Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Joe Biden assina lei que pode banir TikTok dos EUA

Congresso dos EUA aprovou texto que exige que ByteDance se desfaça da operação do TikTok nos EUA.

TikTok, Latam, aviõesFoto: Shutterstock

[Atualização às 13h10] Conforme o esperado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou a legislação na tarde desta quarta-feira (24). O TikTok terá até um ano para se desfazer da plataforma dentro dos Estados Unidos para evitar seu bloqueio no país. O texto original segue abaixo:

O Senado dos Estados Unidos aprovou o texto da legislação que pode banir o TikTok de operar no país norte-americano. O banimento da plataforma ocorrerá caso a ByteDance, empresa chinesa que opera o aplicativo, não se desfaça da operação da plataforma dentro dos Estados Unidos em até um ano.

O texto já havia sido aprovado no final de semana pelo Parlamento dos Estados Unidos. A expectativa é que o presidente Joe Biden sancione a lei ainda nesta quarta-feira (24).

A legislação é motivada pela preocupação de legisladores norte-americanos com a suposta espionagem de cidadãos norte-americanos por autoridades chinesas através do TikTok.

De acordo com a Reuters, Marco Rubio, Senador dos EUA pelo partido republicano, destacou que o movimento é “benéfico” para o país. “Por anos, permitimos que o Partido Comunista chinês controlasse um dos mais populares aplicativos nos EUA, e isso foi perigosamente miope”, disse.

O TikTok tem cerca de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos. A expectativa é que o TikTok desafie a legislação com base na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que defende a liberdade de expressão no país. Em novembro, um juiz em Montana já havia derrubado uma legislação local do estado com base na liberdade de expressão.

Anteriormente, o TikTok já havia negado compartilhar qualquer dado de cidadãos estadunidenses com o governo chinês.

Em 2020, o então presidente Donald Trump tentou bloquear as operações do TikTok nos Estados Unidos, assim como a operação do WeChat, da também chinesa Tencent. A determinação também foi bloqueada por cortes do país.

*Com informações de Reuters

https://itforum.com.br/noticias/senado-eua-lei-banir-tiktok/

https://itforum.com.br/noticias/senado-eua-lei-banir-tiktok/

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço