Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Transformar a indústria de denim é, no mínimo, ambicioso, mas para a equipa Indigo Mill Designs (IMD), a sua nova tecnologia de tingimento, em forma de mousse, tem o potencial de alterar a forma como o corante é usado em todo o setor de fabrico de denim.


O processo consiste na aplicação de mousse diretamente sobre o fio - VF Corp

Desenvolvida em 2015, a solução IndigoZero foi criada nos laboratórios do Texas Tech University Fiber and Biopolymer Research Institute em Lubbock, nos Estados Unidos. O projeto foi financiado pelas marcas de denim Lee e Wrangler, do grupo VF Corp., e o fundo Walmart Manufacturing Innovation.

O IndigoZero propõe reduzir os custos de tingimento minimizando a utilização de produtos químicos e e eliminando a utilização de água para lavar. O que funciona com a aplicação do corante em mousse diretamente na fibra, eliminando a necessidade de lavagens.

"Além disso, o sistema IndigoZERO™ acelera o tempo de desenvolvimento do produto, reduzindo-o em cerca até 90%", disse Dean Ethridge, pesquisador-chefe do Texas Tech. As quantidades também podem ser diminuídas, trazendo, portanto, uma nova flexibilidade à indústria. ​

O consumo sustentável de água tem vindo a ser bastante promovido no universo do denim. A maioria das grandes marcas tem trabalhado especificamente na redução ou eliminação da utilização da água nos seus processos de lavagem. A Levi's, por exemplo, tem estado empenhada na redução do consumo de água desde o início da década.

Com esta nova tecnologia a trabalhar diretamente sobre o fio, as duas marcas da VF Corp., que têm Phil McAdams a presidir a divisão de denim, podem reduzir drasticamente o seu consumo.

Em parceria com a Lee e a Wrangler, a IMD abordou a Gaston Systems para desenvolver soluções operacionais em âmbito industrial. As novas soluções fazem parte dos planos de sustentabilidade traçados pelo grupo VF, que procura eliminar todos os produtos químicos "indesejáveis" da sua cadeia até 2019, além de reduzir 5 mil milhões de litros de água em 2020 e usar exclusivamente algodão sustentável até 2025.
 

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1359

Responder esta

Respostas a este tópico

 A ECONOMIA NA INOVAÇÃO!BELEZA!QUE VENHA PROJETOS MODERNOS.

A Golden Technology,empresa brasileira de inovacao e texteis já desenvolveu esse processo e jå o está aplicando em algumas indústrias.

  Com esta nova tecnologia a trabalhar diretamente sobre o fio, as duas marcas da VF Corp., que têm Phil McAdams a presidir a divisão de denim, podem reduzir drasticamente o seu consumo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço