Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Jovens artistas e ilustradores acusam a Zara de plagiar suas criações

Um dos desenhos de Tuesday Bassen copiados pela Zara ©Reprodução
UM DOS DESENHOS DE TUESDAY BASSEN COPIADOS PELA ZARA ©REPRODUÇÃO

Na semana passada, a artista californiana Tuesday Bassen, conhecida pelos desenhos que misturam estética indie com um toque artsy, acusou, por meio de seu instagram, a gigante Zara de plagiar seu trabalho.

Surpreendentemente, os advogados da empresa espanhola retornaram o email do advogado da artista, afirmando, em poucas palavras, que ela não era relevante o suficiente para que os clientes da Zara associassem as roupas a seu trabalho (!). Nos últimos anos, Tuesday já colaborou com marcas como Adidas e Urban Outfitters.

As críticas abertas de Tuesday acabaram encorajando outros artistas a expor situações em que a Zara também copiou seus trabalhos. Coletivos e designers fizeram um compilado de obras que foram reproduzidas pela Zara.

zara tuesday

Os artistas registraram seus desenhos roubados no “Shop Art Theft”, site criado por Tuesday que agora reúne mais de 40 pins que a Zara usou indevidamente. A marca bloqueou os artistas e o perfil do site de seu instagram e a disputa começa a dar os primeiros passos na justiça.

http://ffw.com.br/noticias/moda/artistas-da-cena-indie-acusam-a-zar...

Exibições: 567

Responder esta

Respostas a este tópico

Lamentável

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço