Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sem desoneração, máquinas e construção preveem 630 mil demissões

Fabricantes dizem que desoneração da folha é importante para competitividade. Medida, um dos pilares do ajuste fiscal, deve ser votada na Câmara nesta quinta

Linha de montagem de máquinas de lavar da WhirlpoolFabricantes de máquinas e equipamentos estimam um corte de 150 mil pessoas no segundo semestre(Alexandre Battibugli/EXAME/VEJA)

Os setores de máquinas e equipamentos e construção civil estimam um corte de 630 mil vagas de trabalho, devido à elevação tributária com a nova alíquota do programa de desoneração da folha de pagamento. A medida, um dos pilares do ajuste fiscal do governo, deve ser votada na tarde desta quinta-feira pela Câmara. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo.

Os fabricantes de máquinas e equipamentos estimam um corte de 150 mil pessoas no segundo semestre. O número representa 43% da força de trabalho do setor, que chega a 350 mil pessoas. O número é bastante elevado se comparado com as 35 mil vagas fechadas no último um ano e meio. "É um descalabro. Estão matando e enterrando a indústria nacional", disse Carlos Pastoriza, presidente da Abimaq, entidade que reúne os fabricantes de máquinas. O setor de máquinas, que paga hoje 1% do faturamento para a Previdência, deve ter a alíquota elevada para 2,5%.

Na construção civil, a previsão é de 480 mil demissões, o que significa 14% dos 3,3 milhões de empregos gerados pelo setor. Se a projeção se confirmar o setor terá fechado 750 mil vagas em dois anos. "Esse problema está sendo provado pela crise econômica, mas a redução da desoneração da folha agrava a situação", afirma José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusCon-SP.

Governo - Na quarta-feira, o governo passou o dia em negociações para tentar garantir a provação pela Câmara do projeto que reduz a desoneração da folha de pagamentos. O vice-presidente Michel Temer, responsável pela articulação política do governo, e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy estiveram reunidos com líderes da base aliada discutindo estratégias.

(Da redação

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/sem-desoneracao-maquinas-...

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de adalberto oliveira martins filho em 19 junho 2015 às 10:28
o preço a ser pago pelo desmando deste desgoverno é caro!!! e vem mais ainda!!!mas tivemos Copa....e vem jogos olimpicos com gastos atuais de 40 milh....e assim vai!!! somente o $$ da copa + olimpíadas é o equivalente a este corte !!!!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço