Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cinco paraibanos são reconhecidos entre os 100 maiores artesãos do país

Vencedores vão ser reconhecidos em uma cerimônia no Rio de Janeiro.
Paraibanos foram escolhidos entre mais de 2 mil inscritos em todo o país.

Uma das vencedoras integra o projeto Sereias da Penha, que produz biojoias (Foto: Flávia Canavarro/Sereias da Penha)Uma das vencedoras integra o projeto Sereias da
Penha, que produz biojoias
(Foto: Flávia Canavarro/Sereias da Penha)

Cinco trabalhos do artesanato paraibano foram selecionados entre os 100 melhores do Brasil, no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. Eles foram escolhidos entre mais de dois mil inscritos em todo o país. Os vencedores vão ser reconhecidos em novembro, em uma cerimônia no Rio de Janeiro.

Os selecionados da Paraíba, que teve 84 inscritos, foram Lenita Fernandes Maia (Gurinhém), Valci Oliveira (Campina Grande), Elizabeth Paz (João Pessoa), Rosineide Gonçalves (João Pessoa – Associação Sereias da Penha) e Maria da Conceição Emiliano (Boa Vista – Cooperativa Artesanal As Cabritas).

“Esta premiação é mais uma oportunidade de reconhecimento do nosso artesanato. Nas três últimas edições, a Paraíba já teve 25 trabalhos premiados”, disse a analista técnica do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte. Ela explicou que esta é a quarta edição do prêmio que reconhece as 100 melhores unidades de produção artesanal, não somente pela qualidade dos seus produtos, mas também por suas práticas de gestão.

As 100 unidades artesanais vencedoras vão ganhar o direito de uso do selo "Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato - 4ª edição" por três anos. Além disso, os vencedores vão ter divulgação de três produtos nos sites do Sebrae Nacional e de sua região, no CD promocional e no catálogo. Os vencedores ainda vão participar da Feira “Mãos de Minas” e da Fenearte (PE), além de rodadas de negócios.

As melhores unidades produtoras foram escolhidas com base nos critérios de práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social, planejamento e gestão.

Vencedores paraibanos
Lenita Fernandes Maia, da cidade de Gurinhém, foi escolhida por sua peça de tecelagem e trançados com fibras naturais. Já Elizabeth Paz, de João Pessoa, foi reconhecida pelo seu artesanato de objetos de adorno e acessórios de moda. O outro reconhecimento para João Pessoa foi para Rosineide de Oliveira Gonçalves, da Associação de Artesãs Sereias da Penha, que inscreveu um colar produzido com escamas de peixe.

Da cidade de Boa Vista, a vencedora foi a artesã Maria da Conceição Emiliano, da Cooperativa Artesanal As Cabritas, com objetos com matérias-primas industrializadas. Já a vencedora de Campina Grande foi Valci Oliveira, na categoria objetos frágeis, com um São João em cerâmica. “Foi o primeiro prêmio que recebi. Fiz minhas primeiras esculturas em 2014 para expor no Salão de Artesanato e agora recebo esse reconhecimento sem igual”, disse Valci.

http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2016/08/cinco-paraibanos-sao...

Exibições: 380

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Lenita,

Parabéns!!! Fiquei muito " Feliz" quando li esta matéria, mais do que merecido!!!
Vocês estão um pouco sumidas das apresentações das suas obras de artes, mais esquecem que Deus as abençoou com o dom divino que é o da criação e transformação com as suas próprias mãos!!!
Desejo que este momento as incentive muito para traze-las de volta ao nosso convívio, com o propósito de somar e reforçar cada vez mais a nossa associação e toda a cadeia produtiva têxtil da nossa querida Paraíba.

Grande abraço

Armando Dantas

Redes Santa Luzia

É isto ai, esta riqueza toda é aqui na paraíba, sao talentos que tenho a honra de conhecer quase todos, a terra do sol merecia este premio á anos, o trabalho deles é luxuosissimo, lindissimo, sem falar do pioneirismo de Lenita, do seu empreendedorismo, da pessoa ética, tenho honra de ser sua amiga e colega de trabalho, um grande abraço e mais uma vez parabens

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço