Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Assim como contar com a melhor equipe e dispor de um maquinário de qualidade, utilizar ferramentas tecnológicas adequadas é essencial para o sucesso do negócio. O fato é que investir em um software para indústria têxtil pode representar enorme ganho em produtividade e economia em muitas etapas dos procedimentos de trabalho.

Atualmente, existe no mercado uma gama variada de sistemas com diferentes utilidades e recursos voltados a atender a maioria das demandas do setor. Mas optar pelo mais adequado ao negócio pode não ser tão simples.

Para ajudar nessa tarefa, vamos falar um pouco a respeito das ferramentas desenvolvidas para esse mercado. Acompanhe!

Impactos do uso de um software para indústria têxtil

Os objetivos das tecnologias aplicadas aos diferentes tipos de estabelecimentos têm como base o crescimento dos lucros e a redução de custos. Em geral, essas ferramentas atuam na gestão dos processos e de dados gerados pelas operações. Esses dados, por sua vez, são utilizados em análises estatísticas, responsáveis por alimentar decisões estratégicas da empresa.

Na prática, com um software para indústria têxtil, o gestor tem a possibilidade de avaliar performances, identificar pontos de desperdício, controlar custos da operação, administrar estoque e matéria-prima, gerenciar o fluxo de caixa e a gestão de logística, pedidos e fornecedores.

Importância de um ERP

Para que uma produção alcance o máximo de seu potencial, é necessário alinhar o método de fabricação com softwares de qualidade. Os ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa / Sistema de Gestão Empresarial) são sistemas de informação que integram e otimizam os processos de uma empresa, trazendo funcionalidades estratégicas para todos os departamentos.

O ERP permite customizações, inserção de cadastros, armazenamento de dados e compilação de relatórios. Ele comporta módulos específicos e detalhados de controle, que direcionam análises e ações voltadas para o dia a dia da empresa. Conheça-os:

Comercial

O modo comercial controla toda as ações de compra (pedido, recebimento, custos, cadastro de fornecedores), estoque (entrada a partir da linha de produção, saída das peças), produção (fichas técnicas de produtos, consumo de matéria-prima, finalização, lotes, validades) e vendas (orçamentos, cadastro de clientes, comercialização, entregas).

Financeiro

É o módulo responsável por todo o mapeamento da contabilidade (contas a pagar e a receber, balancetes etc.) e das movimentações bancárias (cadastros de bancos e operações diversas).

Boletos e duplicatas

Aqui, é possível gerar títulos de pagamentos para serem encaminhados ao banco ou diretamente aos clientes, além de manter todo o controle de pagamentos recebidos.

CRM-BI

Módulo de gestão administrativa, utilizado para acessar informações, compilar dados e gerar diferentes relatórios e gráficos.

Notas fiscais

A área reservada à emissão de nota fiscal eletrônica é interligada ao sistema emissor, calculando toda a tributação e gerando o arquivo xml do documento.

Controle de acesso e permissões

Aqui, são feitos os cadastros de todos os usuários da plataforma, determinando a quais módulos cada um terá acesso, bem como que tipo de função (edição ou somente consulta) poderá ser realizada por cada usuário.

Tipos de software para indústria têxtil

A seguir, confira os exemplos de softwares desenvolvidos para a indústria de tecidos e suas funcionalidades:

Syntech Têxtil

Syntech Têxtil é ideal para pequenas confecções ou negócios iniciais, já que oferece uma navegação simples e intuitiva. Trata-se de uma plataforma de gestão financeira, controle de estoque e cadastros. Ou seja, consegue integrar todos os procedimentos relacionados à produção.

Traz também o conceito de acesso remoto, via web, possibilitando consulta online para tomadas de decisão pontuais. O Syntech permite o trabalho em multiplataformas, incorporando dados entre filiais e matriz.

O setor de Produção controla todo o caminho das matérias-primas: pedido, entrada no estoque, saída parcial e finalização de cada item. Recebe fichas técnicas de cada produto para contabilizar a utilização de cada material (considerando tipo, quantidade, medida e cor) e pode gerar títulos de pagamento a prestadores de serviço para o caso de serviços terceirizados.

IndustWeb

Outro sistema integrado de gestão é o IndustWeb. Trata-se de uma ferramenta 100% online, armazenada em nuvem, o que gera economia de hardware e pode representar mais velocidade em processamento e utilização. O IndustWeb pode ser acessado de vários dispositivos (notebook, tablet, celular), apenas exigindo acesso à internet.

Contando com várias funcionalidades de monitoramento, possibilita um controle eficiente de estoque, registro de fichas técnicas e cadastros de várias categorias (clientes, funcionários, fornecedores).

O módulo de Produção traz, além do controle sobre a confecção das peças, o acompanhamento da produtividade por funcionário. Na área de recursos financeiros, ficam cadastrados custos e tabelas capazes de executar a formação de preços dos artigos, além de todo o fluxo de caixa, com emissão de boletos e de notas fiscais.

Virtual Age

Virtual Age é especializado na cadeia de moda, atendendo empresas que atuam em todas as fases, desde a produção de fios até a produção da peça final. A gestão fornecida é feita por meio de acompanhamento da produção, venda, contabilidade, compras e folha de pagamento.

Atendendo a pequenas, médias e grandes empresas, propõe soluções em armazenamento e organização de dados, controle de custos e consumo, planejamento de compras e eficiência na administração dos recursos integrados.

O desenvolvimento de diversos tipos de software para indústria têxtil não só torna os processos mais ágeis e eficientes, como também acompanham as mudanças que ocorrem no mercado.

Diversas características mostram que a evolução dos sistemas de informática e da própria indústria caminham lado a lado. Por exemplo, a possibilidade de obter informação em tempo real, a mobilidade, novas metodologias de produção e controles eletrônicos de consumo de matéria-prima.

Novidades a respeito de software para indústria têxtil e outras inovações fazem parte das feiras especializadas do setor, onde clientes e fornecedores se encontram para conhecer o que há de mais moderno e eficiente dentro de cada segmento. A FCEM possui 25 anos de experiência na organização desses eventos. Reunindo as maiores autoridades do ramo da indústria e serviços, concentra em um só lugar as informações mais relevantes para o crescimento dos negócios e conquista de resultados de alta performance.

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, além de obter mais informações que possam contribuir para o desempenho da sua empresa. Vamos lá!

http://fcem.com.br/noticias/software-para-industria-textil-tipos-e-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 705

Responder esta

Respostas a este tópico

   A FCEM possui 25 anos de experiência na organização desses eventos. Reunindo as maiores autoridades do ramo da indústria e serviços, concentra em um só lugar as informações mais relevantes para o crescimento dos negócios e conquista de resultados de alta performance.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço