Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor têxtil dá sinais de vencer uma crise que já vem de muito tempo

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Depois de um longo período de crises sucessivas, as regiões do Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu assistem aliviadas o setor têxtil se recuperar aos poucos. Apesar da recessão brasileira, que ainda assombra a economia, o setor cresceu 5% no primeiro semestre e promete manter ou até ampliar esse desempenho até o fim do ano. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, que agora faz plantão no Congresso Nacional na tentativa de aprovar a legislação que pode garantir o futuro do setor. Pimentel considera que a reforma trabalhista já é um avanço e tem esperança que a previdenciária e tributária saiam do papel.

Mas também há medidas específicas, como a reinserção do setor de confecção na MP 774/2017, que desonera a folha de pagamento, e o aumento da alíquota no Reintegra, o programa do governo federal que devolve às empresas parte dos impostos acumulados na cadeia de produção destinada à exportação. O interlocutor de Pimentel no Congresso é o senador catarinense Dalírio Beber, que coordena a Frente Parlamentar Mista José Alencar, responsável pela defesa do setor.

De acordo com o senador, “o setor têxtil, principalmente em Santa Catarina, foi, e é um dos que mais contribui para a recuperação dos níveis de emprego, mas é preciso avançar mais na abertura de novas frentes de trabalho formal, além de focar na agenda das grandes reformas e outras medidas microeconômicas, que são essenciais para a retomada do crescimento do país”.

http://www.floripanews.com.br/artigo/236-setor-textil-da-sinais-de-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 404

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Afonso cElso de Oliveira em 9 agosto 2017 às 0:28

O setor Textil esta ferido de morte por dois motivos simples:

-O setor não atrai mais novos talentos para ocuparem postos de trabalho para as próximas décadas,com exceção de Santa Catarina que com uma visão de futuro organizou a sua Industria Têxtil,oferecendo recursos e meios para ter uma mão de obra de qualidade;

-Os pequenos empreendedores estão desistindo pois não tem perspectiva de futuro,endividados e com impostos atrasados.

Acho que poderemos ter um aumento na taxa de desemprego ,pois estas pequenas empresas se equilibraram ate julho/2017 mas muitos estão optando em encerrar as portas.A crise foi longa de mais.

Comentário de José Rosa Reis em 8 agosto 2017 às 18:44

Essa notícia é muito boa, embora seja localizada no vale do Itajaí e do Itapocu. Espero que o sr. Fernando Pimentel, juntamente com o senador Dalírio Beber consigam mais apoiadores junto ao govêrno para que estas melhorias se estendam para todas regiões do Brasil onde haja esses seguimentos.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço