Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Moses Nieto exibe em Madrid coleção com 80% dos tecidos reciclados

Depois de vencer em novembro de 2015 o primeiro evento do El laboratorio MFSHOW by Ecoembes, o estilista Moses Nieto apresentou sua coleção-cápsula feminina no calendário da TRESemmè MFSHOW Women outono-inverno 2016-17.

Desfile Moses Nieto - TRESemmè MFSHOW Women FW 2016-17 - Madri - Foto: Reprodução
Com 80% dos tecidos feitos de materiais reciclados, a proposta é o resultado da união da Ecoembes, organização que cuida do meio ambiente e promove a sustentabilidade através da reciclagem de embalagens, e a plataforma organizada de moda MFSHOW com a intenção de promover a moda sustentável.

Consciência, reciclagem e sustentabilidade são os três pilares sobre os quais a coleção de Moses Nieto se baseia. "Há um grande futuro nas lixeiras, em especial para a fabricação de tecidos reciclados e o desenvolvimento desta coleção tem sido uma experiência de aprendizagem", disse o estilista.

Até recentemente, a moda reciclada não era bem vista, pois as empresas acreditavam que os tecidos reciclados eram coisa de 'moda hippie', mas não tem nada a ver, esses tecidos são feitos com a mais alta tecnologia e com ótimo acabamento.

80% dos tecidos nesta coleção são provenientes de garrafas plásticas recicladas e este material foi escolhido porque a poluição gerada pelos recipientes de plástico, a maioria sacolas descartáveis e garrafas, geram um grave impacto ambiental e desempenham um papel na futuro do planeta.

Só não é compreensível não fazer 100% da coleção de tecidos sustentáveis, pois a Future Fabrics Expo tem em seu catálogo mais de 1.500 tecidos e materiais feito de forma sustentável.

A proposta para o próximo outono/inverno vem com silhueta dos anos sessenta, mas com estilo desportivo e minimalista, como uma paleta de cores que se move do preto ao branco através do grafite ou verde oliva, e para Moses Nieto, a moda e a sustentabilidade podem ser elementos complementares e caminhar lado a lado.

Tecidos reciclados, mas inteligentes
Gabardine com acabamento acetinado, popeline de algodão orgânico encerado, tecidos técnicos com efeito de papel, neopreno com nervuras e tecidos feitos de garrafas e sacolas plásticas recicladas têm várias propriedades que protegem a pele da pessoa, bem como prolongam a vida útil da roupa. "Os tecidos são respiráveis, à prova de água e protegem contra os raios UV", acrescenta o estilista.

Desfile Moses Nieto - TRESemmè MFSHOW Women FW 2016-17 - Madri - Foto: Reprodução
Esta coleção é o início de um novo projeto de longo prazo no qual a Ecoembes e a MFSHOW tem a intenção de mostrar à indústria da moda sobre as possibilidades de unir qualidade do tecido, design e consciência ambiental. Da mesma forma, dar novas opções para os  consumidores conscientes de seu papel na proteção do ecossistema.

"Hoje, a moda sustentável tem muito a contribuir e os designers têm a responsabilidade de impulsionar este movimento, ao passo que estamos diante de um consumidor cada vez mais sensível e exigente", assegurou Moses Nieto.

Fonte: Stylo Urbano

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 161

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço