Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Reservatório da antiga fábrica Nova América vira piscinão

Fonte:|extra.globo.com/noticias/rio|

Da famosa Praia de Copacabana até lá, são 50 quilômetros. Chegando ao bairro da Taquara, em Duque de Caxias, são mais dez minutos de trilha. Só então chega-se ao que vem sendo chamado de “paraíso da Baixada” — uma escondida represa, de cinco mil metros quadrados, que virou área de lazer nos dias quentes do verão.

Carmem da Cruz, de 46 anos, se refresca sempre no local com o marido, o filho e os vizinhos.

— Mergulhar aqui é uma delícia — diz a dona de casa.

O local foi criado para lavar tecidos da antiga fábrica Nova América. A indústria, uma das maiores do país, com três mil funcionários, entrou em processo de falência nos anos 80 e fechou as portas, em 2005. Desde então, banhistas nadam livremente no lago, que chega a ter 40 metros de profundidade em alguns pontos.

Reservatório de antiga fábrica vira piscinão na Baixada Reservatório de antiga fábrica vira piscinão na Baixada / Foto: Extra / Fabiano Rocha

A partir daí, a Cedae passou a ter o direito de captar água da represa, mas não se responsabiliza pela segurança do lugar.

— Aquilo continua sendo de propriedade privada. Por isso, não temos obrigação de cuidar do lago — afirmou o presidente da companhia, Wagner Victer.

Por outro lado, a Prefeitura de Caxias acusa a Cedae de descaso:

— Eles têm, sim, essa responsabilidade. Pessoas estão morrendo afogadas, sendo contaminadas e nada tem sido feito pela companhia, que já foi notificada inúmeras vezes — disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia.

Jovens se refrescam no piscinão da Baixada Jovens se refrescam no piscinão da Baixada / Foto: Extra / Fabiano Rocha

Com poucas opções de lazer na Baixada, as crianças são frequentadoras assíduas do “piscinão”. Entre um mergulho e outro, os quatro filhos da doméstica Ana Lúcia Almeida, de 49 anos, contam que adoram ir ao local.

— A gente tenta vir quase todo dia. Me divirto muito — disse Ana Beatriz, de 12 anos.

Luana Alves, de 10 anos, concorda:

— É o paraíso da Taquara!

 

 

Exibições: 3507

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Waldecy Ferreira Fagundes em 1 fevereiro 2011 às 12:02

Este  grupo de Cataguases, Carlos Alberto, adquiriu e logo depois vendeu quase todas as unidades e entregou a última e mais rentosa nas mãos de laranjas, que após passarem por períodos de grandes gozos, deixou-nos a ver navios. OLHA! São muitos profissionais de alta qualidade que ficaram desempregados na região.

Comentário de Waldecy Ferreira Fagundes em 1 fevereiro 2011 às 11:57

A Nova América não encerrou suas atividades em 2005 e SIM em Abril de 2009. O Parque é excelente e conta com mais de 2.100.000 m2. Está à venda, e olha, diga-se de passagem, quem comprar, pode implantar uma nova empresa ou até mesmo, explorar a área de uma outra maneira. É riquíssima em verdes e há muita água no local.

Parece que o lance no leilão será em torno de R$30.000.000,00 (TRINTA MILHÕES). Uma beleza.

Podem divulgar!!! Há mais ou menos 1.000 funcionários aguardando receberem as suas indenizações.

Trabalhei lá por 28 anos.

Comentário de Carlos Alberto Santos Marques em 31 janeiro 2011 às 20:58
Realmente dá dó presenciar as fotos de abandono e de desleixo municipal. Tive breve passagem pela empresa nos idos de 1989. Daí, fui para Pernambuco, trabalhar no Cotonifício José Rufino, em Pirapama, Cabo, PE. Tive notícias que tinha sido adquirida por um grupo de Minas Gerais, salvo engano, de Cataguases. Era uma potência, não só em maquinários, quanto na parte técnica e administrativa. Tinha, na época, fábrica de bordados automatizados na cidade de Pau Grande (terra do Garrincha), bem como, uma planta de Estamparia. Realmente, recordar não é só viver, é também sofrer e profundamente! Vamos aguardar qual o destino será dado pelas autoridades COMPETENTES!!!???.
Comentário de Sam de Mattos em 31 janeiro 2011 às 19:33
Taih. Unguma coisa de boa a Nova Americou deixou p'ra tras...

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço