Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As roupas inteligentes vão deixar o seu dia a dia muito mais fácil

As roupas da Ministry of Supply são capazes de regular a temperatura do corpo de acordo com o ambiente.

Jaqueta da Ministry of Supply. Por fora, parece "normal". Por dentro, um sistema de IA e machine learning aquece o usuário dependendo do ambiente onde ele está (Foto: Divulgação Kickstarter)

Quem chega ao número 299 da Newburry Street, em Boston, vai em busca de um tipo de roupa diferente. Nesse endereço fica a principal (e primeira) loja da Ministry of Supply, uma startup que nasceu dentro dos laboratórios do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e usa materiais altamente tecnológicos na confecção de suas roupas. Ao aplicar materiais antes usados apenas pela Nasa nos trajes dos astronautas, as camisas da Ministry of Supply são capazes de regular a temperatu.... Num dia quente, os polímeros deixam escapar o calor, refrescando o corpo; nos dias frios, retêm o calor, aquecendo o usuário.

A startup nasceu a partir de testes feitos em laboratório por estudantes de engenharia do MIT. O objetivo da experiência era avaliar a viabilidade de se adicionar alta tecnologia à confecção de tecidos. Dois dos três fundadores eram atletas e queriam levar novos conceitos e materiais para roupas do dia a dia, da mesma forma que a indústria já fazia com os trajes para atletas de alto desempenho. Os resultados não poderiam ser melhores e a criação de uma marca foi o passo seguinte. A inspiração para o nome veio dos filmes do espião 007, nos quais o Ministério do Abastecimento (ou Ministry of Supply, em inglês) era citado em referência a armas que usavam muita tecnologia.

O uso de novos materiais na indústria da moda não é algo propriamente novo. O que chama a atenção é o aumento na velocidade de inovação no setor nos últimos tempos. Por décadas, viu-se pouca evolução nessas empresas. As mudanças sempre estiveram mais relacionadas a design e estilo e menos a tecnologia. Mas a era digital não perdoa quem fica alheio à transformação. Na China já se veem em mercados populares roupas com placas eletrônicas que aquecem casacos e luvas. As chamadas roupas inteligentes agregarão mais funções do que simplesmente controlar a temperatura.

Um dos fundadores da Ministry of Supply correu uma maratona vestido com um terno da marca, para mostrar que ele era tão confortável quanto uma roupa de corrida. E o que parece caracterizar essa nova era é a conciliação da estética com a tecnologia. A própria Ministry of Supply contratou recentemente um estilista que tem em seu currículo marcas mundialmente famosas, justamente por admitir que não há como abrir mão desse apuro visual. Afinal de contas, o público que vai priorizar a funcionalidade em detrimento do estilo ainda não é tão grande assim. Talvez um dia seja, já que o comportamento do consumidor passa por transformações muito grandes. E se há algo especialmente difícil de prever é o impacto de uma inovação (ou uma série delas) no comportamento das pessoas. A inovação, em si, é relativamente menos difícil de antecipar. Mas a reação do ser humano à sua disseminação no mercado ainda nos engana com relativa frequência.

*Guilherme Horn é digital Innovation Partner da Accenture

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/03/roupas-i...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 456

Responder esta

Respostas a este tópico

  O uso de novos materiais na indústria da moda não é algo propriamente novo. O que chama a atenção é o aumento na velocidade de inovação no setor nos últimos tempos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço