Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greice Verrone

Designer de Moda

 

Antes de falar das dicas para modelistas, vale lembrar o papel deste profissional. O modelista é quem materializa o pensamento e a idéia do estilista, interpretando uma imagem. Quanto maior o seu conhecimento técnico melhor será o resultado do molde.

É fundamental para o sucesso do desenvolvimento do produto que o modelista tenha conhecimentos sobre tecidos e técnicas de costura, sendo essencial no momento da criação manter uma boa comunicação com a costureira para saber como o molde será transformado em uma roupa.

Muitas vezes, o modelista interpreta um desenho e decide o posicionamento de costuras, tamanho do forro de um bolso, que tipo de costura será feita... Dessa forma, conhecendo bem a costura fica fácil decidir qual será a melhor modelagem, considerando custos, tempo e qualidade de acabamento. Assim, o modelista não deixará faltar nenhum pedaço da margem de costura e saberá conferir o encaixe do molde com mais precisão.

Fonte: Google

As margens de costura são aquelas sobrinhas que deixamos no tecido para poder costurar depois. Nem todos os acabamentos precisam de margem de costura, mas na maioria sim. Geralmente, usamos 1cm para costuras. Essa margem é ótima para a indústria, pois economiza tecido e serve para as costuras mais usadas. Veja algumas dicas para modelistas garantirem o bom acabamento nas costuras.

 

Em malha

Vai depender da largura do ponto da sua overlock. Geralmente, deixa-se de 0,5 a 0,75cm. Se você gosta de cortar um pouco o tecido na navalha da overlock, deixe 1 cm.

 

Outros acabamentos de costuras

  • Costura francesa: depende da largura. Como é sempre necessário cortar um pedaço da margem, recomendo 1,5 cm para um acabamento de 0,5 cm.
  • Costura rebatida: também depende da largura. Para um acabamento de 1cm (largura final da costura) deixe 2 cm de margem na frente e 1m nas costas.
  • Acabamento com viés: é independente da largura da margem, mas deve ter no mínimo 1,5 cm de largura.
  • Margem dobrada e costurada: no mínimo 1,5 cm.

 

Beiradas: cavas e decote

Existem vários acabamentos possíveis para cavas e decotes, cada um com uma margem de costura diferente.

  • Se você irá costurar mangas ou golas, pode deixar 1 cm.
  • Se você irá costurar viés aparente, não deixe margem de costura.
  • Se irá costurar viés interno, deixe 1 cm.
  • Se irá aplicar revel, deixe 1 cm.

 

Bainhas

  • Bainha de lenço: 0,5 cm.
  • Bainha dobrada duas vezes e pespontada: a partir de 2 cm. Geralmente, uso 4 cm.
  • Bainha de blazers e paletós: 4 ou 5 cm. Para mangas, a medida é a mesma.

 

Como regra geral, se você quer uma bainha pesada, deixe uma margem mais larga. Para saias retas, por exemplo, pode deixar até 7 cm de bainha. Se quiser uma bainha leve e flutuante, deixe 0,5 cm e faça uma bainha de lenço.

Outra regra é que roupas retas permitem o uso de bainhas mais largas, enquanto roupas de corte godê ou evasê exigem bainhas mais estreitas.

Essas são apenas algumas dicas para modelistas. Conhecer e entender as técnicas de costuras para proporcionar as margens corretas é muito importante, evitando, assim, o desperdício de tecido e possíveis problemas no caimento e nas medidas finais do modelo.

Greice Verrone

Designer de Moda

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1479

Responder esta

Respostas a este tópico

  Conhecer e entender as técnicas de costuras para proporcionar as margens corretas é muito importante.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço