Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cresce uso da mobilidade nas grandes empresas

Estudo da Mowa constata aumento de 50% de utilização de SMS, sites móveis e apps entre as 500 maiores empresas do Brasil
A Mowa, grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas, apresenta os resultados de sua segunda pesquisa - "A Presença Mobile das 500 Maiores Empresas do País" - em que identifica o uso dos celulares e tablets pelo segmento corporativo.
O objetivo da Mowa com este estudo é entender como as empresas brasileiras utilizam o celular, principalmente os smartphones, e os tablets como instrumentos de relacionamento com seus consumidores. Desde o aparecimento destes novos dispositivos, em especial o iPhone, muitas empresas passaram a levar serviços e interagir com clientes e pessoas em geral, explorando esta nova mídia.
A primeira edição da pesquisa - inédita até então - foi apresentada em março de 2010, como resultado de um estudo realizado entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010, tendo como base as 500 maiores empresas (fonte: Anuário Melhores&Maiores da revista Exame). A novidade desta segunda edição é a inclusão do sistema financeiro, que era listado pelo Anuário como um grupo à parte das 500 maiores empresas brasileiras, por faturamento.
A pesquisa da Mowa considerou a utilização dos quatro itens mais relevantes, para que as empresas possam ser reconhecidas de fato como "empresas móveis": (1) se a empresa possui "site móvel" (produzido especialmente para ser acessado por um celular tipo "smartphone"); (2) se a empresa tem pelo menos um aplicativo ("app") desenvolvido para celular; (3) se a empresa já realizou alguma ação corporativa utilizando SMS ("torpedo"); e (4) se a empresa possui algum aplicativo voltado para Tablets. A metodologia utilizada foi do tipo desk research, ou seja, um grupo de pesquisadores utilizou durante três meses os próprios dispositivos móveis (smartphones, celulares comuns e tablets) como base do levantamento.
Os principais resultados da pesquisa
As maiores empresas que atuam no Brasil estão cada vez mais "móveis", isto é, utilizam recursos combinados ou não, como SMS, sites móveis e aplicativos para se comunicar, interagir ou se relacionar com seus públicos. Houve um aumento de 50% em relação à pesquisa de 2010, de 5% para 7,5%.
A pesquisa realizada pela Mowa avaliou que o setor com maior presença móvel continua sendo a indústria de Telecomunicações: 33% das empresas deste segmento possuem iniciativas nas três frentes avaliadas. Em seguida aparecem as áreas de Diversos, com 25%, sistema financeiro/Bancos, com 15%, Transporte, com 11%, Seguradoras, com 10%, Autoindústria, com 8%, Eletroeletrônico, com 6%, Indústria da Construção, com 4%, Varejo, com 2% e Indústria de Bens de Consumo, com 2%.
Uso do SMS também registra aumento
A pesquisa apontou também um aumento de 30% no uso do SMS (acrônimo de "short message service") - os populares "torpedos". Na pesquisa de 2010, 22% das empresas utilizavam este recurso de comunicação e mobilização dos públicos. Na edição de 2011 já são 29% das grandes empresas que fazem uso do recurso. No Brasil o uso desta ferramenta de comunicação é utilizada pelas empresas principalmente para comunicação com força de vendas, clientes e dealers, para autenticação de operações.
A indústria de telecomunicações também lidera neste item: 47% das empresas deste segmento se comunicam por meio do SMS. Em seguida vieram as indústrias do varejo (42%), Bens de Consumo (42%), Serviços (31%), Transporte (28%), Diversos (25%), Eletroeletrônico (24%), Atacado (23%), Autoindústria (22%) e Bancos (20%).
Sites móveis
Houve um aumento de 44% no uso dos sites moveis em relação ao ano passado. Os sites móveis são diferentes dos sites desenvolvidos para computadores, pois permitem uma melhor visualização do conteúdo em telas menores, com os smartphones ou tablets.
A pesquisa de 2010 apontou que apenas 12% das 500 maiores empresas que atuam no Brasil tinham sites móveis. Agora 17% das grandes empresas têm sites desenvolvidos especialmente para este meio.
O setor bancário/financeiro lidera neste segmento, com 35%, seguidos das indústrias de telecomunicações (33%), Diversos (25%), Digital (20%), Farmacêutico (18%), Têxteis (17%), Transporte (17%), Seguros (15%), Autoindústria (14%), Serviços (13%), Eletroeletrônico (12%).
No entanto, ainda é grande o número de empresas que têm sites corporativos que não fazem distinção entre os ambientes móveis e fixos. Isto significa que qualquer acesso de um dispositivo móvel a um site corporativo - e mesmo de empresas que praticam e-commerce - entrará em um site produzido para a tela "grande" de um computador.
Apps para smartphones
A pesquisa 2011 mostrou um aumento no uso dos aplicativos (apps) para smartphones pelas maiores empresas do Brasil. Agora são 21% grandes corporações que utilizam estes serviços, contra 14% revelados no ano passado na pesquisa, um crescimento de 48%.
A indústria Digital é que mais desenvolve e oferece apps para seus públicos, com 40%, seguidos das indústrias de Telecomunicações (33%), Bancos (30%), Diversos (25%), Seguradoras (25%), Autoindústria (24%), Eletroeletrônico (24%), Serviços (21%), Varejo (18%) e Transporte (17%).
Novidade este ano: os tablets
A pesquisa deste ano apresenta o item "Tablets", ou seja, aplicativos que foram desenvolvidos especialmente para este novo tipo de dispositivo móvel.
Segundo o levantamento, apenas 13% das maiores empresas brasileiras têm um aplicativo específico para este tipo de aparelho.
"Identificamos na pesquisa deste ano um substancial aumento no uso da mobilidade. Ainda assim, mesmo com o crescimento de 50%, a presença móvel nas 500 maiores ainda é pequena. Estamos falando que apenas 7,5% das maiores empresas do país podem ser consideradas móveis", diz Guilherme Santa Rosa, vice-presidente da Mowa. "Mas somos otimistas. Este é um universo muito novo, as grandes empresas ainda não descobriram como utilizar estes canais que já conquistaram a atenção do seu público. Ainda é um segmento que crescerá muito no Brasil, na medida em que o mercado é educado em como extrair o melhor que esses canais oferecem"
Sobre a Mowa
Há nove anos a Mowa (www.mowa.com.br) vem habilitando empresas e marcas a se inserirem no universo mobile (mobilidade). Seu foco está no desenvolvimento de plataformas inovadoras para gerar diferencial competitivo para seus clientes e parceiros. Em seu portfólio, a Mowa conta com soluções desenvolvidas para empresas como Vivo, Brasilveículos, Confederação Brasileira de Futebol, Votorantim, Samsung, ArcelorMittal, Daslu, Melhoramentos, entre outras.

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço