Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP


Uma pesquisa é um processo de investigação para construção de um conhecimento. Para tanto, ela envolve a investigação e registro de informações que forneçam inspiração e diferentes componentes para o direcionamento de um projeto criativo.

A pesquisa é essencial à criação, pois é o momento inicial de lançamento e coleta de ideias que precedem ao projeto, fornecendo inspiração, informações e direcionamento. É, por isso, uma atividade muito pessoal, pois já no processo de busca de dados, fatos e informações configuram-se interesses, caminhos e ideias preliminares que podem ser investigadas mais cautelosamente.

O próprio Processo Criativo, como delineado por Graham Wallas e discutido anteriormente aqui, é dividido em quatro fases, sendo a primeira, chamada de preparação, relativa a pesquisa direcionada e aquela que se dá ao longo da vida do pesquisador (sua bagagem cultural).

A pesquisa ampla e detalhada é fundamental para a gestão de imagens de moda à medida que alimenta a criação de possibilidades inovadoras de silhuetas, texturas, cores, detalhes, estampas, adornos, elementos figurativos, cenários, poses, maquiagem, coordenação de peças, etc.


Podemos, assim, entender o processo de pesquisa em moda a partir de um fluxo, como mostra a figura abaixo.


1. O briefing orienta as pesquisas e o desenvolvimento do projeto, pois pode identificar restrições, condições ou problemas que precisem de solução, além de quais resultados devem ser alcançados no “produto final”, isto é, na imagem de moda.

2. A pesquisa deve permear três aspectos. O primeiro, a pesquisa de tema, de caráter denotativo, possibilita a exploração de subtemas, além de ser fonte para os elementos gráficos. O segundo, a pesquisa conceitual, tem caráter conotativo, isto é, deve-se aí buscar a essência simbólica do tema, bem como os elementos sensitivos do tema. E, por fim, uma Pesquisa de Finalidade, isto é, adequar o projeto imagético aos usos pretendidos, como catálogos, sites, ponto de venda, televisão, etc.

3. E, finalizando o fluxo, suas escolhas de composição visual devem estar organizadas e argumentadas num relatório, de forma que todos os integrantes da equipe entendam sua proposta e objetivos de forma clara. Sua argumentação deve sustentar todas as escolhas e indicar de que forma elas contribuem para configurar o projeto final e a possível integração entre os vários canais de comunicação.

Painel Semântico com referência aos elementos gráficos e sensitivos de um tema.


Referência:
FAÇANHA, Astrid. MESQUITA, Cristiane. Styling e criação de imagem e moda. Editora Senac.

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Exibições: 337

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço