Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Já utilizada por algumas empresas do setor do vestuário brasileiro, a Produção Enxuta tem demonstrado que pode ser uma ferramenta importante para a redução do desperdício, colaborando na busca por melhores desempenhos de qualidade e produtividade. Entre os principais desafios na aplicação do método, apontados por especialistas e estudiosos no assunto, está a eliminação do estoque. No Brasil, o estoque de mercadorias é uma prática comum na maioria das empresas têxteis, motivado por uma série de fatores como a sazonalidade das vendas e a importação de matéria-prima. Na Produção Enxuta, a produtividade é determinada pela demanda do mercado, o que evita, por exemplo, excesso de mão de obra para o armazenamento de mercadorias. É possível adaptar procedimentos no sentido de diminuir os desperdícios e, consequemente, reduzir os custos de produção, elemento essencial para as empresas do setor de vestuário enfrentarem os preços dos concorrentes. Um dos pontos fundamentais para que esse modelo estratégico e integrado de gestão tenha êxito é o envolvimento de toda a equipe, desde a alta administração até os funcionários do parque de produção, que aos poucos construirão uma cultura para ganhos de competitividade. Para a implementação e o completo sucesso dessa ferramenta, é preciso observar alguns procedimentos fundamentais que envolvem princípios, pré-requisitos e a utilização de ferramentas adequadas. São etapas que incluem simplificação no fluxo, busca pela perfeição, foco na qualidade, capacitação, treinamento, responsabilidade, metodologia, melhoria contínua, controle, redução do tamanho do lote, medidas de performance, estratégias de resposta à demanda, entre tantos outros. Por meio de adaptações, força de vontade e persistência é possível conquistar bons resultados com a Produção Enxuta, conforme comprovado por estudos. Empresas que aderiram à ferramenta apresentaram ganhos em torno de 17% em produtividade e redução de seus custos, além de apontarem uma redução de 5 dias na capacidade de entrega dos pedidos aos clientes e uma queda do volume de mão de obra envolvida com a produção. Este relatório pretende nortear empresários que tenham interesse em dar início à Produção Enxuta em seus negócios e, consequentemente, buscar novos caminhos a fim de competir no mercado nacional e internacional.

 

Clicar no link abaixo:

Produção Enxuta: Desafio da Indústria do Vestuário.pdf

 

 

Exibições: 896

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá1

Trabalhei 16 anos na  Whirlpool SA (produz a marca Consul e Brastemp) e esta é referência em produção enxuta. Nas linhas de montagem  onde era supervisor tínhamos metas de Kaizen, redução de custos nos processos .

Hoje, trabalhando na área textil, estou implantando as ferramentas do LEAN (5s, Jidoka, TPM, Cell Desing) e os resultados estão aparecendo rápidamente, em 4 meses a fábrica esta mais organizada, o reprocesso esta perto da meta e o custo coversão diminui consideravelmente.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço