Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Depois de anunciarem redução drástica no têxtil, PetroquímicaSuape paralisa a produção de resina PET!

petroquimica_suape

A produção de resina PET da Petroquímica Suape (PQS), situada no Complexo Industrial Portuário de Suape, está parada. Segundo informações de fontes ligadas à empresa, o motivo da paralisação seria a dificuldade em comercializar o produto, cujo volume de vendas caiu nos últimos meses. A linha de PET parou de funcionar há cerca de dez dias e, por consequência, a produção de PTA – a matéria-prima utilizada na fabricação das resinas -, também estagnou. “Eles (a direção da empresa) disseram que as atividades seriam retomadas no dia 25 de abril”, afirmou uma fonte, que preferiu não ser identificada.

De acordo com as fontes consultadas pela reportagem, a parada pode estar relacionada a uma estratégia comercial em virtude da baixa demanda nos mercados interno e externo, como forma de evitar o acúmulo de estoque. De um lado, com o fim do verão, a resina sofre queda na demanda, por ser utilizada na produção de embalagens, sobretudo, de bebidas como refrigerantes, águas, sucos, e outros itens. Por outro, o produto também estaria enfrentando dificuldades de negociação no mercado externo, em virtude do desaquecimento das economias latino-americanas que são um dos alvos principais das exportações.

A queda nas vendas acontece antes mesmo da inauguração da segunda linha de produção de resina PET, que vai elevar a produção para 450 mil toneladas por ano. Atualmente, a primeira linha produz 225 mil toneladas anuais.

Procurada pela reportagem, a Petrobras, que controla a PetroquímicaSuape, informou por meio de nota que “tanto a planta de PTA como a de resina PET estão em parada programada, um procedimento operacional que ocorre em toda a atividade produtiva”. A estatal informou que essa é a “primeira parada de manutenção da resina PET e que, em função da produção de PTA ser destinada à fabricação de resinas e dos custos do procedimento, realizou-se as operações de forma simultânea”.

A Petrobras ressaltou que a produção não foi fechada e que a unidade continua vendendo a resina PET. A empresa confirmou a retomada da PTA em 25 de abril, mas informou que a linha da PET só voltará às atividades em maio.

Empregados

Enquanto as atividades não são retomadas, os aproximadamente 120 funcionários diretos e 60 terceirizados atuam nas atividades de manutenção do maquinário. Além da falta de informação sobre os rumos da empresa após o término da paralisação, os funcionários convivem com outros problemas dentro da planta. Hoje, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Petroquímicas de Ipojuca participa de audiência no Ministério Público do Trabalho de Pernambuco sobre a carga horária dos trabalhadores.

Em setembro do ano passado, a PQS aboliu os turnos de 12 horas diários, por vezes acrescidos de horas extras, aos quais os funcionários eram submetidos. Entretanto, algumas distorções continuam sendo praticadas, segundo a entidade. “Alguns cargos permanecem com o turno de 12 horas”, informou a coordenadora do sindicato, Júlia Renvenuto.

FONTE: http://www.apauta.com.br/index.php/petroquimica-paralisa-operacao-e...

Exibições: 689

Responder esta

Respostas a este tópico

E não vai acontecer nada???? pelo amor de Deus.... 

Jogaram nosso dinheiro no lixo!! Bilhões e bilhões de reais... Acabaram com o Têxtil reduzindo a operação em 2/3 que no meu ponto de ver é só para inglês ver!! O negócio já foi para o vinagre e agora interrompem completamente a produção de PET

Estes safados deviam ir para a cadeia!!! mas aqui é o pais da piada pronta como diz José Simão! Nada vai acontecer....

boa jj , sou grande admirador do seu trabalho, fico feliz pela sua posicao, junta ao absurdo, que este bando de bolivarianos, esta tranformando nosso pais, vc como um lider, desse forum , e de grande satisfacao, que leio sua posicao firme e critica, junta ha esta farsa  , ao que deveria ser um polo , para nos consumidores de fios, sem depender  do mercado externo. e surgiro mais, devemos, sim na sua figura, e de outras lideranca, captanear, investidores ja que existe a planta e o mercado consumidor, e uma boa hora de investidores, tomar a frent

JJ, Antonio, parem de pensar com a cabeça do sindicalista que não trabalha... não depender de mercado externo? Por acaso estrangeiro é alienígena? Na hora que eles vem comprar da gente por achar baratinho a gente não reclama, bate no peito que é exportador.

Porém quando as coisas se invertem e é o produzido lá fora que fica mais rentável, nós nos tornamos xenófobos e tratamos nossos parceiros comerciais pelo mundo como predadores cruéis?

Vou repetir mais uma vez: empresário não tem nação. Industrial então... tem de produzir onde é barato. Comprar de onde o custo é menor. Não somos donos de ONG's, sócios de empresas estatais ou coisa do tipo. Somos pessoas comuns, com recursos financeiros escassos, que tem de matar um leão por dia e ver seu negócio crescer. E só os melhores vencem.

Já vi muita gente criticar os produtos importados como sendo a causa da falência das indústrias brasileiras. Mas eles se esquecem que DESDE SEMPRE todas as máquinas utilizadas para fabricar produtos brasileiros também são importadas. Que 99% da tecnologia, seja ela qual for, veio de fora. E que praticamente todas as inovações são trazidas de outros países em feiras mundiais. Eles também se esquecem que lá na Europa a concorrência é muito mais ferrenha que aqui, que na China tem uma empresa concorrente por quarteirão. Mas mesmo assim eles sobrevivem. 

E se sobrevivem é porque estão sempre inovando. Empresário lá fora não se apega em produto, em máquina, em mercado. Se ele não é o melhor naquilo que ele faz, ou ele procura se diferenciar dos demais em algo para sobreviver, ou simplesmente muda de ramo.

Está na hora do industrial brasileiro parar de chorar como uma criança atrás do colo do governo. Ele tem que se decidir: Se vai continuar produzindo, tem de baixar os custos. Investir em máquinas modernas, de ponta, diminuir pessoal, aumentar a efetividade de produção e buscar novos mercados. Se não for assim, vai quebrar. Esse momento aconteceu no mundo todo, e aqui, independente da vontade de empresários ou políticos, vai ser assim também.

O caso de Suape é um ótimo case de estudo: a Petrobrás está tomando do próprio veneno. Subsidiou tudo quanto foi obra esdrúxula, projeto idiota, sem futuro, graças a uma diretoria que tem somente orientação política populista. Suape é um caso onde os custos altíssimos de produção, logística e amortização de capital fazem com que o preço da resina fique mais alto que seus concorrentes externos. 

E embora a prática aqui seja distorcida (mesmo que seja mais caro, porque é nacional eu compro), lá fora ninguém pode obrigar o produtor a comprar algo mais caro. Lá fora não tem PT. Não tem conteúdo mínimo nacional. 

JJ, para terminar, se tivessem feito um estudo completo sobre custos, jamais Suape existiria. E se fosse para existir, que contratassem um exército de engenheiros chineses, os maiores especialistas em PET e PTA do mundo na atualidade.

O meu amigo Henrique, tudo bem?
Só algumas pequenas considerações já que você colocou novos assuntos em pauta

** a obra da PetroquimicaSuape já consumiu R$7 bilhões de reais!! Isso mesmo, são R$7 bilhões que foram jogados no lixo!!! É essa a minha indignação! Isso é dinheiro público! Dos nossos impostos e nada vai ser feito! Ninguém vai ser preso por este terrível desvio ou sei lá o que posso chamar

** são erros tão banais que eles compraram 64 texturizadoras, uma Fiacao e 3 anos depois apenas rodaram 32 texturizadoras e agora com esse "encerramento técnico" vão "rodar" apenas 10!!!
Ai falam: - mas nós íamos lançar tudo! Começamos a produzir para ir conhecendo os clientes e quando estivesse tudo pronto já teríamos uma base...
Meu, quem conhece os caras que são vendedores lá, ou melhor que eram pois já foram mandados embora sabem que são rodados no mercado! O diretor então que foi contratado!!! Vai se fuder desculpe o perdão da palavra, mas eles já conheciam todos os clientes....
Não poderiam ter comprando aos poucos....
Muita coisa já esta enferrujando e mesmo que um louco investidor pegasse tudo grande parte não seria possível utilizar
** quando você fala em erro de projeto é claro que a conta não fechava! Porque Vicunha, Hudtelfa e Polyenka saíram no começo! É claro também que as 2 ultimas tb não estao tão bem assim...
** este projeto do era viável com a planta de POY (com a fiacao)!! Mas ela dependia de outros projetos da Petrobras na bacia de Santos onde um subproduto iria alimentar Suape! É esse projeto já tinha sido descartado há tempo!
Não é de agora com a crise do Petrolão
** isso tudo é uma vergonha! Um projeto mal feito! Onde bilhões foram desviados é uma empresa que só teve prejuízo enquanto vendeu fio!!!

** agora o amigo tb cita a China como exemplo para os empresários brasileiros e que temos um parque industrial ultrapassado! Desculpe mas não sei quais empresas você costuma visitar! Pq o que vejo hoje diferentemente da crise do plano Collor são empresas modernas que não devem nada para o pessoal lá de fora!!!
É claro que ainda tem uns "pé de boi" mas muitos se modernizaram! O pessoal de SC então deitou e rolou com o uso do BNDES! Dá gosto de ver muitas fábricas lá

Agora lembre que na China as fábricas tem tambem o governo como acionista! Lá o cambio está ainda muito desvalorizado artificialmente para facilitar as exportações!!! Chegava a 6/1 com o dólar!!! Ainda é o dobro do que temos aqui!
Só agora eles estão começando a sofrer com sindicatos e leis trabalhistas

** aqui existe uma luta ferrada contra trabalho escravo que acabou com muitas oficinas de costura! Não se acha mais e quem conhece não indica pra ninguém!! Enquanto varejistas importam toneladas e toneladas de confecção e não existe nada que garanta o recebimento de produto que não esteja ligado à trabalho escravo

** nossa carga tributária é enorme! Nosso custo de energia subiu este ano 76% para a indústria, frete subindo com o aumento dos combustíveis, taxa de juros elevada e por aí vai...

E olha, eu não sou empresário do textil! Mas tenho estrito relacionamento com muitos e estes caras são herois!! No lugar deles fechava tudo e iria curtir uma aposentadoria bacana ao invés de colocar em risco todo o patrimônio! Mas eles não! Estes caras tem sangue de industrial e continuam lutando...

Pense um pouco sobre isso

Abraços....

amigo henrique, tem certas razoes nao ha duvida, mas depois dessa aula de jj, fica claro que o nobre jj sabe o que fala, tem conhecimentos profundos , principalmente em relacao, ha suape, eu mesmo so queria comprar o fio de poliamida  s(uplex) para fabricar o tecido, 3 toneladas mes, ja fazem 02 anos que este fio nao tem no mercado ainda mais com ha paralisazao, da invicta x nilliti, que tem ficar implorando para os caras de vender, ja que foram 7 bilhoes, e nada fio, este minha indignacao, sou a favor do estado, nem se intrometer na economia, escola austriaca, eles os ladroes, nao perguntou ha ninguem para roubar os 7 bilhoes, so queriam o pretexto, e ai esta sem fio no mercado para regularizar estoque e preco, sem investimento na educacao , sem investimento na saude, esta e minha idgnacao, ao menos na china, eles todos estariam no paredao agnelo, lula e cia e ainda mais pagando a bala de fuzil.

JJ, vamos por partes. Acredito na sua boa fé, porém algumas coisa você merece ter em mente:

1- Não existe dinheiro público. Público é algo de livre acesso, como praças, ruas, avenidas, shopping centers. 

O dinheiro ou é privado ou estatal. Por meio da força (justiça, leis, polícia, exército) ele impõe que vai pagar X para o Estado, caso contrário ele aplica seus meios contra você. Ou seja, o dinheiro estatal não é seu nem meu, e sim deles lá em Brasília.

Concordando ou não, somos na prática escravos do Planalto. Eles tomam 47% de tudo o que produzimos, onde a maioria fica com eles mesmos através de obras "públicas" (nisso incluo a Petrobrás) e o restante eles distribuem como migalhas para os pombos.

Caso ainda rebata meu conceito de público vs. estatal, experimente ir qualquer dia a uma agência do Banco do Brasil e sacar R$ 1,00 do cofre para ver se não vai preso na hora. Só que o mesmo não acontece com eles, onde os nobres lobos de Brasília pegam o quanto querem, a hora que quiser. Para não dar muito na cara (como se fizesse alguma diferença), eles sacam a grana por meio de projetos, obras etc.

Voltando a Suape, se eles consumiram 7 bilhões em um complexo industrial natimorto, foi por mera conveniência de que seus parceiros nesse caso eram da indústria (Cite-se Odebrecht, OAS, Camargo Correa, Envevix, UTC etc).  Não importa se ia funcionar ou não, se ia dar lucro ou não, ele tinha que ser feito para cada um pegar o seu. Nisso incluimos todo o projeto mega-ilusório do Pré-Sal, de onde foram sacados R$ 100 bi.

Nem deveríamos nos preocupar com isso, afinal esse dinheiro não é nosso, nem essas empresas, nem nada que faz parte do Estado. É deles. Daí você pensa: mas eu pago isso de impostos! Bem, paga porque a maioria da população permite isso, sem nenhuma garantia de que esse dinheiro vai voltar em forma de qualquer coisa que seja.

O Estado para mim é como eu gosto de citar: você vai a um restaurante e pede uma feijoada. Eles te cobram adiantado R$ 200,00 por um prato, demoram 2 dias para te servir, e quando o prato chega (se chegar), ele vem quase vazio, frio, e só com restos e ossos, pois já foi comido no caminho pelo dono e os funcionários.

Por isso sou contra qualquer tipo de Estado: se eu preciso de médico, tenho que pagar. De segurança, tenho que pagar. Escola, tenho que pagar, enfim, tudo tenho que pagar. Em que um Estado serve, além de me tomar metade da minha vida e do meu trabalho?

2- Sim, cito a China como exemplo, pois se não fosse, as maiores empresas do mundo avançado não estariam lá. E sim, há uma participação do Estado em 50% de qualquer empresa estrangeira. E não, a moeda deles não é fraca nem forte, pois o que importa é o poder de oferta. Não fosse assim, a Alemanha não venderia um parafuso, nem a Suiça um relógio sequer. Ou podemos citar a Inglaterra com sua Rover, etc.

Falando de parque industrial, as indústrias brasileiras estão há uma década das Européias e Asiáticas. Uma década. Lá eles fazem melhor, com o dobro da qualidade, metade de peso e em metade do tempo. Tudo graças a mercados abertos, onde a concorrência impõe que se faça melhor por menos sempre. Prova disso é o caso de Suape.

O Yuan não está desvalorizado artificialmente, senão não teriam como importar nem uma grama de ferro para exportar. Cambio fraco é falta de dólares no país para importar (como acontece com a Venezuela), e no caso a China é o maior importador do mundo, de soja a carros. De ferro a aviões. A China hoje é o destino principal dos carros da Audi, de todas as marcas de Relógio suiços, de boa parte dos vinhos franceses, e por aí vai. 

Trabalho escravo e salários não são desculpa. A prova disso é a Alemanha, Japão e EUA, que detém salários médios 3x maiores que o de qualquer trabalhador brasileiro. A China não se fez com trabalho escravo nem mão de obra barata, mas com um mercado aberto a chegada de capital estrangeiro, alto grau de avanço tecnológico e investimento massivo em educação, que possibilita a formação de especialistas criativos. Do contrário, a Bolívia seria rica, pois seus trabalhadores ganham cerca de 1/5 dos brasileiros.

O maior segredo está na automação. Onde se fazia com 10, hoje se faz com apenas 1, qualificado, bem pago, e totalmente blindado contra sindicatos. Da mesma maneira que ele tem seu valor, seu emprego também não se encontra em qualquer lugar. Assunto resolvido, dono e funcionário felizes. O restante que encontre outras funções no mercado.

3- Impostos, logística, energia etc. Sim, concordo. Tudo caro, horrível, contra o empreendedor. Mas repito naquilo que disse anteriormente: custo de oportunidade. Onde não é viável produzir, se importa de quem produz mais barato. Ou vá produzir onde é mais barato.

Vocês não tem ideia de como é fácil e simples mudar sua fábrica para outro lugar do mundo. Enquanto aqui eles lutam contra você, lá fora eles pedem para que você fique. Industrial é raro em qualquer parte do mundo, pois só uma minoria quer se ferrar embaixo de máquina, lidar com problemas de qualidade e mercados altamente competitivos.

Para terminar JJ, reitero que o industrial brasileiro está em um momento que ele precisa se decidir: ou faz aqui, ou faz lá fora, ou importa, ou muda de ramo. Simples. Reclamar do Estado não vai adiantar, pois eles detém o dinheiro, a força e o controle das leis. Mas pense pelo lado positivo: existem 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 150 países, uma porrada de gente para comprar e vender. Por que se lamentar e achar que as soluções vão cair do céu?

Se Dilma sair, outro entra no lugar, de direita ou esquerda, a cabeça em si é a mesma. Eles querem o poder. Esqueçam mudança. Faça você a sua mudança.

Abraços e bom final de semana.

bom, acho que a China que eu conheço não é a mesma que você conhece! Também acho que as empresas texteis brasileiras que conheço não são as mesmas que você conhece e por fim acho que as empresas chinesas que conheço não são as mesmas que você conhece!
Seria bacana eu mostrar o meu mundo é você mostrar o seu!!! Hehehehehehe....
No fim vamos aprender um com o outro!

Agora de tudo que você falou, dizer que a moeda chinesa não é desvaloriazada artificialmente é totalmente sem sentido! Ela não é somente desvalorizada! Ela é extremamente desvalorizada
E gostei da sua explicação de dinheiro público vrs estatal apesar de eu não ter em nenhum momento falado algo neste sentido! Mas enriqueceu muito o seu tópico
Agora eu não posso aceitar essa roubalheira toda! Não consigo ser indiferente!!

Olha e também não sou contra importador não viu! Por que parece que você acha isso! O industrial tem que jogar o jogo! É melhor ele importando e em muitos casos continua com sua industria adequando à mesma do que um simples comerciante fazer isso...

Mas vamos lá... É isso ai...
Grande abraço

JJ e Henrique, esta troca de informação é ótima, parece que estamos evoluindo culturalmente. O Henrique é um bom " escrevinhador" e JJ um bom "analista", concordoi um pouco com cada um dos dois, mas o Henrique esta errado com respeito a China e JJ errado com respeito a Suape. Não vou alongar, mas a China esta ai pra todos verem, evoluiu consideravelmente na qualidade, mas ainda peca na socialização do trabalho, que é extremamente escravizado, em baixos salários, horas trabalhadas, excesso de PESSOAS  cria este problema, O pior é o trabalho informal, existe infinitas empresas piratas ainda por lá. Visitei uma que me fez um relógio ROLEX em 45 minutos (exatamente igual ao original, até com selo digital). Quanto a Suape, sou favorável a sua existência, mas....em outros moldes. Vendem esta merda pra alguém competente para tocar, vai ver, outra Vale nascendo. Quem é o presidente de SUAPE? Outro golpista do PT, esta agora explicado? Gente hoje é domingo, não vamos nos estressar, deixa a politica e vamos ao alçapão da arena do Timão pra ver nova vitória.

Alfredo, bom falar oque pra vc!!! Kkkkk Curintia não né....
Hehehehehehehehe... Mas vou deixar minha parte para a Dna Francisca!!! Hehehehehe...
Bom feriado amigos

henrique , vc perde muito ao definir, dinheiro publico,  o dinheiro e estatal  e publico sim, tudo que estatal e publico, nem vc e mem mandatarios do poder executivo podem gastar o dinhero ao  prazer, isto sim eles querem  vc propaga estas ideias, que o dinheiro estatal nao e publico, ai eles estatistas, podem gastar o dinheir xomo bem entendere. 

alfredo concordo plenamente com voce, vc faz as certas.

JJ, ve só, nem o meu TIMÃO sobrou neste fim de semana, mas tb não quero nada com dª Francisca, acho que ela rogou alguma praga pro meu time de coração, rsrsrsrsrs.

Fsansak, o Henrique é muito prolixo, mas tem boas ideias, meio caixa de brejo (muito de arrepiar), mas é bom ler seus comentários.

grande abraços para todos e boa semana

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço