Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O Linho, sua fascinante história e significado – Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O linho, quem diria, está de volta! Saiba mais sobre a fascinante história do tecido vegetal mais antigo da humanidade.

A fibra que foi descoberta há mais de 36.000 aC, conforme registros históricos recentemente descobertos. O tecido teve seu uso constatado até em construções de moradias pré-históricas e agora volta às tendências simbolizando um retorno ao natural e à espiritualidade.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda. O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Criações em linho Zimmermann Resort 2018 – Linho: história e significado. Acompanhe super dicas de estilo e muitas novidades seguindo o Fashion Bubbles no Instagram: @fashionbubblesoficial.

O que é o linho?

O linho é o tecido vegetal mais antigo da história do homem. É feito a partir das hastes da planta de linho e era um têxtil amplamente utilizado e muito importante antes do algodão e outras fibras.

Era importante para a antiga sociedade egípcia, reverenciada pelas tribos de Israel, produzida na Irlanda do século XII, e hoje tem muitos mercados bem estabelecidos em toda o mundo.

A fibra se integrou na sociedade como um tecido de luxo, bem como uma ferramenta utilitária, usada para pano de vela, redes de pesca e cordas. 

A história duradoura do linho acompanha a durabilidade das próprias fibras, já que é a única fibra que é mais forte molhada do que seca.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Linho: Um conceito sustentável

Para produzir o tecido de linho, apenas as melhores fibras são usadas, mas outras partes não são desperdiçadas, e é por isso que o tecido de linho é ecológico e a planta de linho é muito apreciada.

As partes remanescentes – sementes de linhaça, óleo, palha e fibras de baixa qualidade são usadas na produção de uma ampla gama de produtos: de lino, sabão, óleo saudável a papel e até mesmo ração para gado.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

A História do Linho:

De cavernas pré-históricas à moda contemporânea

A descoberta mais antiga de linho foi feita em 2009, quando os arqueólogos desenterraram o tecido em uma caverna pré-histórica na Geórgia. Este linho é o primeiro tecido conhecido produzido pelo homem, datando de 36.000 aC.
Não se tem a data exata de quando a fibra do linho começou a ser tecido pelo homem, mas há registros que comprovam o seu cultivo desde 2.500 a.C., pelos egípcios – as múmias egípcias eram enroladas em tecido de puro linho e tinha o significado de luz e pureza – a tumba do faraó Ramessés II; morto em 1.213 a.C; foi descoberta em 1.881 d. C, e o linho que envolvia a múmia estava em perfeito estado de conservação – após 3.000 anos. Além da sua existência, isso comprova a resistência da fibra em relação a ação do tempo.

Os antigos egípcios dotavam o tecido de significado simbólico como uma representação da pureza e o chamavam de “luar tecido”. Eles consideravam o linho como um símbolo de “pureza” e “luz”. Além de seu uso para mumificação, o linho também era usado uma forma de moeda. A imagem mostra a colheita de linho na Tumba de Sennedjem do antigo Egito.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.Ilustração egípcia mostrando a colheita de linho na Tumba de Sennedjem do antigo Egito – Linho: história e significado. Imagem via Deck Towel


O linho era significativo para os antigos israelitas e também é mencionado no Novo Testamento. O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho. Quando o sumo sacerdote Arão entrou no Tabernáculo, vestiu um casaco de linho e cinto.

O Novo Testamento afirma que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco, e no Livro das Revelações, os escolhidos para a vida eterna e a felicidade serão adornados com linho fino.
O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
O Tabernáculo, o local de culto mais sagrado para os israelitas, era adornado com cortinas feitas de linho – Linho: história e significado

Também acredita-se que Jesus Cristo foi sepultado em uma peça de linho, até hoje conservada – o Sudário de Turim, ou o Santo Sudário – o tecido apresenta a imagem de um homem de 1,83m de alturaque parece ter sido crucificado, com feridas consistentes com as que Jesus sofreu antes de sua crucificação no relato bíblico.

As primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) traz que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com “um pano de linho limpo” e João (19:38-40) também descreve o evento, relatando que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linho foi muito utilizado pelos egípcios e também possivelmente foi usado no sepultamento de Jesus – Linho: história e significado
Hulda, a Deusa da Tecelagem
O pano de linho feito de planta de linho era uma coisa cara para comprar. Tecido de linho foi considerado o símbolo da luz, pureza, beleza e abundância de riqueza. Na mitologia teutônica européia, a planta de linho era associada a Hulda, a Deusa da Tecelagem, que é considerada a primeira a ensinar aos humanos como cultivar, girar e tecer a planta de linho em tecido de linho.
 
Nos tempos medievais, o tecido e as fibras feitas de linho eram usados ​​para uma grande variedade de propósitos: roupas, sacos, lençóis, velas, redes de pesca, corda forte, cordas para laços, bolsas e bolsas eram feitos, entre outras coisas.
Também se acreditava amplamente que as flores de linho tinham poderes de proteção e poderiam se proteger contra feitiçaria, magia negra e feitiçaria. .
O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Tecido de linho medieval

Durante o século XIX, foi utilizado para a confecção de roupas íntimas e só a partir do século XX, tornou-se popular para blusas, paletós, saias, calças e outras peças do vestuário.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Durante o século XIX, o linho foi utilizado para a confecção de roupas íntimas – Linho: história e significado

No Brasil, na década de 80, o puro linho Braspérola ganhou novas tramas, cores e estampas. Alice Tapajós e Andréa Saletto explodiram nas passarelas e fizeram um enorme sucesso na moda brasileira, agradando principalmente as executivas. O estilista Georges Henri também foi eleito e citado nas colunas sociais da época.

Hoje, as fibras de linho são produzidas principalmente na Europa Ocidental. O linho é produzido na Polônia, Áustria, França, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letônia, Holanda, Itália, Espanha, Suíça, Grã-Bretanha e Kochi na Índia. O principal centro de produção de linho é a Irlanda.
Os fenícios trouxeram linho para a Irlanda antes da Era Comum, mas um sistema estabelecido para a produção de linho não foi totalmente desenvolvido até o século XII. Em 1711, o governo estabeleceu o Conselho de Administração dos Fabricantes de Linho da Irlanda e como centro de multa. produção de linho de luxo, Belfast ganhou o nome de “Linenopolis”.

Principais Benefícios do Linho

 

  •  Pode ganhar até 25% do seu peso em água;
  • Menos propensos a se agarrar à pele por ser um tecido mais grosso;
  • À medida que resseca, torna-se frio e ondulado, de modo que a pele é continuamente tocada por uma superfície fria, perfeita para climas quentes, úmidos e secos.
  • Não estica e é resistente à abrasão;
  • Muito durável e forte, um dos poucos tecidos que é mais forte molhado do que seco;
  • Resistente a traças e besouros de tapete;
  • Fácil de cuidar porque resiste a sujeira e manchas;
  • Pode resistir a altas temperaturas com retração inicial apenas moderada

A Simbologia do Linho

Segundo o livro O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz “o linho é uma fibra vegetal pura e por isso era usado como tecido para as vestes dos sacerdotes e dos mágicos na antiguidade. Era também usado nas cortes germânicas por exemplo na Noruega e nos países gaélicos, como substância apotropaica.

Dizia-se  que os espíritos, especialmente os da água, lavavam e alvejavam o linho. Em alguns contos, anões e fadas da floresta usam roupas de linho, e por isso esse material é presente precioso para eles; ou retalhos de linho que se transformam em peças de ouro. Quando é presente de um espírito da água feminino, o linho não acaba com o uso; sempre sobra um metro, porque um pequeno espírito em forma de rã toma conta dele.

“Muito frequentemente, o linho é símbolo de uma nuvem de luz que também revela uma qualidade espiritual. O linho tem poder de cura, por exemplo na Irlanda, onde remédios específicos devem ser envolvidos em linho puro antes de ser usados. Peças de linho também servem, elas mesmas, como remédio ou como meio de transferir a doença. A pessoa passa linho sobre as verrugas ou sobre alguma área doente do corpo e em seguida põe esse linho em  num esquife.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras” – Linho: história e significado

Em Brandemburgo, as pessoas têm o costume de envolver a criança recém-nascida em linho puro, e em nenhum outro tecido, para que ela não assedie o sexo oposto quando crescer! Entre os tchecos, a criança é envolvida em linho e colocada debaixo da mesa para que seja inteligente.

No norte da Alemanha videntes pedem uma peça de linho branco geralmente recebida de herança ou que serviu de lençol para uma pessoa morta para prever o futuro na noite de Ano Novo. Sonhos com coisas brancas, e por isso também com linho, significam morte. Na tradição romena, sonhar com linho estendido ou enrolado significa fazer uma viagem importante.

Assim, podemos dizer que o linho branco é um tecido que pertence ao reino dos espíritos, que está relacionado com o mundo espiritual. Sua transparência e delicadeza também sugerem o reino espiritual. Além disso, um certo destaque é dado a espíritos femininos que se relacionam com o linho, e por isso também podemos considerá-lo um requisito um requisito da deusa-mãe. Basta que se pense na fiação, por exemplo as três Moiras ou Parcas que tecem destinos.” (O Gato – Um conto da redenção feminina de Marie-Louise von Franz)

Reforçando a ligação do linho com a espiritualidade temos também a presença do tecido nos trajes de Jesus: Antigo Testamento – “a túnica de Cristo era de linho sem costuras”. E possivelmente Jesus também foi sepultado coberto por um tecido de linho – o Santo Sudário.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
 O Novo Testamento afirma que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco

O linho na moda novamente

O estilista Zimmermann  fez belíssimas criações em linho em sua coleção Resort 2018!

 O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Blogueiras e fashionistas
Para o Verão 2019 o Linho retorna com tudo e vem sendo adotado por blogueiras e fashionistas. Confira como o tecido vegetal mais antigo do mundo está voltando às ruas.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Entre os vestidos feitos em linho, o modelo todo abotoado na frente, que tem um charminho vintage, foi um dos mais desejados do verão internacional – Vestidos Verão 2019

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Os vestidos de linho trabalhados com estampa listras estão super na moda – Vestidos Verão 2019

  • Acompanhe super dicas de estilo e muitas novidades seguindo o Fashion Bubbles no Instagram:@fashionbubblesoficial.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Criações em linho do estilista Roberts Wood. A fibra volta com força no masculino, feminino e também em decoração

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.Gostou? Siga a gente no Instagram: @fashionbubblesoficial

Linum Usitatissimum

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linum Usitatissimum (nome científico) é uma planta herbácea que chega a atingir um metro de altura. É composto basicamente de uma substância fibrosa da qual são extraídas as fibras longas para a fabricação de tecidos e da superfície lenhosa.

A segunda palavra do seu nome científico – Usitatissimum-  em latim aparentemente significa “mais útil” e isso nos permite adivinhar quão importante esta planta deve ter sido para os povos antigos.

Descobertas recentes de fibras de linho tingidas e com nó em uma caverna pré-histórica na República da Geórgia mostram que a planta já era usada por seres humanos de épocas incrivelmente precoces – 30.000 a.C, como muitas outras culturas importantes e plantas domésticas, floresceram originalmente no Oriente Médio, onde é amplamente cultivado.

Muito mais forte e resistente que a fibra de algodão, o linho tem alto poder absorção e tingimento, porém baixo poder de resiliência – amassa com facilidade.

A Europa é o principal produtor de linho, sendo a Bélgica o país que produz o de melhor qualidade.
(Saiba mais na Wikipédia).

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda. O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O cultivo, assim como o processo de produção da fibra é muito caro, o que faz com que o tecido tenha um custo elevado. Para solucionar esse problema as indústrias têxteis produzem a fibra de linho misturada a outras fibras tais como: o algodão e a viscose; sem perder as suas características; além disso o linho recebe um banho de resina, dando a ele um aspecto de encerado que faz com que o tecido amasse menos.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Linho e os poderes da sua semente

Da semente de linho se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9, ácidos graxos essenciais para o funcionamento perfeito do organismo.

O Óleo da linhaça é também usado para uso no selamento de madeiras, tal como é o verniz. A indústria cosmética e farmácias de manipulação também utilizam o óleo da linhaça para fins diversos, já que seus nutrientes podem ter ótimos e duradouros efeitos na sua beleza!

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.Linho – A planta da semente de linhaça

Variedades de fibra de linho afetam a sensação de linho

Existem duas variedades de fibras de linho: fibras de reboque mais curtas usadas para tecidos mais grossos e fibras de linha usadas para tecidos mais finos.
As fibras de linho podem ser identificadas pelos seus “nós” típicos, que contribuem para a flexibilidade e textura do tecido. A seção transversal da fibra é constituída por formas poligonais irregulares que contribuem para a textura grosseira do tecido. Podendo variar de dura e áspera a suave e suave.
Plantam-se três tipos de linho:
  • Linho de fibras (linho para debulhar), para a obtenção de fibras têxteis;
  • Da semente, para a obtenção de óleo de linhaça;
  • Linho de cruzamento, conseguido pelo cruzamento do linho de fibras com óleo foi desenvolvido para dar um rendimento suficiente de fibras e óleo. A fibra, contudo, ainda não satisfaz as esperanças nela depositadas pela indústria.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.Lavoura de linho em Guarani das Missões no Rio Grande do Sul.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.Linho: a planta da linhaça

Tendências e Inspirações: veja como o linho vem sendo trabalhado em outras estações

Já em 2014, a expert em tendências, Li Edelkoort, apresentou o linho entre as principais tendências para o Verão 2015 e 2016 na edição do Marie Claire Inspiração Verão 2015.

Para a estação Li Edelkoort também destaca trabalhos em plissados, pregas e camadas. Assim como aspectos estruturados e influencia em 3D.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
O linho pode ser usado de forma mais estruturada, evocando o 3D e também pode ser trabalho com recortes e camadas

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
A volta do linho como tendência possivelmente evoque uma maior necessidade de pureza e retorno a valores mais espirituais e menos materialistas

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
O linho pode ser trabalhado com prega e plissados

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Pureza e espiritualidade estão presentes na simbologia do linho

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda. O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Roupas trabalhadas em linho em 2013 via site Elle – CO

Na Europa a febre do linho vem forte a anos, quem faz a moda terá que arriscar e quem quer estar na moda vale a pena esperar pra ver e usar!

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Vestido trabalhado em linho do estilista Paul Costelloe

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda. O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Modelos em linho usados em 2008, quando a fibra também esteve na moda

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.
Os vestidos em linho também estiveram na moda

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Calças e bermudas em linho, modelos de 2008

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Linho – Flores da tradição

O único cultivo da planta no país resiste em Guarani das Missões, no noroeste gaúcho, mantido por descendentes de imigrantes poloneses e alemães. Leia matéria completa no Globo Rural.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

Tecidos de linho puro, misto para decoração e roupas

Com 56 anos de tradição no mercado têxtil, o Linifício LESLIE iniciou suas atividades direcionadas à fabricação de linho para vestuário masculino.

Com fio importado da França, o tecido era fabricado no Brasil. Algum tempo depois, através de investimentos em modernização de maquinário, a empresa incorporou mais uma etapa da fabricação do linho em suas próprias instalações, a fiação, abrangendo assim, toda a produção do tecido. No final dos anos 50, a Leslie optou pela não dependência de fornecedores de fibra,sua principal matéria prima, extraída da planta Linum Usitatissimum de origem estrangeira.

Iniciou o cultivo de linho em terras próprias, localizadas em Santa Catarina. Dessa forma, manteve o suprimento exclusivo de fibra nacional até meados dos anos 90, quando as importações ficaram mais fáceis. (Leia matéria completa no site Texbrasil).

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda.

O Linho, sua fascinante história e significado Um dos tecidos mais antigos da humanidade volta à moda. 

  • PS: Matéria publicada em 2014 e atualizada anualmente.

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/linho-antigos-tecido...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 9675

Responder esta

Respostas a este tópico

  

O único cultivo da planta no país resiste em Guarani das Missões, no noroeste gaúcho, mantido por descendentes de imigrantes poloneses e alemães. Leia matéria completa no Globo Rural.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço