Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda


Como vocês já devem ter percebido pelos meus posts anteriores, existem várias etapas para criação de uma coleção de vestuário. Uma coleção de moda é um conjunto de produtos com unidade e harmonia estética. Para conseguirmos essa unidade, utilizamos o tema da coleção, cartela de cores e materiais e superfície e também os elementos de estilo. Estes elementos são detalhes que, usados de forma repetida em diferentes formas nas peças, conferem harmonia e unidade aos produtos.

Mas como encontrar esses elementos? Não podemos esquecer a marca que estamos criando, não podemos criar produtos que não condizem com esta marca. Depois, devemos estar atentos ao tema da coleção. Os elementos de estilos podem vir das tendências de moda e do tema da coleção, quando extraídos do tema, com certeza eles são mais autorais, pois é o olhar do criador que vai em busca destes elementos. Eles podem ser recortes, detalhes, aplicações. O interessante é usar eles de diferentes formas em diferentes peças.

Vou dar um exemplo legal para compreender o que estou explicando. O tema da coleção é tatuagens old school – um estilo de tatuagem. As âncoras são um dos símbolos deste estilo, a base da âncora pode virar um elemento de estilo. Mas como? Neste exemplo, conseguimos perceber o desenho feito a partir da base da âncora. Este desenho pode ser usado em decotes das peças, forma de mangas e bolsos, recorte nas peças, ou seja, a mesma forma é usada de diferentes formas na coleção, fazendo assim com que a mesma fique harmônica.

Exemplo âncora. Fonte: Reprodução.



Nos próximos exemplos vou mostrar duas formas de encontrar elementos de estilo, apresentando o painel de inspiração da coleção e posteriormente os elementos encontrados neles. No primeiro exemplo o tema da coleção era a arquitetura da Idade Média (Gótico) e duas personagens de Game of Thrones. O painel nos mostra em imagens as principais referências que serão usadas na coleção.

Exemplo de painel de inspiração. Fonte: Acervo pessoal elaborado por Mariana Maffei.



No próximo painel visualizamos alguns elementos de estilos retirados de imagens do painel de inspiração que posteriormente serão usados nas peças da coleção. Alguns elementos escolhidos foram as texturas, tiras em couro e recortes, aplicações e efeitos vazados, todos retirados da arquitetura da Idade Média (Gótico). Essa é uma maneira muito bacana de mostrar os elementos selecionados, com imagens e palavras explicativas.

Exemplo de elementos de estilo. Fonte: Acervo pessoal elaborado por Mariana Maffei.



No próximo exemplo a temática da coleção é a história do Pequeno Príncipe. No painel estão as imagens mais representativas da história.

Exemplo de painel de inspiração. Fonte: Acervo pessoal elaborado por Jéssica Alba.



Na imagem a seguir, temos o estudo de elementos de estilo. Este é um exercício muito interessante. Usa-se um papel vegetal em cima do painel de inspiração e desenha-se formas interessantes que estão no painel e podem ser usadas em peças da coleção. Neste exemplo podemos ver algumas encontradas a partir de imagens do painel de inspiração. Da árvore foi extraído duas formas, da flor uma, assim como das próximas imagens mais referências e da última foram retiradas 3 imagens que viraram elementos de estilo.

Exemplo de painel de inspiração. Fonte: Acervo pessoal elaborado por Jéssica Alba.



A quantidade de elementos de estilo é proporcional a quantidade de peças que a coleção terá, quanto maior a coleção maior poderá ser o número de elementos. Interessante, né? Eu acho que a coleção fica com unidade e harmonia e muito autoral quando escolhemos elementos de estilo. Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 912

Responder esta

Respostas a este tópico

   Estes elementos são detalhes que, usados de forma repetida em diferentes formas nas peças, conferem harmonia e unidade aos produtos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço