Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

10 Tendências de decoração para ficar de olho em 2018 e se inspirar

Se você acompanha o FTC sabe que por aqui a gente adora tendências! Não para segui-las como uma regra, mas sim, para tê-las como referência e encaixar os insightsdentro de nosso próprio estilo (e apenas quando fizer sentido!), seja no trabalho, na moda, cores, design, decoração.

Depois de muitas pesquisas, e em parceria com o site *Habitissimo, selecionamos algumas tendências de decoração para você ficar de olho nos próximos meses e se inspirar. Se você está pensando em fazer pequenas mudanças em sua casa ou em apenas um cômodo, quem sabe não investe em novas almofadas, tapetes, acessórios, acabamentos ou pinturas, pensando nessas ideias?! Confira:

10 TENDÊNCIAS DECORAÇÃO 2018

 

1 – WABI SABI

“A vida real é bagunçada, e tudo bem se a sua casa for também”. “As casas não devem ser perfeitas, elas devem ser vividas”. Ou, pelo menos, é isso que essa principal tendência quer nos ajudar a abraçar. Uma das principais ideias de decoração atuais é buscar o Wabi Sabi – a antiga filosofia japonesa de encontrar beleza na impermanência e na imperfeição. Em casa, isso significa enfatizar o uso de materiais artesanais e orgânicos, formas naturais, peças feitas com falhas, imperfeições inatas que abracem a autenticidade, mesmo que isso signifique estar um pouco fora de linha.

Imagem: Tagliaferro Ceramics

Imagem: Interiorholic

Os produtos e a estética que se encaixam nesta categoria realmente se tornam mais atraentes e interessantes à medida que passa e são “gastos” pelo tempo; assim, eles revelam novas camadas de cor e texturas, efeitos e oxidações. O Wabi-Sabi fala sobre encontrar a beleza no não tão perfeito. Pense em mesas ou tábuas de corte com marcas de queimadura, cerâmicas que não tenham ficado 100% lisas. Aceitar a ideia de que sua casa não precisa ser um showroom o tempo todo é tudo o que é preciso. Mantenha a decoração real, seja autêntico e tudo bem se não der para arrumar a cama todos os dias!

Imagem: notPERFECTLINEN

2 – LHAMAS

Depois da febre dos unicórnios, as lhamas surgem como os novos animais favoritos. As marcas vão colocar o animal peruano no centro de tudo, combinando-o com padrões, cores alegres e elementos tropicais, quando falamos na categoria de produtos.

Imagem: Urban Outfitters

Imagem: Modcloth

Apesar de serem encontradas em países como Bolívia e Peru, as lhamas já começaram a invadir as vitrines do mundo todo. Já podemos ver almofadas, vasos, porta-velas, roupas de cama, pôsteres e outros acessórios com o simpático animal para decorar!

Imagem: Moss and Twig Prints

3 – AMARELO CÚRCUMA

Tons que nos lembram mostarda, açafrão e mel emergem como cores chave trazendo olhares mais profundos e sofisticados para paredes e produtos. Esta é uma tonalidade que a moda tem observado bastante como tendência na próxima estação. A ascensão do amarelo cúrcuma também faz sucesso no design de interiores.

Imagem: Luke Edward Hall

Imagem: addcolo

O amarelo cúrcuma atua quase como um fio dourado, um toque de cor no ambiente, empregado delicadamente para enriquecer almofadas, dar um acabamento brilhante, vida à utensílios e destacar produtos de mesa e decoração. Pode apostar!

Imagem: Sceg

4 – ESTAMPAS: PADRÕES FOLCLÓRICOS

Um fascínio crescente pelo artesanato de locais como África, Peru, Índia, México, continua a ganhar terreno, trazendo uma perspectiva global e artesanal para a decoração. Serão celebrados os motivos tradicionais com tons vibrantes em misturas gráficas e tecidos, detalhes bordados e patchworks. 

Imagem: Natori

Imagem: Hotel Casa Cook A Rhodes

As estampas gráficas continuarão presentes, porém ressurgem em traços que ressaltam o maximalismo geométrico, além de motivos primitivos. A justaposição de formas e figuras coloridas podem se unir para contar uma bela história!

Imagem: Casa da Chris

5 – CORES PASTEL SOFISTICADAS

A obsessão pelo rosa millenial continua, mas é importante ter em mente que em breve ele pode parecer datado. Portanto, se você pretende investir no tom para pintar paredes, vale refletir se não é melhor usá-lo em acabamentos, tecidos e acessórios ou como uma cor de tinta que pode ser alterada nos próximos anos em vez um grande investimento, segundo Victoria Redshaw da agência de previsão da tendência de Londres Scarlet Opus.

Imagem: Dulux

Imagem: Entermyattic

A partir de agora, também não veremos mais o verde menta de antes, nem o azul bebê, mas sim, cores pastel mais sofisticadas como um azul empoeirado, um roxo lavanda, ou o rosa junto com um alaranjado, por exemplo.

Imagem: Esmeralda’s

6 – MADEIRA ESCURA

Os tons de terra e as madeiras escuras voltam a serem utilizadas, principalmente na Europa, que possui técnicas de carbonização que resultam em um maravilhoso efeito na superfície.

Imagem: Derek Swalwell

Imagem: Dessins Drummond

Aqui, veremos uma mudança impressionante, já que estamos acostumados com o surgimento de madeiras mais claras, estilo que tem sido bem popular nos últimos anos.

Imagem: Elle France 

7 – MATERIAIS ORGÂNICOS E ARTESANAIS

À medida que nossas vidas se tornam mais agitadas e dependentes da tecnologia, nosso desejo de se reconectar com a natureza e retornar a um modo de vida mais simples se reflete no design e estilo de nossas casasMateriais orgânicos e artesanato tradicional continuarão a ganhar força.

Imagem: Maree Homer

Imagem: Apartament Therapy 

Veremos muitos objetos feitos de bambus, crochês, cestos de palhas, materiais sustentáveis, tecidos alternativos, biodegradáveis, além dos criados com plásticos retirados dos oceanos/lixo. Madeira, cerâmica, argila, o natural e o orgânico também continuam a fazer total sentido nesse processo! É um novo tipo de luxo que se concentra no bem-estar. Isso influenciará tudo, desde nossas escolhas em materiais de construção até utensílios para a cozinha e tapetes, por exemplo.

Imagem: A Pair and Aspare DIY

8 – MISTURA DE METAIS

Um simples pedaço de metal é capaz de tornar a sua casa mais brilhante. Essa tendência refaz a sua aparição, como aconteceu com o cobre, que se tornou extremamente popular há alguns anos. Segundo especialistas, o bronze, o cobre, o ouro e a prata sozinhos não estão fora de estilo – mas voltarão na esfera da decoração através de novas e ricas aplicações em materiais. Veremos o destaque do prata e do bronze nos próximos meses e muitos produtos com a mistura de todos os metais.

Imagem: The Room Edit

Imagem: Pouted

Além disso, os metais misturados com outros tipos de materiais como cerâmicas, concreto, madeira, sendo utilizados em detalhes e acabamentos de acessórios, trazem brilho e vida para a casa. Pode apostar nessa ideia!

Imagem: Smart Furniture GTA

9 – MAXIMALISMO – QUANDO MAIS É MAIS

Um lar maximalista é sempre dramático, sensacional e ousado, mas sem perder a sensação de calor e acolhimento. Pense em padrões de animais, estampas ecléticas, salas multicolores vibrantes, exibições de coleções, prateleiras abertas, paredes sedutoras que mais parecem uma galeria de arte e móveis excêntricos.

Maximalismo é a arte da mistura, é abraçar seu lado artístico, colecionável, ver paredes brancas e vazias como uma diversão.

Imagem: katebackdrop

Imagem: One Kings Lane 

A tendência surge para você expor peças que falem com o seu estilo, para preencher a sua casa com coisas que você ama, assim, sua decoração nunca sairá de ‘moda’. Você pode trazer o seu mais através de antiguidades, de uma parede cheia de quadros, plantas, memorabilia, expor coleções, livros, misturar estampas, enfim, traduzir a sua alma real em forma de lar.

Imagem: The Jungalow 

10 – DECORAÇÃO PRETO E BRANCO

Ter uma decoração apenas em preto e branco tem sido algo clássico durante muito tempo. É justamente por isso que a ideia nunca sai de estilo. Pode parecer vintage, mas essa é a razão pela qual essas cores refletem uma sensação de sofisticação e elegância também. Para algumas pessoas, não importa como as tendências flutuam com o tempo, o preto e branco, em particular, sempre permanecerão como a melhor mistura.

Imagem: Teresa Sapey

A diferença é que agora alguns projetos ressurgem inspirados também no movimento Parisiense da Art Deco: móveis curvados com acabamentos redondos, iluminação escultural, acessórios esculpidos, grafismos e painéis em P&B. Misturar o velho mundo com o novo mundo também é algo que veremos muito!

Imagem: Dulux

Caso você não curta muita a ideia, o bom e velho design escandinavo continua nos ensinando que a decoração em preto e branco cabe em qualquer ambiente!

Imagem: Homesthetics 

*Texto em parceria com Habitissimo. O Habitissimo é uma plataforma online para você encontrar informações detalhadas, orçamentos e opiniões de arquitetos, profissionais, empresas de obras, reformas e serviços domésticos. 

Referências/Pesquisas: WGSN, Pouted, The Zoe Report, Elle Decor, NewHairLine, Homes to Love. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

https://followthecolours.com.br/follow-decora/10-tendencias-decorac...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1106

Responder esta

Respostas a este tópico

AUTENTICIDADE É MUITO IMPORTANTE EM TUDO!VAMOS QUE VAMOS ADQUIRI-LAS.

  A tendência surge para você expor peças que falem com o seu estilo, para preencher a sua casa com coisas que você ama, assim, sua decoração nunca sairá de ‘moda.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço