Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Abit: em vez de culpados, é preciso buscar soluções

Abit: em vez de culpados, é preciso buscar soluções
escrito por Rafael Cervone, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

O goleiro Barbosa, que tomou o fatídico gol do atacante Ghiggia, não foi o único culpado pela opinião pública e a imprensa pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950. O uniforme de nossa seleção também foi sumariamente julgado e condenado como um dos grandes responsáveis pela chamada “tragédia do Maracanã”. A sentença têxtil baseou-se no fato de a camisa branca, com golas azuis, “ser insuficientemente nacionalista”. À época, o jornal carioca Correio da Manhã decretou, em editorial, que o traje sofria de “falta de simbolismo moral e psicológico”.
O bom senso e a razão reparam a injustiça histórica, pois Barbosa não perdeu aquela copa sozinho e o uniforme branco, embora jamais utilizado novamente pela Seleção, não teve qualquer influência no resultado. Nos 64 anos desde aquele triste episódio do esporte nacional, quando novamente o Brasil tenta vencer uma Copa do Mundo jogando em casa, o futebol evoluiu muito em termos de preparação física, conceitos táticos e materiais. Atletas, como qualquer ser humano, continuam suscetíveis a eventuais falhas, mas os uniformes nunca mais poderão ser culpados. Mais do que isso, deixam de ser um item passivo do jogo como em 1950, tornando-se um dos fatores ativos para a performance física.
Sem dúvida, uma seleção que disputasse esta Copa do Mundo de 2014 utilizando camisas e calções antigos levaria sensível desvantagem em relação aos times vestidos com peças dotadas das últimas tecnologias desenvolvidas pela indústria têxtil. Seus jogadores cansariam mais, ficariam mais desidratados e carregariam um peso extra em comparação aos oponentes. Os grandes avanços ocorridos nos tecidos possibilitam, por exemplo, que os uniformes atuais sejam muito mais leves, não concentrem suor e favoreçam a oxigenação da pele dos atletas.
Tecnologia, aliás, não é uma resposta apenas para os fabricantes de tecidos e confeccionados destinados à área esportiva, mas a toda a indústria têxtil e de vestuário do Brasil, em uma competição ainda mais importante do que a Copa do Mundo da FIFA: o duro jogo da concorrência internacional, não só na preservação de nosso mercado interno, como nas exportações.
Nesse complexo campeonato, ao contrário do que ocorreu na derrota da Seleção Brasileira em 1950, não é produtivo ficar simplesmente buscando culpados. Precisamos, sim, ter consciência dos obstáculos dos impostos elevados, dos juros altos, das vantagens competitivas nem sempre leais de algumas nações e de todos os problemas relativos ao “custos” e “sustos” do Brasil. É nosso dever conhecê-los e nos mobilizarmos civicamente para tentar melhorar o ambiente de negócios.
Porém, em vez de ficar na retranca e na eleição de culpados, precisamos adotar atitude proativa, a começar pelo item crucial da tecnologia, um grande diferencial de competitividade. Temos, ainda, de capitalizar nosso reconhecimento internacional como nação que desenvolve moda sustentável e politicamente correta, inclusive no que se refere à legislação trabalhista. Estamos dialogando com avançados centros de produção japoneses, portugueses, espanhóis e norte-americanos, para trocar experiências e know how. Devemos aproveitar nosso grande parque industrial e produzir aqui para marcas que hoje utilizam a manufatura chinesa e de outros países. Excelência local para globalizar nossa indústria. Esta é a ideia!
Com táticas mais contemporâneas, não só capacitaremos melhor nossas empresas para o mercado externo, como para o doméstico. São estratégias que nos tirarão da defesa e nos colocarão dentre os favoritos para vencer no campeonato mundial do comércio exterior, no qual cada conquista significa mais empregos, geração de renda e crescimento econômico.

Exibições: 430

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Hilario Aleixo Munhoz em 6 julho 2014 às 22:49

Há um excesso de propaganda do Sebrae mesmo. Será que o sistema S virou braço do governo?

Como aconteceu isso, se o sistema S é sustentado por empresas ?

A FIESP não representa os empresários? Como pode seu presidente o Sr. Skaf se aproximar do atual governo que nunca chamou o empresariado para conversar e tem ideologia contrária a economia de mercado e a iniciativa privada?

Se for isso mesmo, me admiro... já ouvi falar que eleitores desinformados e sem formação não sabem votar....mas como os empresários elegem o presidente de sua entidade de classe que atua como qualquer outro político de plantão?

Estão vendendo as instituições do sistema S em troca de verbas estatais e apoio político?

E os empresários??? Se for isso mesmo, então deixemos de reclamar do governo...temos o governo que o povo merece e as instituições representativas que o empresariado merece

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 2 julho 2014 às 7:09

companheiro marcos augusto,

estou na área têxtil desde 1963. sempre foi assim. quiçá possamos vever uma épóca de entendimentos, entre nós operadores dos diversos setores do setor, técnicos e engenheiros, além dos empresários.

 bom o seu comentário.

Comentário de Marcos Augusto Figueiredo de Oli em 1 julho 2014 às 22:15

Realmente ,muito chororo e pouca ação ,é muito fácil reclamar e achar culpados ,somos desvalorizados com uma classe desunida (Texteis)um querendo fritar  o outro vivo a começar dos colegas técnicos que se vendem por salários irrisórios . ta certo o Antonio Paculdino .Marcos Augusto Cel 31 99779451 

Comentário de Romildo de Paula Leite em 1 julho 2014 às 10:28

   Para onde se olha nesse nosso Brasil existem desvios.

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 1 julho 2014 às 9:17

Carissimo Antonio Paculdino,

existe nexo sim.  precisamos ter a coerente prestesa  de gritar por objetivos e metas práticas, reais e honestas.

já havia meditado na ocorrência de quetrês técnicos de futebol, conforme sua descrição.

ABSUDO. INCOMPATÍVELS COM NOSSAS LEIS(lei eleitoral). A PROPAGANDA ELEITORAL JÁ ESTÁ VEICULADA DE FORMA SUNTUOSA E EXPLICITA.

O CUSTO DE TUDO ISTO, QUE PODEMOS DIZER AVILTAMENTO EM NÍVEIS ESTRUTURAIS DO ALTO ESCALÃO, É COMPENSADO COM A BURRICE  DO CONTRIBUINTE.

SERÁ QUE PERDEMOS A MEMÓRIA??????

SUA OBSERVAÇÕES SÃO OPORTUNAS E PRECIOSAS,..............

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 1 julho 2014 às 8:49

Sem muito nexo com o artigo, mas sendo da ABIT, externo minha indignação com o excesso de propaganda do SEBRAE. Tres técnicos de futebol com várias inserções no horário mais badalado da Copa, deve custar uma fortuna. E o dinheiro sai dos empresários. O sistema S precisa ser auditado com rigor. Estão desviando o dinheiro para promoção que não é necessária. A aula-hora do Senai é mais cara do que da escola de medicina.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço