Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Em 2011, o comando da gaúcha Lojas Renner, varejista de roupas, decidiu intensificar sua estratégia de expansão. A média de 15 inaugurações de lojas ao ano subiu para 50 aberturas. A aquisição da rede de artigos para casa Camicado, no mesmo ano, e o lançamento de lojas da marca YouCom, em 2012, aumentaram ainda mais a complexidade do negócio.

Foi preciso, então, fazer algo para tornar a empresa novamente simples e rápida. A solução veio logo em seguida, num processo de revisão de rotinas que permeou as principais áreas da Renner. O primeiro passo foi reunir 30 processos administrativos, como admissões de funcionários e lançamentos de notas de compra, num centro de serviços compartilhados.

Com menos atividades burocráticas a fazer, gerentes de loja ganharam tempo para dar atenção ao cliente e passaram a participar do planejamento das coleções. Para dar o exemplo, José Galló, presidente da Renner, reavaliou a própria agenda e listou uma série de atividades que deixaria de fazer.

“É mais difícil ser simples do que ser complexo, porque é preciso aprender a dizer não e ser mais seletivo”, diz Galló. Agora, em vez de participar de reuniões para definir a abertura de lojas, ele é apenas comunicado sobre as decisões do time de expansão. E passou a não aceitar apresentações com mais de dez slides. Um dos resultados: em 2015, a Renner ultrapassou a rede C&A e se tornou líder nas vendas de roupas no Brasil.


 

Fonte: Exame

http://sbvc.com.br/renner-mais-agil/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 542

Responder esta

Respostas a este tópico

  “É mais difícil ser simples do que ser complexo, porque é preciso aprender a dizer não e ser mais seletivo”, diz Galló.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço