Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Inovação: setor têxtil e de confecção está na mira da Finep

“O setor têxtil e de confecção é um ‘mar’ de oportunidades para a Finep”. A declaração é do Gerente Operacional da Financiadora de Estudos e Projetos, Rafael Paganotti Figueiredo. Segundo ele, tais segmentos da economia são promissores e podem ser ainda mais incrementados a partir da utilização da carteira de programas de financiamento à inovação tecnológica oferecida pela Finep. 

“Já estamos articulando um encontro entre o Núcleo de Inovação da Abit e a equipe da Finep para que possamos ter mais detalhes e conhecimento das atividades da financiadora e suas potencialidades junto ao nosso setor”, destaca Fernando Pimentel, presidente da Associação.   

Em entrevista exclusiva ao site da Abit, Rafael Figueiredo antecipa algumas mudanças estruturais da empresa e planos de atuação junto ao setor têxtil e de confecção. 

AbitDesde quando a superintendência de SP é responsável pelos projetos do setor têxtil e de confecção?

Rafael Figueiredo: O Escritório da Finep-SP voltou a ser reconhecido como uma Superintendência há cerca de três meses. No caminho desse reconhecimento e, com alinhamento pleno ao modelo setorial da Finep, mapeamos e solicitamos à nossa cobertura alguns setores potenciais à economia do país que estavam, até então, sendo abordados com um nível de aprofundamento aquém do que poderiam pela Finep. E, no âmbito desse mapeamento, a indústria têxtil e de confecção (t & c) foi uma das primeiras que classificamos como promissora. 

Abit: O que isso significa na prática?

Rafael Figueiredo: Significa que, a partir de agora, a Finep, através de seu corpo técnico de São Paulo, terá pessoas estudando (na verdade, "respirando") e se aprofundando continuamente nas inovações ligadas à cadeia de desenvolvimento de t & c. O desdobramento deste estudo naturalmente se reverte em políticas de apoio às empresas do setor, seja sob a forma de recursos ou de interligação entre os diferentes atores do processo inovativo.  

Abit: Há novos planos para o setor t & c? De que forma a Finep pode auxiliar essas empresas?

Rafael Figueiredo: Sim, há novos planos para as empresas do setor t & c. Sabemos que os desafios da disponibilização e alocação de recursos subsidiados serão um crescente desafio para a manutenção do papel da Finep e das empresas que desejam apostar no "risco" da inovação. Mas é inegável que temos, na outra ponta, uma quantidade imensa de oportunidades ligadas a novas tecnologias ou mesmo de tecnologias ainda preliminares que possuem grande potencial de externalidades e que, com alguma combinação de recursos e de inteligência, podem promover o salto qualitativo do setor no longo prazo. E é isso que buscamos identificar e operacionalizar junto à Abit e às empresas do setor t & c que apostarem nessa parceria. 

Abit: Qual a importância desse setor para a Finep?

Rafael Figueiredo: O setor t & c é um "mar" de oportunidades para a Finep. Primeiramente porque muito pouco foi feito até o momento porque o momento que passou exigiu da Finep um foco muito estreito em setores mais intensos do ponto de vista tecnológico e de políticas públicas; segundo porque, por força de aprendizados que já tivemos nos outros setores que apoiamos mais intensamente, acabamos desenvolvendo a habilidade de replicar experiências que podem funcionar no desenvolvimento de uma cultura de P&D&I. Tal aculturamento passa pela criação de um ambiente que viabilize a mútua agregação de valor entre empresas de porte já consolidado e núcleos tecnológicos com capacidades específicas de otimização da cadeia de desenvolvimento dessas empresas, tais como centros tecnológicos e universidades diversas - no Brasil e fora -, startups de base tecnológica e até mesmo grandes empresas detentoras de tecnologias de ponta a nível mundial que tenham interesse em realizar parcerias e acordos de cooperação com empresas locais. 

Abit: Quais serão os próximos passos?

Rafael Figueiredo: Já estamos nos mobilizando e firmando parcerias para promover um primeiro evento setorial aplicado a t & c e que terá o objetivo de divulgar alguns projetos de startups previamente validados por um parceiro reconhecido desse mercado à Abit e suas empresas associadas.  No mesmo evento, mostraremos como a Finep pode apoiar esse arranjo. Aguardem novidades! 

A Finep foi criada em julho de 1967 para financiar a elaboração de estudos para projetos e programas de desenvolvimento econômico e atuar no aperfeiçoamento da tecnologia nacional. Atualmente está vinculada ao ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

http://www.abit.org.br/noticias/inovacao-setor-textil-e-de-confecca...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 198

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço