Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Laboratório de Têxteis e confecções do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) poderá fazer testes em airbags

Fonte:|planetauniversitario.com|

AirbagsA partir de abril o Laboratório de Têxteis e confecções do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) poderá fazer testes de permeabilidade de ar em airbags, as bolsas de ar que equipam alguns veículos e são infladas em caso de colisão para proteger os passageiros. O IPT adquiriu um aparelho que simula a ação do equipamento de segurança inflando-o e desinflando-o a fim de medir a resistência do material e a sua permeabilidade ao ar. Segundo o instituto, a máquina de testes é primeira do gênero na América Latina.
Os ensaios serão executados em conformidade com a norma internacional ASTM D 6476:2008 (Standard Test Method for Determining Dynamic Air Permeability of Inflatable Restrain Fabric), específica para os tecidos utilizados nos airbags.

Esses têxteis técnicos que compõem o airbag precisam apresentar alga resistência, estabilidade térmica, boas características de envelhecimento e permeabilidade ao ar. Os tecidos podem ser formados por um único material ou por um composto.

Utilizado atualmente em cerca de 4% da frota nacional de veículos, o airbag será equipamento obrigatório em todos os carros novos até o ano de 2014, de acordo com a lei Lei nº 11.910, de 18 de março de 2009.

Mais informações: www.ipt.br

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Alex Paulo S. Silva em 26 março 2010 às 11:46
A execução desse tipo de ensaio em laboratório nacional, demonstra cada vez mais o potencial do Brasil no setor têxtil. A colocação de airbags como item obrigatório na fabricação de veículos será muito bem vinda caso isso ocorra.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço