Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem

Para evitar o desperdício de tecido, os tipos de encaixe são importantes no processo de confecção, sendo uma etapa que deve ser realizada com bastante precisão e atenção. Ao saber o tipo de encaixe que será utilizado é possível escolher o método e assim prever o tempo e a quantidade de tecido necessários para o processo completo. Mas afinal, o que é encaixe?

O encaixe é a distribuição de uma quantidade de moldes que compõe um modelo sobre uma metragem de tecido ou papel, visando o melhor aproveitamento.
Existem diversos tipos de encaixe, conforme apresentamos abaixo.

1) Encaixe par: Quando todas as partes que compõe um modelo são distribuídas sobre o tecido é chamado de "encaixe par". Neste tipo de encaixe, se o molde tiver a indicação de corte 2x (duas vezes) será necessário riscar duas vezes espelhado. Neste caso, o enfesto poderá ser ímpar ou par, pois a peça que será riscada sairá inteira por folha. Este tipo de encaixe pode ser feito com moldes simétricos e assimétricos.

2) Encaixe ímpar (único): Quando apenas metade dos moldes são distribuídos sobre o tecido é chamado de "encaixe ímpar". Neste caso, a quantidade de vezes indicada nas partes componentes de uma modelagem pode ser riscada pela metade. Se no molde constar a indicação 2x será riscado apenas uma vez, porém o enfesto terá que ser obrigatoriamente par. Este tipo de encaixe pode ser usado apenas para moldes simétricos.

3) Encaixe misto: Quando todos os moldes de uma peça (encaixe par) e alguns moldes de outra peça (encaixe ímpar) são distribuídos sobre o tecido é chamado de "encaixe misto". Muito utilizado em setores que trabalham com grande produção diária devido a economia de tempo em todas as operações (encaixe, enfesto e corte).

Por exemplo: Para atender uma ordem de corte com 20 peças tamanho P e 10 peças tamanho M, seria possível encaixar uma modelagem completa do tamanho P e metade da modelagem do tamanho M (a ser compensado no enfesto). Este processo evitaria que todo o processo (encaixe, risco, enfesto e corte) fosse realizado duas vezes.

Atenção: Em tecidos tubulares a parte assimétrica pode ser riscada pela metade na dobra do tecido.

Existem ainda métodos, manuais como no item 1, porém o método computadorizado no item 2 permitem melhorar o encaixe. Veja abaixo.


1) Encaixe manual com moldes em tamanho normal: Este tipo de encaixe é obtido com o deslocamento manual das partes que compõe cada um dos modelos, devendo ser repetido após cada corte, o que torna o processo demorado. Ainda é muito utilizado para peças piloto.

Desvantagens:
- Sistema antigo
- Processo lento
- Ocupa muito espaço da mesa de corte
- Maior porcentagem de perca de tecido
- Diminui a possibilidade de encaixe econômico

2) Encaixe computadorizado com moldes em miniatura (sistema CAD): Este tipo de encaixe é obtido após a criação ou a digitalização dos moldes no computador, sendo necessário apenas indicar a grade e a largura do tecido. Neste processo, o encaixe pode ser realizado manualmente (com o deslocamento das peças no monitor como se fosse em uma mesa de corte), automaticamente (através do computador que busca a otimização do tecido) ou por analogia (o computador encaixa as peças a partir de outro encaixe similar já realizado).

Vantagens:
- Redução de matéria-prima
- Aumento de produtividade
- Excelente qualidade

Os métodos de risco também interferem no processo e podem ser divididos conforme abaixo.

1) Risco manual direto no tecido: Este tipo de risco é executado diretamente sobre a última folha do tecido, contornando os moldes por meio de giz especial, lápis ou caneta. É um método pouco usado atualmente.

Desvantagens:
- Lentidão na execução
- Permanência da marca do giz
- Tecidos com elastano deformam o risco
- Não permite cópias

2) Risco manual sobre o papel: Processo semelhante ao anterior e apresenta praticamente os mesmos problemas.

3) Risco Automatizado: Neste processo, após concluir o encaixe no monitor, o operador instrui o sistema para que trace o risco em tamanho normal, em papel especial, através de uma máquina de plotter. É o sistema mais utilizado atualmente.

Realizando o encaixe com maior agilidade e precisão, além do melhor aproveitamento de tecido, o processo como um todo resulta em economia e qualidade na peça final.

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2014/12/17/t...

Exibições: 792

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia!
Represento a AE Modelaria, empresa de desenvolvimento de moldes e soluções de modelagem digital. Realizamos encaixe digital no sistema CAD Audaces para confecções. 
Contato:
(11) 9.5720-4516 Cinthia

Faça contato para orçar e investir em qualidade e economia para sua empresa.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço