Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

CIOs discutem sobre migração para a nuvem no IT Forum Trancoso.

Lucia Almeida, CIO da Veste fala sobre cloudLucia Almeida, CIO da Veste Fonte: Playp Brasil

Os resultados da pesquisa “Antes da TI, a Estratégia 2024”, apresentados durante o IT Forum Trancoso 2024, lançaram luz sobre uma tendência crescente: a adoção de arquiteturas híbridas de cloud nos ambientes computacionais das organizações. Segundo Jefferson Elva Santana, diretor de Tecnologia & Inovação da Hapvida Notredame Intermédica, a chave para esse movimento está em “fazer as perguntas certas e compreender quais problemas e soluções devem ser perseguidos”.

Lucia Almeida, CIO da Veste, compartilha dessa perspectiva, destacando como a nuvem híbrida tem proporcionado um ambiente propício para a criatividade e se tornou um facilitador essencial nos projetos de inovação. No entanto, ela alerta para os riscos de custo e ressalta a importância do controle de gestão no processo.

A discussão sobre ambientes híbridos levanta questões sobre múltiplos fornecedores e contratos diversificados. No caso da Veste, Lucia destaca os resultados positivos da internalização de governança, gestão e segurança, imergindo nos projetos de ponta a ponta e adotando uma abordagem multidisciplinar.

A executiva destacou a inserção da área de TI na agenda estratégica da organização. “Estamos mudando o mindset”, ressaltando o impacto positivo disso na relação com a área de negócios, que agora podem se concentrar mais nas soluções do que nos problemas, acompanhando os resultados positivos, como reduções de custos.

Para ela, nem todos os desejos fazem sentido e a aceleração vem disso, trabalhando em iniciativas “inteligentes e fluidas, apropriando responsabilidades, dando protagonismo para pessoas, sejam elas de TI ou negócio: para quem tem vontade de fazer, a coisa flui muito mais rápido”.

IT Forum Trancoso

A discussão em torno da sustentabilidade e a responsabilidade da tecnologia para um mundo melhor marca o tema central do IT Forum 2024: Revolução Verde.

De acordo com Adelson de Sousa, fundador do IT Forum e do Distrito Itaqui, esse é um dos paradigmas do Brasil – que tem o maior patrimônio ambiental do planeta, mas também é o que mais desmata. Outro deles é que o Brasil está entre os dez países que mais investem em tecnologia, mas está entre os dez menos competitivos digitalmente no mundo.

O foco em sustentabilidade do IT Forum 2024 não foi por acaso. Déborah Oliveira, diretora de conteúdo do IT Forum, acredita que, se a revolução verde não for a mais importante nas empresas, é uma das mais significativas. “Vamos, no próximo ano, trabalhar a tecnologia na sustentabilidade e a sustentabilidade na tecnologia”, resume.

Com dezenas de conteúdos em datas no primeiro e segundo semestre, o IT Forum 2024 terá sua primeira edição em Trancoso, entre os dias 01 e 5 de maio. A segunda edição marca a volta do evento para a Praia do Forte. Anote na agenda: nos dias 21 a 25 de agosto.

Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

https://itforum.com.br/noticias/arquiteturas-de-cloud-tema-voltou-a...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 26

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço