Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

BNDES e Caixa estão altamente expostos a problemas da EBX

Grupo de Eike Batista também tem dívidas com Bradesco, Itaú Unibanco e BTG. Estimativa é de que empréstimos concedidos por esses cinco bancos somem R$ 9,42 bilhões

Banco BNDES no Rio de Janeiro

BNDES, Caixa, Bradesco, Itaú Unibanco e BTG são as instituições com maior concentração de financiamentos ao grupo de Eike (Rafael Andrade/Folhapress)

Os bancos estatais Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são os mais expostos à dívida do grupo EBX, disse em relatório na segunda-feira o Bank of America Merrill Lynch (BofA). Apesar de dados limitados sobre a exposição a empréstimos do grupo, o risco está concentrado em alguns dos maiores bancos do país, disseram em um relatório analistas liderados por Alessandro Arlant. A exposição está concentrada em cinco bancos brasileiros, a começar pelo BNDES e a Caixa, seguidos dos bancos privados Bradesco, Itaú Unibanco e grupo BTG Pactual.

Enquanto Arlant estima que os empréstimos concedidos por esses cinco bancos ao grupo EBX chegam a 9,42 bilhões de reais, o número pode estar subestimado por conta da falta de divulgação dos dados e dificuldades em avaliar quanto dessa exposição tem garantia colateral. Grande parte dessa garantia, contudo, está baseada em ações das próprias companhias do grupo. Só nos últimos meses o empresário mudou de rumo e passou a vender ativos e pagar dívidas para reduzir exigências de garantias colaterais.



De acordo com os analistas, o BNDES, tradicional financiador de longo prazo de empresas brasileiras, tinha de longe a maior exposição à dívida do EBX no final de março - um total de 4,9 bilhões de reais. A exposição da Caixa à dívida do grupo EBX era de 1,4 bilhão de reais, principalmente à empresa de construção naval do grupo OSX Brasil SA, disse o relatório. O Bradesco emprestou 1,25 bilhão de reais e o Itaú, 1,24 bilhão de reais, de acordo com dados relativos ao primeiro trimestre. No caso do BTG Pactual, o banco de investimento controlado pelo bilionário André Esteves, a exposição foi estimada em 649 milhões de reais, principalmente à MPX Energia SA, disse o relatório.

O Bradesco não quis comentar o relatório e o BNDES alegou que alguns contratos com clientes estão sujeitos ao sigilo bancário. Itaú, Caixa e BTG Pactual não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

As ações das empresas do grupo EBX afundaram nesta segunda-feira depois que a empresa de petróleo OGX declarou que pode interromper a produção de seus principais poços ao longo do ano que vem. Cinco das seis empresas negociadas em bolsa do grupo EBX perderam mais de 90% de seu valor comparado às máximas, e os bônus da OGX, que foi por anos a principal unidade do grupo EBX, estão sendo negociados a cerca de 20 centavos por dólar. Eike Batista, um dos mais bem sucedidos empresários brasileiros durante a década de boom das commodities, viu sua fortuna encolher de 30 bilhões para 10 bilhões de dólares este ano.

No fim do ano passado, as seis companhias de Eike negociadas em bolsa tinham uma dívida líquida total de cerca de 15 bilhões de reais, de acordo com dados da agência Reuters.

(com agência Reuters)

Exibições: 192

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de julio cesar de souza em 4 julho 2013 às 10:55

   "COMO FICAR BILHONARIO DA NOITE PARA O DIA" COM O

    CONSULTOR DE MERCADO: "XEIKE" BATISTA, O MAGO DA OGX!

Comentário de julio cesar de souza em 4 julho 2013 às 10:46

EXATAMENTE, ADEMIR E AMIGOS!!!

TEMOS QUE EXIGIR DO MINISTÉRIO PÚBLICO "FEDERAL" PROFUNDAS

INVESTIGAÇÕES SOBRE OS INTERLOCUTORES DAS INSTITUIÇÕES QUE

ORQUESTRARAM AS PARTICIPAÇÕES DESTAS NAS EMPRESAS DO "XEIKE"

E QUE AGORA OS COFRES PÚBLICOS(BNDS E CAIXA) DO "NOSSO" TESOU-

RO NACIONAL TERÃO QUE ARCAR COM O PREJUÍZO. E ESTAS, CERTAMEN-

TE, NOS LEVARÃO AO CONGRESSO NACIONAL, POIS, EXISTEM FUNCIONÁ-

RIOS PÚBLICOS DE TODOS OS NÍVEIS. SE DISSEREM QUE MUITA GENTE

CAIU "NESSA" VAMOS DIZER-LHES QUE SÓ CAÍRAM "NESSA" POR CONFI-

ANÇA NAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES!!! 

Comentário de Ademir Oliveira Souza em 2 julho 2013 às 18:17
Procuramos aqui no Norte, por Financiamentos de valores muito pequeninos junto ao BNDES e os Gerentes de Bancos nos tratam com desconfiança e ficam nos enrolando...sendo que o q pedimos é para pagar mesmo e damos garantias e nada sai.
Ai... vem seu Eike Batista com suas ideias e sonhos e consegue tudo... e olha o resultado...
O

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço