Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

China impõe toque de recolher ao Brasil

Associação Nacional dos Produtores de Alho ? ANAPA

 

 

 

 

 

 

Você deve estar pensando no absurdo desta informação. Ou, ainda, que no mínimo houve um erro de redação. Ou então, que isso não passa de uma piada de muito mau gosto. Infelizmente não. Quiséramos nós estar totalmente errados.

A China já definiu: o Brasil está fadado ao fracasso no tocante à produção agrícola de alho. Aqui no país, nossos produtores nadam contra a correnteza. Ou melhor... nadam, nadam, e morrem na praia. Não, nos portos.

Não adianta o produtor brasileiro respeitar as legislações vigentes, empregar mais de 80.000 trabalhadores e produzir alimentos com qualidade. Se me permitem dizer: ainda tem muita gente em nosso país que acredita sim, que o que vem de fora é melhor. Sabe aquele comportamento ultrapassado de valorizar o que é estrangeiro em detrimento do que é seu?

Você talvez não saiba, mas com certeza, em busca de uma alimentação saudável, consome alho chinês. Uma dica: faça uma busca rápida no Google e descubra as precárias condições de produção por lá.

Um tanto quanto contraditório: o Brasil celeiro do mundo - produtor de alimentos - não produziria alho? É claro que sim. Um dos alimentos mais consumidos em nossa culinária e com maior propriedade nutricional, inclusive a renomada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, já constatou:

- Para obter sabor similar a 1 dente do alho nacional são necessários 5 dentes do alho chinês;

- O alho nacional contém 40% a mais de alicina do que o chinês, seu principal ativo composto, responsável pela maioria das propriedades farmacológicas, com propriedades antioxidantes e antibióticas, além de combater bactérias, fungos e vírus.

Então, porque um cidadão BRASILEIRO não consome alho BRASILEIRO? Porque é imposto a esse BRASILEIRO que consuma o alho CHINÊS. Por diferentes motivos: esse alho é desembaraçado nos portos brasileiros a valor abaixo do praticado em solo nacional (o que impede a concorrência com o alho brasileiro), muitas vezes os importadores não recolhem todos os impostos necessários à transação, há ainda a triangulação da mercadoria, isso tudo gera automaticamente, que o mercado da esquina opte por um produto mais barato.

E também, porque nós, produtores brasileiros, temos tecnologia, clima e investimento adequados à produção nacional, mas não nos enxergam, e porque continuam insistindo que você, consumidor, brasileiro, gere emprego na China em detrimento dos empregos no seu país, consuma alimento que não tem qualidade garantida e que continue por muitos e muitos anos sem saber de onde está vindo o alho que você consome. Afinal, isso não seria uma questão de escolha, não é?

Enquanto representantes dos produtores de alho nacional cumprimos nossa obrigação. Lutamos pelos direitos e deveres de nossos produtores. Exigimos do Ministério da Agricultura, da Receita Federal do Brasil, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais de Justiça, dos Parlamentares, medidas que visem à proteção e manutenção da cultura do alho no Brasil.

Mas por coincidência acompanhamos a cada colheita brasileira, justamente em plena comercialização, uma enxurrada de alho chinês sendo desembaraçado nos principais portos brasileiros. E ponto. As consequências da ausência do poder público ficam por aqui: nossos produtores são desestimulados a continuar suas atividades e contabilizamos a extinção de milhares de agricultores familiares.

E no fim dessa história os navios retomam seu curso a espera de uma próxima encomenda brasileira...
Ridículo, não?

Nós, produtores de alho nacional exigimos respeito.

Se você também exige respeito e se sente envergonhado com as políticas públicas adotadas pelo seu país, partilhe a verdadeira história da produção de alho mundial. Divulgue, noticie e comente o que realmente acontece por aqui.

Valorize o que se produz no Brasil. Consuma o alho roxo brasileiro.
 
Rafael Jorge Corsino
- Engenheiro Agrônomo - Presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA

 

 

Exibições: 1158

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 13:48

GILBERTO MIYAKE: Sobre sermos uma nacao de apreciadores de Bundas, Barriga Tanquinhos, experts em Enrredos de novelas da Globo, preocupadissimo com chapinhas, alizantes, e cremes hidratantes, e toda o periferico a isso pertinente, isso vc e eu estamos berrando o mesmo. Gostar disso e de calcinhas de griffe nao e pecado. E parte de sermos humanos: AGORA VIVER, TER A NOSSA EXISTENCIA EM FUNCAO DISSO EM DETRIMENTO DE NOSSA EDUCACAO, CIDADANIA e DIGNIDADE, e coisa de idiota. E isso somos nos. Quanto a carga tributaria alta eu ja fiz o comentario, O CRIME COMPENSA NO BRASIL PELA IMPUNUDADE. E agora ela parece vir rolando morro abaixo, vinda la do Supremo!  E nessa festa maxima da Cristandade, temos o Barbalho de presente de Papael Noel, la no Senado. O Homem que disse que analogamente a Cristo, as suas algemas eram a "coroa de espinho" do Mestre. E esse cinismo? Qual de vcs fez um protesto aqui contra o Retorno desse cidadao? seria medo? Seria por terem parentes em bons empregos publicos? E O MENSALAO? Nao reclamam dos Jesuinos, Geroinos , Albuinos e outros Suinos? Dos Lobos e Loboes? Das Darnas e Sarneys? Medo do PT?  Medo que que partido? Nao atacamos SIGLAS, atacamos CORRUPTOS! O processo do Mensalao vai PRESCREVER E CADUDAR e o Supremo Tribunal ainda arrastando os pes ha 4 ou 5 anos? Que falaram voces? SdM

Comentário de Ivan Postigo em 22 dezembro 2011 às 13:41

Isaias, Já vi muita greve de empregado, mas nunca vi greve de patrão.

Uma greve geral seria uma grande novidade no país.

E não precisa ser de dias. O Pais todo parar por dois minutos ( para sair do padrão um minuto) terá grande efeito, mas qual será a adesão?

Quantas empresas passariam o dia de portas fechadas como protesto?

Algumas ainda correriam o risco de depredação.

Na nossa bandeira falta uma palavra: União.

Deveria ser: União, Ordem e Progresso!

Comentário de isaias boaventura santos em 22 dezembro 2011 às 13:31

Meus amigos e patriotas! Temos que sair nas ruas e buscar nossos direitos. Chega desses Políticos que só pensa em seu próprio bolso, O povo tem o poder e não sabe usar, vamos a GREVE GERAL ou a pedir a  expulsão do SENADO OU DOS DEPUTADOS, há é absurdo, sim eu sei mas eles iriam RESPEITAR a quem os elegeram. Se o salários deles fossem 5 ou 6 salários mínimo isso não ocorreria.

 

Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 13:22

MIYAKE: Me mande se puder o Henfil de trinta anos atras, Deve ser interessante. Claro todos querem comprar o mais barato, mas esta equacao o REALMENTE BARATO e o que se presenta melhor na fracao CUSTO/BENEFICIO. E somos incapazes de ver isso. samdem@aol.com. Brigadao. SdM

Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 13:19

GONCALVES: A nossa carga tributaria eh vergonhsamente ALTA. Paremos. Pensemos? Porque e qual serai a solucao?

Causa: (1) CORRUPCAO 80% (2) Ma administracao. Porra ja nao disse que 30% dos nosso PIB SOME? E o que fazemos? Cursos para ENCONTRAR UM EMPREGO PUBLICO. Ja e hora de se acertar esta ZONA DO MERETRICIO chamada Brasil, As putas sao os politicos, os fregueses, nos. As putas estao la POR NOS ELEITAS, por sermos IGNOIRANTES E DESEDUCADOS. Assim seremos sempre Estado Vassalo.  O Cu da Mae Joana! SdM

Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 13:12

GILBERTO: Sim a China e anacronicamente COMUNISTA e economicamente e uma nacao CAPITALISTA SELVAGEM! SEL-VA-GEM! Eles roubam royalties, teem um ministerio de "Pesquisas" que e composto de HACKERS que invadem os sistemas de computadores da Nasa a Embrarer. Do Itamaraty, a Fabricas do ABC. De Partidos Politicos ao Exercito. Roubam informacao ate do CATZO! Isso e fato. Claro que todos fazem isso. E a chamada guerra cubernetica que ainda nao e tema da Globo e Veja.A diference e que com essas informacoes a China esta sempre a cavaleiro nas negociacoes, na fabricacao tecnologica etc. O JAPAO pagou e paga todos os Royalties. Subiu NA RACA. Os Chines nao teem escrupulos nessa area. Sao taoGersista e vagabundo como nos, mas em maior numero.

Agora Gilberto, olho: O povo la anda RELATIVAMENTE quieto baixo a chibata. Havera, muito comocao social por la, mais cedos do que vc imagina; ja se abafam severas manifestacoes populares por la. Na chibata um dia o povo se rebela. Eh questao de tempo. QUANTO A MATERIA PRIMA x MANUFATURADOS. Gilberto, no frigir dos ovos, no PEGA PRA CAPAR, o Brasil sobrivivera uma crise catastofica financeira: Temos o que comer. Agora a Arabia Saudita, nao podera viver com Hamburguedas de alcatrao de betume (piche) e nem a China na base da Sopa de Papelao e Parafusos... Quem tem materia prima esta sempre por cima, SE FOR SABIO. Japao eh um milagre, sobrevive com pouquissima materia prima e agro pecuaria. E uma sociedade sabia: Voivem numas lhas vulcanicas, 20% aravel, produzindo 1.8% de seu petroleo e com minerio de Ferro muito pobre, sempre importando. Mesas atras sofreu um tsunami e terremoto devastador e veja como esta? Aqui patrao, somos MACUNAIMAS. Se nao fosse pela graca de Deus de mandar os seus  avos para ca, estavamos comendo ainda Aroz-Feijao-Carne Seca -Couve Mineira. Talves, tambem, umas broas de fuba. SdM

Comentário de Gilberto Miyake em 22 dezembro 2011 às 12:56
Aí, vem um imbecil lá do planalto dizer que "as elites estão contra...", ah. Tenha a santa paciência.
As elites é que fomentam essa canalhice de distribuir dinheiro a quem não quer trabalhar
Recheados de burocratas, estamos cheios de gente que faz a conta no macroeconômico para distribuir no micro.
O raio é que, mais e mais, os "elitistas" se cansam do que fazem - que é quase como remar contra a correnteza - e param de produzir.
Aí, sobra o que?
EXTRAÇÃO e COMÉRCIO.
Ah, sim, sobram os bancos, que fazem as duas coisas: Extraem via tarifas o meio circulante e comercializam dinheiro para quem não precisa (é, por que se for para financiar o verdadeiro empreendedorismo, o banco simplesmente diz: o seu projeto não foi aprovado...).
Dureza pouca é bobagem...
Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 12:50

GILBERTO MIYAKE: Aqui tambem a nossa constituicao, repito A CONSTITUICAO BRASILEIRA (e bom a ler de vez em quando) NOS GARANTE o direito de trabalho. E nos garante tambem uma porrada de coisas. Garante ate que os vagabundo irao para a cadeia. Fazer, cumprir, punir e o "X "do problema. Agora sejamos realistas: Ha milhoes de recipientes de Seguro de desemprego, recipientes de Cesta basica e de Bolsa Familias que nao querem Porra nenhuma com o trabalho. Ganham mais no ocio, Ha outros que querem sair desse ciclo vicioso, e nao teem como. Calcula-se que 30% do PIB brasileiro, repitirei: TRINTA POR CENTO DO PIB do Brasil, eh, de alguma forma, desviado. E a punicao? Ah, a constituicao anda cheia de artigos para isso e para aquilo...So no papel.  Tambem aprender a ler nao ira salvar o Brasil. O problema e mais CULTURAL. SdM

Comentário de Gilberto Miyake em 22 dezembro 2011 às 12:49
Falamos em carga tributária, mas, o Governo não se preocupa, pois, o brasileiro é o povo mais pacífico do mundo, nunca passou por escassez de nada, não sofreu com invasões e guerras com nações mais poderosas.
Diante de tanta fartura, e - ainda por cima - tendo CARNAVAL, FUTEBOL E BUNDA (com todos os agregados, cervejinha, feijoada e praia), como é que se protesta?!
Protesto é deixar de pagar imposto! venham me cobrar em casa, de preferência, com um mandato judicial e polícia a tiracolo!!!
Para mudar: Voto? Esqueçam!!! Não adianta votar em novas caras, pois (quem assistiu ao filme "TROPA DE ELITE 2" e ouviu a fala final, pouco antes dos créditos do filme) o "sistema" é mais forte. As caras que entrarem, acabam - por bem ou por mal - se aliando ao sistema. Ou, morrem, por ser do contra, ou por tentarem consertar o que está (mal) feito.
Comentário de Sam de Mattos em 22 dezembro 2011 às 12:40

LUIS EDUARDO MELLO: Bem Luis, trabalhar 24 horas/Dia eu sei que e forca de espressao. Mas vc esta certo: Repare bem: Ja notou que o Brasileiro nao procura TRABALHO? Geralmente procura EMPREGO?  Preste bem atencao na semantica e ai notara o nosso perfil. Ate pouco tempo eramos uma nacao escravagista. Ate 1888! Temos uma tradicao de VAGABUNDAGEM. Da Portuguesa bigoduda ( perdoe-me a Globlo) andar com duas mucamas na liteira e de sombrinha para que o sol dos tropicis nao escurecesse ainda mais a sua epiderme Moura. Note Mello, como o imigrante, via de regra, vem para ca e em dua tres geracoes estao por cima em posicoes profissionais e industriais? Somos uma Nacao de MACUNAIMAS. Peco a todos voces que leiam este tratado social sobre a mentalidade do Brasileiro escrito PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DA LITERATURA MUNDIAL, em forma de Realismo Fantastico. Sim, decadas antes do Gabriel Garcia Marquez... Esse eh o problema: Temos que conhecer o MACUNAIMA, nos analisar introspectivamente e EXORCISAR o Macunaima de dentro de nos. Mas como? Aqui nao se le, nao se escreve, somente se clica num quadradinho do Facebook: CURTI! Curti a vida. E pra porra vamos nos todos. SdM

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço