Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As alterações no ambiente de negócio estão a levar os grandes players internacionais a abordarem as questões da sustentabilidade na indústria têxtil e vestuário de forma diferente, procurando tirar o máximo proveito da produção local e de novas cadeias de valor, assim como informar melhor o consumidor das suas opções. 

dummy
Sustentabilidade em mudança

Impulsionar mudanças significativas para a sustentabilidade nos têxteis em organizações, na indústria e junto dos consumidores esteve no topo da agenda da Conferência da Textile Exchange.

«Os materiais são o mais importante», afirmou Ed Thomas, diretor-geral, de produtos sustentáveis e inovação na ciência dos materiais da Nike, na conferência de sustentabilidade da Textile Exchange.

Os executivos da Nike estiveram entre os 360 participantes de 35 países na 12.ª edição da conferência, que também contou com representantes da Adidas, C&A, Eileen Fisher, Esquel, Fjällräven, H&M, MEC, New Balance, Norrøna, The North Face, Otto Group, Patagonia, Prana, PVH, REI e Target Corporation, e diversas outras marcas, organizações não-governamentais e investigadores universitários.

A retalhista C&A aproveitou a ocasião para lançar a nova estratégia mundial da C&A Foundation, com foco em algodão sustentável e melhoria das condições de trabalho. A diretora-executiva da fundação, Leslie Johnston, também anunciou a criação da Organic Cotton Accelerator, uma colaboração com a indústria com o objetivo de aumentar a oferta e a procura de algodão orgânico e melhorar a prosperidade dos agricultores desta matéria-prima.

Os intervenientes exploraram os desafios, já familiares, que se colocam à cadeia de valor do têxtil e vestuário, como a agricultura sustentável e orgânica, a utilização de água e conservação e a descarga de químicos perigosos. A necessidade de encontrar alternativas sustentáveis focou-se em soluções como o apoio a agricultores, desenvolvimento de listas de substâncias restritas, reciclagem de resíduos têxteis e a utilização de tingimento sem água, estamparia digital e tintas à base de água sem PVCs nem ftalatos para estamparia.

Contudo, os delegados afirmaram que pode ser tempo de aceitar que as descargas zero são impossíveis de alcançar. Os líderes da indústria estão a começar a ver além das soluções atuais para ideias como a biomimética e a criação de novas cadeias de valor.

Mark Dorfman, mestre em saúde pública e químico da Biomimicry 3.8, que usa modelos da natureza para criar materiais e processos amigos da vida, apresentou diversas ideias. Por exemplo, a “tecnologia sharklet” resiste às bactérias como a pele de tubarão, os fungos que contêm enzimas que degradam lignina e químicos naturais que podem ser combinados para tornar as superfícies dos tecidos antirrugas sem a utilização de formaldeído.

O reconhecimento dos custos incluídos na produção em massa está também a inspirar novos modelos de negócio. Sam Moore, diretor-geral do Hohenstein Institute America, lembrou a audiência que a agricultura é um ecossistema, restaurando o carbono através da gestão sustentável. «Há uma diferença entre prevenção da poluição e gestão de produto», afirmou. Moore sugeriu adicionar mais valor ao ciclo de algodão com a utilização de óleo de sementes de algodão, que atualmente vai sobretudo para alimentação de animais, para o desenvolvimento de alguns surfactantes, lubrificantes, emulsionadores e amaciadores de tecidos necessários para processar têxteis de algodão.

Cenários colaborativos, de sourcing local, usando contratos no futuro para estabilizar os preços das matérias-primas, como os usados pelo South Africa Sustainable Textile Cluster e New Zealand Merino, criaram valor ao melhorar os lucros tanto para agricultores como marcas e retalhistas. Na Califórnia, a Fibershed ajuda a fazer a ligação entre agricultores locais e artesãos com mercados para os seus produtos, ao mesmo tempo que usa os fluxos locais de resíduos para fornecer compostos para o solo.

Com escritórios perto, a marca de outdoor North Face envolveu-se com a Fibershed através do “The Backyard Project”, usando algodão cultivado localmente e nas suas cores naturais e a produção nos EUA para desenvolver uma edição limitada de camisolas com capuz que em breve chegarão ao retalho. Para manter os custos baixos, o design de vestuário foi feito tendo em conta eficiências de corte de moldes.

Comunicar com o consumidor
Comunicar “porque interessa” ao consumidor continua a ser uma das principais preocupações. Marcas como a Prana têm a sustentabilidade embutida no seu ADN. Mas «no final do dia não queremos perder a ligação com o cliente», afirmou Ellen Krimmel, vice-presidente de design e merchandising da empresa. «O nosso objetivo é aumentar a sustentabilidade ao mesmo tempo que tempo que lideramos com estilo», acrescentou.

Kate Heiny, uma executiva de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa da Target, explicou que, para o consumidor do mercado de massas, «tem a ver com ele próprio, não com sustentabilidade». A coleção “Made to Matter” da Target inclui produtos alimentares naturais e orgânicos, artigos para a casa e produtos de cuidado pessoal, mas o consumidor da Target não se preocupa tanto com vestuário sustentável, acrescentou.

Com mais pressão sobre os recursos e uma crescente volatilidade nos preços das commodities, os consumidores podem, contudo, mudar de opinião.
 
A Trucost, uma empresa de pesquisa de mercado sediada em Londres que mede e avalia o custo dos recursos naturais para os negócios, estima que em 20 anos vamos ter de alimentar, vestir e albergar mais dois mil milhões de pessoas na classe média. Sem adotar cenários mais sustentáveis, vai ser necessário mais 40% de água e mais 33% de energia para conseguir fazer isso.

«Valor não é mais por menos», insistiu LaRhea Pepper, diretora-geral da Textile Exchange. «Os consumidores não podem fazer escolhas informadas se não souberem. Temos de contar melhor a história», concluiu.

http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43976/xmview/...

Exibições: 51

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço