Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP


A ideia de que toda e qualquer roupa significa moda é errônea e foi amplamente divulgada pela mídia. É ainda comum, por exemplo, ouvirmos falar de história da moda do período egípcio ou romano, sendo que a moda, na verdade, vai surgir muitos séculos depois, entre 1340-1350 d.C.

Hoje, com um jornalismo de moda mais especializado, os conceitos vão reassumindo suas propriedades e área cresce tecnicamente. A seguir elenquei cinco dos conceitos mais banalizados e, por isso, controversos na moda e que merecem discussão.

Antimoda pode nascer de uma atitude pessoal ou de um grupo, que, a princípio, não teriam nenhuma pretensão de lançar tendência ou ideias com suas escolhas. Na maioria das vezes, são vistas com estranhamento e consideradas subversivas ou transgressoras exatamente por fugirem dos usos e costumes vigentes. O que é contra a moda hoje (antimoda), pode ser amanhã um item de adoração dos fashionistas, por isso ela é fundamental no Sistema da Moda. Um bom exemplo foi a influência da estética gay no universo heterossexual masculino, originando os primeiros metrossexuais.


Não-moda refere-se a indumentária submetida às regras específicas de religiões ou culturas, geralmente orientais ou tribais, que não variam de acordo com os ciclos de mudança de estação. São roupas ligadas a tradições específicas e, por isso, não sofrem alterações constantes na sua estética conforme determina a Indústria da Moda.


Moda Conceitual ou Experimental é uma forma de comunicação utilizada pelos estilistas para expressar sua criatividade, suas ideias, um conceito que estejam propondo. Dirige-se aos profissionais da moda, portanto, é uma leitura tecnicista. É apresentada cercada de grandes produções: cenários vultuosos, iluminações estratégicas, sonoplastia de efeito, styling que reforça o conceito. A Moda conceitual faz o espectador parar, analisar e refletir para entender.


Moda Comercial refere-se as peças de roupa focadas no consumidor final, sem exageros, muito embora também transmitam algum conceito. É apresentada ao público em desfiles mais simples e clean, reproduzindo ao máximo a utilização final do produto. A Moda comercial é destinada ao público leigo e, por estratégias de marketing, geralmente está associa a celebridades.


Modinha são peças de roupa com forte apelo popular, a preços acessíveis e com uma mudança de coleção muito dinâmica. Gera produtos descartáveis e altamente associados com as ebulições do mercado, como a influência estética das novelas, por exemplo. São cópias de qualidade inferior das marcas vanguardistas. Quando há desfiles, são feitos pelas próprias lojas com enfoque nas revendedoras.

Por Eduardo Vilas Bôas
Professor de Moda do Senac SP

Exibições: 298

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço