funcionalmente com um guarda-roupa de calças cáqui, camiseta até o pescoço, pólo preta, camisas pólo e jeans clássicos beirando o feio. Você nunca poderia chamar qualquer um desses homens de elegantes, pois as roupas deles são puramente funcionais.

Ícone de estilo nº 1: Larry David. Foto: Paul Buck / EPA

Ícone de estilo nº 2: o falecido Steve Jobs. Foto: Kimihiro Hoshino / AFP / Getty Images.


Nos últimos dez anos a moda foi olhada como arte e hoje como normal. Há um sobressalto da função sobre a arte, isto é totalmente normcore. Prepare-se para a moda de 2014 onde o normal é o novo cool e ser fashion é parecer um turista mal vestido.

Crédito de imagem: Jason Lloyd-Evans

Por Kledir Salgado
Designer de moda com Mestrado em Têxtil e Moda pela USP

Exibições: 641

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço