Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Segundo Sardenberg, as declarações dos condenados Dirceu e Genoino dizem que eles lutaram pela democracia — mas as próprias declarações desqualificam a democracia

Comunista não, torneiro-mecânico. Da esquerda para a direita: o sindicalista Jair Meneguelli, ex-prefeito Marcelo Déda, ex-governador Olívio Dutra, o ex-deputado Paulo Delgado, Lula, Vladimir Palmeira e José Dirceu, em encontro do PT realizado em 1987, ano em que o partido começou a discutir possíveis alianças com outras agremiações (Foto: AE)

Comunista não, torneiro-mecânico. Da esquerda para a direita: Jair Meneguelli, Marcelo Déda, Olívio Dutra, Paulo Delgado, Lula, Vladimir Palmeira e José Dirceu, em encontro do PT realizado em 1987, ano em que o partido começou a discutir possíveis alianças com outras agremiações (Foto: AE)

IRONIA DA HISTÓRIA

Vamos falar francamente: os jovens da esquerda revolucionária dos anos 60 e 70 nunca lutaram pela democracia. Não, pelo menos, por esta que temos hoje e que vem sendo aperfeiçoada desde 1985.

Todos que participaram dos partidos, movimentos, vanguardas e alas daquela época sabem perfeitamente que se lutava pela derrubada do capitalismo e pela implantação aqui de um regime tipo cubano. E se não quiserem ou não acreditarem em depoimentos pessoais, basta consultar os documentos produzidos por aqueles grupos.

Poderão, então, verificar, que a única grande divergência entre eles estava no processo. Para alguns, a revolução comunista viria pela guerrilha a partir do campo, no modelo cubano. Para outros, o capitalismo seria derrubado pela classe operária urbana que se formava no Brasil em consequência do próprio desenvolvimento capitalista.

Derrubar o regime dos militares brasileiros não era uma finalidade em si. Aliás, alguns grupos achavam que a instauração de uma “democracia burguesa” seria contraproducente, pois criaria uma ilusão nas classes oprimidas. Estas poderiam se conformar com a busca “apenas” de salários, benefícios, casa própria, carro, etc., em vez de lutarem pelo socialismo.

Pois foi exatamente o que aconteceu. E, por dessas ironias da história, sob a condução e a liderança de Lula! Uma vez perguntaram a Lula, preso no Dops de São Paulo: você é comunista? E ele: sou torneiro-mecânico.

Uma frase que diz muito. De fato, o ex-presidente jamais pertenceu à esquerda revolucionária. Juntou-se com parte dela, deixou correr o discurso, mas seu comportamento dominante sempre foi o de líder sindical em busca de melhores condições para os trabalhadores da indústria. Líder político nacional, ampliou seu objetivo para melhorar a vida de todas as camadas mais pobres, não com revolução, mas com crédito consignado, salário mínimo e bolsa família, bens de consumo e moradia, churrasco e viagens. Tudo pelas classes médias.

Dirceu e Genoino: notas contraditórias, em que criticam a democracia pela qual juram que lutaram

José Dirceu e José Genoino: notas contraditórias, em que criticam a democracia pela qual juram que lutaram no passado. No fundo, é o velho discurso: a democracia é burguesa, uma farsa que só favorece os ricos

Mas por que estamos falando disso? Certamente, não é para uma cobrança tardia. É por causa do julgamento do mensalão, mais exatamente por causa das reações de José Dirceu, José Genoíno e tantos outros membros do PT.

Os dois ex-dirigentes condenados deram notas escritas, cujo conteúdo tem dois pontos contraditórios. De um lado, tentam passar uma ilusão, a de que lutavam pela democracia desde os anos 60.

De outro, desqualificam essa democracia ao dizer que a decisão do Supremo Tribunal Federal, poder central no regime democrático, foi um julgamento de exceção e de ódio ao PT, promovido por elites reacionárias que dominam a imprensa e a justiça. Eis o velho discurso: a democracia é burguesa, uma farsa que só favorece os ricos.

Ao mesmo tempo, dizem que a vida do povo, dos mais pobres, melhorou e muito sob o governo do PT. Ora, em qual ambiente o PT cresceu, o presidente Lula ganhou e governou? Nesta nossa democracia que, entre outras coisas, levou a este extraordinário momento: Lula e Dilma indicaram os juízes do STF que condenaram Genuíno e Dirceu.

O movimento estudantil dos anos 60 e 70 foi uma tragédia. Foram para a política os melhores rapazes e moças. E a política, por causa da ditadura local e da guerra fria global, e mais a ideologia esquerdista então dominante na intelectualidade e na academia, levou à luta armada.

Tratava-se de um tremendo engano político. Como acreditar que uma guerrilha dentro da floresta amazônica poderia terminar com a tomada do poder em Brasília? Estava claro que a nova classe operária, como os trabalhadores da indústria automobilística, com seu líder Lula, sequer pensavam em Cuba, mas sonhavam com o padrão de vida dos colegas de Detroit. E os sindicalistas, com posições no governo.

E assim, jovens idealistas e com o sentimento de dever, perderam a vida, foram massacrados em torturas, banidos pelo mundo, famílias arrasadas. É um milagre que tantos deles tenham conseguido recolocar de pé a vida e estejam aí prestando serviços ao país.

Mas não serve para nada tentar esconder essa história. Em vez de tentar mudar o passado, melhor seria uma revisão, uma crítica serena, favorecida pelo tempo passado. Mesmo porque, sem essa crítica, ocorrem as recaídas que, estas sim, podem perturbar o ambiente político.

Felizmente, a democracia, modelo clássico, de Ulysses, Tancredo, Montoro, venceu, não sem uma ajuda dos jovens dos anos 60 e 70.

Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/

Exibições: 173

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 13 outubro 2012 às 19:27

  Tadeu em 1968 eu estava  em cima de um carro de combate do exercito na Av Presidente Vargas no rio de Janeiro, apontando uma metralhadora ponto 30 para os estudantes na passeata . Hoje  nos vivemos em uma plena democracia. Viva o Brasil.

Comentário de SERGIO COELHO BASTOS em 13 outubro 2012 às 19:09

 

EM RESUMO, NÓS QUE VIVEMOS NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO NOS ANOS 60/70 ESTAMOS ASSISTINDO A VITORIA ACACHAPANTE DA DEMOCRACIA CONSTITUIDA E BEM GUARDADA PELOS DRS. JOAQUIM BARBOSAS E AYRES DE BRITO SE ESTABELECER DEFINITIVAMENTE EM NOSSO PAÍS.......SEM A A ASSICIAÇÃO COM FIDEL CASTRO E SEUS ALIADOS...CHAVES, DIRCEU, JENOINO....E ETC... 

 

QUE  OS MINISTROS DO STF E DEUS NOS PROTEJAM.....SEMPRE.

Comentário de Tadeu Bastos Gonçalves em 12 outubro 2012 às 23:15

Romildo, que lucidez. Não escreveria nada melhor do que você colocou aqui. Em 1.970, fui signatário, em Joinville-SC, de um manifesto cujo título era: VERDADE 70. A pretexto de eleições em nosso Grêmio Estudantil, manifestávamos contra a ditadura, deixando claro que o que desejávamos era diferente do desejo dos grupos rebeldes de São Paulo, favoráveis a comunismo ou socialismo. Desejávamos ter uma democracia de oportunidades onde a capacidade fosse remunerada, diferente daqueles que desejavam dividir o capital dos outros. Vencemos, mas eles estão aí, rondando e prontos, para, se fraquejarmos, darem o bote.

Comentário de Valdir Jose Demarchi em 12 outubro 2012 às 20:51
Estarrecido, tive já há algum tempo, a oportunidade de ver e ouvir entrevista do Sr. José Dirceu na TV Globo, afirmando estar então desolado, magoado até, por ter sido na ocasião afastado oficialmente do PT, o partido do qual afirmou, foi um dos fundadores, ou melhor o seu principal mentor, fundador, pois disse ele ( e eu não acreditava estar ouvindo tamanha besteira ideológica ) " fui diversas vezes à Cuba buscar as bases DEMOCRÁTICAS para fundar o PT " ...

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço