Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em tempos de fast fashion, o handmade conquista os consumidores mais exigentes.

udo que é feito inteiramente à mãocarrega uma história. São artigos únicos, delicados, compostos de matérias-primas oferecidas pela natureza. Em tempos de uma feroz produção em massa, esses produtos ganham ares mais do que especiais. No verão, por exemplo, peças de materiais como tricô leve e crochêsão camaleônicas: ideais para praia ou mesmo para serem inseridas na moda do dia a dia. As bolsas de palha, outro item democrático, já podem ser vistas além das areias, em elegantes looks urbanos.

Ucha usa vestido Vanessa Montoro e sandálias Lane Marinho (Foto: Divulgação / Beleza: Ale Fagundes (Capa MGT) / Produção-executiva: Vandeca Zimmermann)

Uma das marcas mais interessantes do segmento é a Flavia Aranha. Com uma charmosa loja na Vila Madalena, em São Paulo, ela vai além do artesanal: tudo que é feito ali é sustentável. Valoriza não somente o produto final, mas todos os materiais que levaram até ele. Suas peças contam com modelagens modernas, conquistadas com tecidos e tramas tingidos naturalmente. Nenhuma criação é igual a outra e todas são feitas em quantidades mínimas. Sintonizada com os novos tempos, aposta também na moda genderless: seus camisões, calças amplas e casacos oversized podem facilmente ser usados por homens e mulheres.

O culto ao rústico, porém, já ultrapassa os limites do guarda-roupa e chega à decoração. O projeto Akra, por exemplo, criado pelo designer goiano Samuray Martins, vem em ritmo de slow fashion. Conta com criações feitas com fibras de buriti e piaçava, e ainda estimula o trabalho de comunidades do Maranhão e da Bahia. Já a Artiz, outra loja famosa do segmento, é expert em acessórios e itens artesanais de homewear. Tem curadoria da Artesol, organização que há 20 anos mapeia técnicas que transformam o handmade nacional em arte.

Abaixo, exemplos do artesanato na moda e na decoração:

Detalhe da exposição A Casa Bordada, de 2017 (Foto: Divulgação)
A coleção Cruise 2017 da Chanel (Foto: Getty Images)
Clutch Isla (Foto: Divulgação)
Tecido artesanal da DPTO (Foto: Divulgação)
O show do verão 2017 da Proenza Schouler (Foto: Getty Images)
Cruise 2018 da Dior (Foto: Getty Images)
A campanha de Vanessa Montoro (Foto: Divulgação)
Fruteira de Sérgio Matos (Foto: Divulgação)
A bolsa fendi nas ruas de Paris (Foto: Divulgação)
Rasteira Schutz (Foto: Divulgação)

Ucha Meirelles é personal stylist e nossa consultora de estilo (colunas.revistamarieclaire.globo.com/upost). Escreva para ucha@upost.com.br. instagram: @uchameirelles

http://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2017/11/o-artesana...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 520

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço