Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Costureiras vão ganhar cursos gratuitos na região do ABC

Andréa Iseki/DGABC

Cursos gratuitos para suprir a carência de profissionais qualificados no setor têxtil e de confecções na região: esse é o foco de acordo firmado entre representantes do APL Têxtil do Grande ABC – que reúne empresas do segmento, com o apoio de instituições regionais e administrações municipais, como a de São Bernardo –, com o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

A coordenadora técnica do APL Têxtil, Alessandra Santos Rosa, cita que o plano é oferecer aulas de costura industrial, modelista e desenhista de moda, manutenção de máquinas e também de confecção para lingerie e fitness, para pessoas de baixa renda interessadas em ingressar na profissão. Ela acrescenta que entre as metas está a de atrair jovens para a atividade e, em fase posterior, oferecer oportunidades de qualificação até em nível superior.

Os cursos, que devem ter início ainda neste ano, deverão ter, cada um, três meses de duração e formar de 25 a 30 pessoas por turma. Como haverá aulas matutinas e noturnas, a perspectiva é capacitar de 150 a 200 alunos, no total.

CATÁLOGO - O grupo do APL está em vias de lançar catálogo eletrônico das empresas do segmento na região, no qual os empresários poderão se inscrever para fornecer sua marca e divulgar, on-line, o que fazem.

Alessandra assinala que o objetivo é que outras indústrias do Grande ABC conheçam e fechem negócios com o segmento (por exemplo, para a compra de uniformes).

FINANCIAMENTO - Outro objetivo dos representantes da área têxtil é conseguir linha de financiamento da Caixa Econômica Federal para a atividade. O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, já oficializou o pedido à instituição financeira em Brasília.

Recentemente, outros APLs (do setor gráfico e de panificação) obtiveram acesso a essa linha, que oferece até R$ 100 mil por contrato, para capital de giro, com juros de 0,83% ao mês e pagamento em até 24 meses.

IMPORTAÇÕES - Além da dificuldade de encontrar profissionais qualificados, o setor têxtil tem perdido espaço no mercado interno para os itens importados. Nos primeiros cinco meses do ano, somente as importações de vestuário tiveram aumento de 5,95%, em valor, em relação ao mesmo período em 2013.

De acordo com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), as compras de itens do Exterior devem superar as exportações brasileiras do segmento em US$ 6 bilhões no fechamento deste ano.

http://www.dgabc.com.br/Noticia/535963/costureiras-vao-ganhar-curso...

Exibições: 269

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de denise medeiros rocha em 21 junho 2014 às 11:09

Espero que curso aplicado aí seja melhor do temos em Ribeirão Preto.

Aqui quando fiz, era curso de reta e orvelok, onde aprendiamos a manuseiar essas maquina. Mais alunas não podiam aprender a confeccionar nenhuma peça de vestuario.

No curso de modelagem era da mesma forma, só podia modelar papel. Entre aprender o manuseio das  máquina de reta e orvelok e modelagem ficou uma lacuna. Bainha de lençol é facil.

Explico minha obs: Quando fui fazer uma entrevista de aluna deles para trabalhar comigo e pedi para fechar uma camiseta, no ombro. Sabe qual foi a pergunta que ela me fez! Onde é ombro?

Desejo muito que este aí seja melhor.

Comentário de Márcio André Pereira em 20 junho 2014 às 17:32

Poderiam propor estes cursos aqui na região de Campinas também!!

Comentário de Tadeu Bastos Gonçalves em 19 junho 2014 às 18:34

Acordaram. É o primeiro curso com duração de três meses e especialização em produto. 

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço