Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Quer entender melhor como funciona a pesquisa de tendências? Mergulhe com a gente e descubra todas as vantagens de utilizá-la em sua marca, garantindo que você sempre esteja à frente do que seu cliente precisa e deseja.

Afinal, o que é uma tendência?

Ela é um processo social de transformação do gosto e do estilo das pessoas em diversas áreas, entre elas a forma de se vestir. Algumas dessas mudanças são de curta duração e são chamadas de modismos, por serem passageiras, como as que surgem a partir de um personagem da novela. As mais longas, que irão perdurar por mais tempo, são classificadas como tendências.

E como elas surgem?

A partir de inovações ou mudanças econômicas, sociais ou tecnológicas, os padrões de consumo são alterados e incorporados aos poucos no comportamento das pessoas. Ela é um processo discreto, uma previsão que será confirmada ao sair das passarelas e se transformar em moda. Nem tudo se mostra acertado, é claro, mas possuir estas informações é importante para o processo criativo.

Como identificá-las?

Para prever o que vai funcionar e ser considerado popular ou sucesso é preciso observar. Portanto, é preciso analisar os vetores: eles são todas as expressões culturais como música, arte, tecnologia, cinema, design e arquitetura. Ficar atento ao streetstyle e ao que as grandes grifes apresentaram nos últimos desfiles também faz parte desse processo. A partir daí, buscam-se padrões, como a repetição de uma cor, de um novo corte de vestido ou de um acessório replicado várias vezes e por diversos agentes.

Macro e micro tendências

A observação irá permitir uma coletânea de informações que poderão ser classificadas como macro ou micro tendências. A primeira abrange as mudanças em larga escala que afetam diferentes segmentos da sociedade e perduram por mais tempo, como o uso de frases com atitude em camisetas, que está em alta há algum tempo e promete continuar por mais estações. Já as micro são breves e pontuais, como a volta das cores neon nesse verão.

Marcas grandes costumam investir bastante recursos na pesquisa de tendências, realizando até mesmo viagens internacionais na busca por referências. Para quem não dispõe de um orçamento tão vultoso, é possível usar a internet para pesquisar em sites e revistas especializadas, além de estudar o que é publicado nas redes sociais. A consulta em portais como o WGSN, líder mundial em tendências, e a Pantone, autoridade em cores, é essencial.

Embora indispensável, a pesquisa de tendências pode não ser 100% correta. Quanto mais longe procura-se enxergar, mais riscos de incertezas, já que acontecimentos inesperados podem alterar o mercado.

Lembre-se: a moda nasce, matura, satura e desaparece. Por isso, também é importante identificar em que estágio uma tendência se encontra. Há consumidores que preferem inovações, e outros que dispensam qualquer peça muito popular. Saber como se comporta seu público-alvo também faz parte desse processo.

http://alllingerie.net/saiba-como-e-feita-a-pesquisa-de-tendencias/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 550

Responder esta

Respostas a este tópico

  Lembre-se: a moda nasce, matura, satura e desaparece. Por isso, também é importante identificar em que estágio uma tendência se encontra.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço