Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Administrador judicial garante que a prioridade é manter as portas da empresa abertas até a venda, para que o patrimônio não seja desvalorizado

Justiça decreta falência da empresa têxtil Buettner Charles Guerra/Agencia RBS
Empresa teve a energia elétrica cortada pela Celesc nesta semanaFoto: Charles Guerra / Agencia RBS
Osiris Reis

osiris.reis@santa.com.br

A empresa têxtil Buetnner teve a falência decretada na quinta-feira pela Justiça deBrusque. Apesar disso, poderá permanecer em funcionamento até o momento da venda, de acordo com a juíza Clarice Ana Lanzarini. Um administrador judicial foi nomeado para ser o responsável pelos procedimentos e atualizar a lista de credores da empresa.

::: Por falta de pagamento, empresa têxtil de Brusque tem a energia elétrica cortada pela Celesc

A empresa estava em recuperação judicial desde maio de 2011 e teve a falência decretada em abril de 2012, que foi revertida no Tribunal de Justiça de Santa Cataria (TJSC). A última lista divulgada pelo administrador judicial apontava a dívida de R$ 104.650.770,87, sendo que R$ 2.959.978,32 eram dívidas trabalhistas.

O administrador judicial Gilson Sgrott garante que no momento a prioridade é manter os 450 colaboradores trabalhando e a empresa em funcionamento.

– A ideia não é fechar as portas. Essa continuidade provisória seria até o momento da venda. A massa falida vai gerando dinheiro para manter o parque fabril. Na hora da venda, há um maior valor agregado – explicou Sgrott.

Na decisão, a juíza afirma que os funcionários estavam com os salários atrasados e foram surpreendidos com a dispensa sem previsão de retorno. Ela autorizou a venda de um imóvel para o pagamento dos salários vencidos nos três meses anteriores à decretação da falência, até o limite de cinco salários-mínimos por trabalhador.

– Mais do que um direito dos trabalhadores, revela-se a questão social, afinal, foram justamente estes trabalhadores que terminaram por apostar na recuperação da empresa, empreendendo esforços na solução da crise, e não podem ficar à mercê da demora processual, natural em litígios desta natureza – afirmou na decisão.

Diretores irão decidir se recorrem
O procurador da companhia, Guilherme Caprara, afirmou que uma reunião ocorrerá para definir se os proprietários da companhia irão recorrer da decisão judicial. Para ele, a situação da Buettner foi agravada pelo cenário econômico atual:

– É bem verdade que a situação financeira se manteve por um período muito fragilizada e foi agravada pelo cenário vinculado às inseguranças políticas e uma crise de confiança do mercado. Todas as tentativas de soerguimento se mostraram insuficientes a ponto de transpor as dificuldades.

Sindicato fará assembleia
Uma assembleia com os trabalhadores está marcada para a próxima quinta-feira às 17h na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados (Sintrafite) de Brusque. O encontro será para informar os trabalhadores sobre o futuro da empresa. O presidente do sindicato, Aníbal Boettger, afirma que dará a assistência para o encaminhamento dos desligamentos, caso sejam necessários.

– Estamos na torcida para manter os postos de trabalho. Queremos que apareçam empresários para honrar o compromisso com os trabalhadores – afirmou.

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/politica-e-economia/...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1920

Responder esta

Respostas a este tópico

infelizmente mais uma !!!! empresa centenária!!! e esta bosta de governo que não tem preocupação em levar muito tempo para tentar recuperar a economia!!!
adalberto
mais uma, à todos este bandidos deste governo, uns mais e outros menos, porém, o que vemos todos os dias é que todos são, até que se prove ao contrário, e muitos deles ficaram ricos e migraram da área têxtil para a politica, é o caso da frente parlamentar de defesa da industria têxtil, quase toda formada por políticos da região de Americana(Chico Sardelli+os Macris (pai e filho)+ os irmãos Mentor e outros) que não fazem nada, e está chegando a hora de pedir votos novamente, a todos estes infames + o governo atual: só queremos uma coisa; NOS DEIXEM EM PAZ E VÃO EMBORA DE NOSSAS VIDAS, JÁ PROVARAM QUE SÃO INCAPAZES, DEIXEM A RENOVAÇÃO DE POLÍTICOS ACONTECER, PARA PODERMOS TER CHANCE DE VIDA NOVA.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço