Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil espera que novo governo da Argentina possa destravar o comércio bilateral entre os dois países

presidente-argentina-mauricio-macri

Após a eleição de Maurício Macri, como novo presidente da Argentina, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Sindicatos das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de SP (SINDITEXTIL-SP) esperam que a nova administração possa estimular o comércio bilateral entre os dois países. A Argentina é o principal destino das exportações brasileiras, mas o fluxo comercial caiu pela metade nos últimos anos.

“A Argentina é o principal mercado para as exportações têxteis e de confecção brasileiras, por isso, esperamos que a eleição de Maurício Macri, realizada no último domingo, possa retomar o desenvolvimento do comércio entre os dois países. Os têxteis do Brasil perderam espaço, principalmente para a China, devido a uma série de medidas administrativas impostas pelo ex-governo, mas acreditamos que Brasil e Argentina têm muito a contribuir para o desenvolvimento um do outro, respeitando as regras do Mercosul”, explica Rafael Cervone, presidente da Abit.

“Esperamos que o fluxo comercial entre os dois países volte à normalidade. O que vem acontecendo nos últimos anos, o excesso de burocracia imposta aos empresários exportadores brasileiros era, no mínimo, um descumprimento do tratado de livre comércio do Mercosul. Brasil e Argentina sempre foram bons parceiros comerciais e acreditamos que o presidente Maurício Macri irá acelerar a abertura comercial novamente” declara Alfredo Bonduki, presidente do Sindtitêxtil-SP.

Segundo dados das entidades, diversas categorias de mercadorias do segmento não podem ser embarcadas para o país vizinho, pois estão esperando liberação por parte das autoridades locais. Desde 2005, a participação brasileira nas compras argentinas dessas mercadorias recuou de 41% para 23%, ao passo que o crescimento chinês (de 4% para 23%) ocupou essa lacuna e igualou a posição brasileira.

Fonte: ABIT | Foto: reprodução 

Exibições: 179

Responder esta

Respostas a este tópico

lembrem que é um governo colocado pelos americanos, o mercado que eles vao destravar é para americanos, caras palidas, acordem que para o brasil sobrará bananas

O tempo vai dizer e não precisa de informação privilegiada do precisa conhecer historia, aconselho a abrir os livros tem um muito bom a ilusão americana de Eduardo prado, e um documentário muito rico, infelizmente no basil os reaças so leem a veja e assiste ao jornal nacional, tem um documentário bem atual que passou no cinema, o dia q virou 21 anos, que certamente os reaças não viram, estas sao algumas das minhas informações privilegiadas, ah tem também a coluna de politica e economia do le monde e mais outras coisinhas que vocês não leem, então como sao analfabetos, so tem um jeito esperar para dar minhas risadas

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço