Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Diante de uma certa indecisão na hora de optar pelo tipo da malha na confecção ou durante a compra de camisetas para personalização, resolvemos abordar de forma resumida as diferenças existentes entre o tecido 100% algodão e o tecido de malha fria, mais conhecida como malha PV.

Uma das primeiras informações que pedimos para um cliente é como a camiseta será utilizada. Dependendo da resposta, indicamos qual a melhor malha para fabricar a peça. A escolha errada pode trazer alguns incômodos.

Se, por exemplo, as camisetas forem para um evento e precisarem ser lavadas de um dia para o outro, a melhor opção é a helanca (100% poliéster). No entanto, essa malha é um pouco mais quente que as outras. Se o calor for incomodar muito, melhor optar pela PV (67% poliéster e 33% viscose), que é mais leve e seca rápido.

Dependendo da ocasião, a malha indicada para a fabricação da camiseta pode variar bastante.

 

Malha Algodão

1) Tipo do Fio: Existem dois tipos mais comuns de produção dos fios para malha 100% algodão, que são os fios cardados e os fios penteados. O fio cardado devido a sua não passagem pela penteadeira, faz com que ele possua mais fibras curtas, o que propicia uma maior formação de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparência também é prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade. No sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a função de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que são provenientes do algodão e não foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este é mais limpo, não possui fibras curtas, e é mais resistente. Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porém devido à retirada de mais fibras no processo, a perda de algodão para a produção do fio é maior, o que juntamente com a inclusão de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricação e consequentemente o preço do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado.
 e
2) Espessura do Fio: A espessura do fio pode variar de 24.1 a 30.1 sendo que quanto menor for este valor, maior é a espessura deste fio e pior é sua qualidade. Atualmente os fabricantes de tecidos trabalham com os fios 24.1, 26.1, 28.1 e 30.1. Para decidir o tipo da malha de algodão a ser utilizada na produção da camiseta, é necessário se levar em conta o objetivo da utilização da mesma.

As malhas penteadas geralmente utilizam apenas o fio 30.1, pois o processo de pentear o fio encarece o produto final, assim como as malhas cardadas utilizam fios mais grossos o que torna a malha mais barata, mas isso pode variar de fabricante para fabricante, sendo possível encontrar malha cardada fio 30.1, por exemplo.

As maiores vantagens da malha 100% algodão apontadas pelos seus usuários, são o fato da mesma reter mais o suor do corpo e serem mais frescas para ambientes quentes.
 e
 e
Malha Fria ou PV
 e
A malha PV é composta de67% dos fios de poliéster e 33% de viscose. Essa composição e tipo de material podem variar de fabricante para fabricante e geralmente é feita com fios 30.1. Ao contrário das malhas de algodão, essas não possuem vários tipos de fabricação, apenas o que muda é a sua composição. As maiores vantagens das camisetas PV apontadas por seus usuários é o fato das mesmas serem mais agradáveis no clima frio e o fato de não ser necessário passá-las após a sua lavagem.

 e

e

Principais Diferenças entre as Malhas
Malha de Algodão
Malha PV
Tecido mais fresco no calor Tecido mais agradável no frio
Ventila mais o corpo Ventila menos o corpo
Retém mais o suor no tecido Retém pouco o suor no tecido
Possuem menos brilho Possuem mais brilho
Possuem um toque macio Possuem um toque acetinado
Mais propensa a criar pilling (bolinhas) Cria menos pilling (bolinhas)
Amassa mais (Necessário passar) Quase não amassa (Não precisa passar)
Podem esticar e deformar com o tempo Tem menos deformidade durante o tempo
Causam menos alergias
Não indicada a pessoas alérgicas a tecido

 

costa_rica_fios_03_1500x1000

 

As melhores aplicações para cada uma delas:

 

Malha fio 30.1 Cardada
Tecido 100% algodão. Por isso, é muito confortável. É bastante utilizada em camisetas de eventos e uniformes.

Malha fio 30.1 Penteada
Tecido 100% algodão. A diferença entre ela e a cardada está no tratamentos dos fios. A Penteada tem uma melhor aparência, é mais macia e ainda mais confortável. Por isso, tem um custo mais elevado. Muito utilizada na produção de camisetas com estampas diferenciadas.

Malha PV (Malha Fria)
Com 67% dos fios de poliéster e 33% de viscose, a malha PV tem pouco encolhimento, não desbota e tem grande durabilidade. Outra característica é a maciez da malha. Ótima para uniformes, já que pode ser lavada com maior frequência.

Helanca ou Cacharrel
Tecido 100% poliéster. Por seu baixo custo, é a mais utilizada em camisas de abadás, shows e eventos. Ideal para a aplicação de sublimação.

Dry Poliéster
Tecido 100% poliéster. Indicada para uso em práticas esportivas, pois sua estrutura permite conforto mesmo com alta transpiração. Possui boa durabilidade e caimento.

Dry Poliamida
Tecido com 100% dos fios de poliamida. Superior ao Dry Poliéster. Ótimo para uso em práticas esportivas de alto rendimento, bastante leve e confortável, facilitando assim a movimentação, transpiração e auxiliando no rendimento do atleta.

Piquet PA (Pólo Tradicional)
Malha tecida com 50% dos fios de algodão e 50% de poliéster. É muito utilizada para uniformes e eventos, pois tem durabilidade maior e ótima aparência, além de pouco encolhimento.

 

Todas as malhas são ideais para a fabricação de camisetas e todas possuem seu espaço no mercado. Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende justamente do seu público alvo e da maneira que deseja fazer sua produção, como costuras duplas e reforçadas na gola e nas mangas ou o processo de personalização que pretende aplicar seja ele silk, transfer serigráfico, transfer laser digital, transfer sublimático, filme/vinil, entre outros processos que definirão qual o melhor tecido para a sua camiseta.

 

Precisando de ajuda? Oferecemos serviços de orientação no desenvolvimento de produtos, planejamento e controle de produção, além de identificação de público-alvo, pesquisa de tendências e comunicação de marca. Clique aqui e fale com a gente!

 

Fonte: mesclada.com

Exibições: 36478

Responder esta

Respostas a este tópico

  Portanto a escolha ideal do tecido para a camiseta depende justamente do seu público alvo e da maneira que deseja fazer sua produção

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço