Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dois temas interrelacionados vêm sendo discutidos e consolidados nos últimos anos: a Sustentabilidade e a Química Verde. O tema Sustentabilidade tem conotações muito mais abrangentes e avançou muito mais rapidamente dentro da sociedade do que a ideia da Química Verde, ou seja, de uma Química direcionada para o bem-estar e a qualidade de vida.

A química verde pode ser definida como a utilização de técnicas químicas e metodologias que reduzem ou eliminam o uso de solventes e reagentes ou geração de produtos e sub-produtos tóxicos, que são nocivos à saúde humana ou ao ambiente. Este conceito, não é novidade em aplicações industriais, principalmente em países com controle rigoroso na emissão de poluentes. Ao longo dos anos os princípios da química verde têm sido inseridos no meio acadêmico, em atividades de ensino e pesquisa.

O que hoje está sendo chamado de química verde na verdade não apresenta nada de novo, uma vez que a busca um desenvolvimento auto-sustentável há anos está incorporada nos ideais do homem moderno. A ECO-92, o Protocolo de Kyoto e a Rio+10 são exemplos de iniciativas que mostram a crescente preocupação mundial com as questões ambientais.A química verde pode ser encarada como a associação do desenvolvimento da química à busca da auto-sustentabilidade.

Está na hora do Brasil ter um plano estratégico nesta área, tendo em vista que a própria população já está bem sensibilizada com os problemas da sustentabilidade,mas ainda com passos de formiga perto do que realmente precisa-se fazer,por isso não sabemos até onde esta preocupação significa renúncia a alguns velhos hábitos socioambientais bem conhecidos. Porém, palavras devem ser transformadas em ações efetivas.

Estas não são as únicas ações dentro do complexo e diversificado panorama da sustentabilidade. Ainda há muito a avançar nesta direção, pois só temos um planeta e o futuro não pode esperar.

Exibições: 586

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Giovanni Carlo Frascolla em 14 maio 2012 às 14:17

Muito bom Elisângela. É isso mesmo!!!

Talvez o que poderia ajudar para se avançar mais rapidamente em nosso setor têxtil, seria criar um grupo de estudo (trabalho) composto por profissionais que compartilham desses mesmos pontos de vista e apresentar às diversas entidades, bem como aos orgãos competentes, algumas sugestões/recomendações concretas, que favoreçam uma melhor sustentabilidade e a aplicação de uma Química + Verde. 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço