Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

A modelagem é uma das etapas mais importantes na construção do vestuário. Para desenvolvê-la são necessários os cálculos de execução e ter conhecimento sobre o corpo humano. Também é preciso conhecer os aspectos ergonômicos que envolvem a construção, o equilíbrio do corpo e como este reconhecerá o caimento, textura e volume dos tecidos.

A modelagem é a etapa de planificação da roupa/ Reprodução


A modelagem pode ser dividida em dois métodos principais: a modelagem plana e a modelagem tridimensional.

Por definição, a modelagem plana é um método de construção utilizada para transformar uma forma bidimensional em tridimensional. Esta, por sua vez, pode ser dividida em duas técnicas principais:

- Modelagem plana manual que consiste na elaboração da modelagem sobre um papel base e suas interpretações;

- Modelagem plana digital que é desenvolvida através de sistemas CAD/CAM, com as ferramentas específicas para as necessidades da indústria do vestuário. Esta técnica segue o mesmo princípio de construção mas é elaborado na tela do computador através da manipulação das linhas e pontos.

A modelagem tridimensional faz o caminho inverso, é o método utilizado para transformar a forma tridimensional em bidimensional. São técnicas de construção volumétrica, que são trabalhadas diretamente sobre a forma final, seja um busto, uma manga, uma gola ou um detalhe da peça.

É caracterizada pela marcação do busto de modelagem com fitas nas linhas principais e com as possibilidades de recortes, formatos de bojos, entre outros. Para se chegar ao volume idealizado, o designer utiliza diversos materiais (como morim, algodão cru, fita crepe, TNT, etc.).

moulage (ou drapping) é a técnica que consiste na execução da modelagem através da manipulação de tecidos sobre um manequim, explica Sabrá (2009). Após a construção da modelagem tridimensional, esta é planificada e poderá passar pelo processo de digitalização em CAD/CAM para a graduação e produção em quantidade.

Por Polyane Carlota
Docente e Designer de Moda e Vestuário, sócia da Camisaria Carlota Reis


Referências
SABRÁ, F. Modelagem. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

http://www.audaces.com/br/Desenvolvimento/Falando-de-Desenvolviment...

Exibições: 710

Responder esta

Respostas a este tópico

bom dia!

como faço para falar com a Polyane Carlota? ela era a minha professora de tecnologia textil

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço